Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Finanças para casais: como administrar?

Escrito por: Rafael Massadar em 10 de outubro de 2018

Entender como as finanças para casais podem salvar relacionamentos é essencial nos dias de hoje. Isso porque a conjuntura social brasileira se modificou muito nos últimos anos.

Por exemplo, o número de famílias chefiadas por mulheres mais que dobrou em uma década e meia. O contingente de lares em que elas tomam as principais decisões saltou de 14,1 milhões, em 2001, para 28,9 milhões, em 2015. Esses números representam um avanço de 105%.

Os dados são do estudo elaborado pelos demógrafos Suzana Cavenaghi e José Eustáquio Diniz Alves, coordenado pela Escola Nacional de Seguros. Eles são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

Em contrapartida, as mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas no mercado de trabalho brasileiro. A constatação também é do IBGE.

Na ocasião, a pesquisa apontou  um dado alarmante sobre a relação do rendimento habitual médio mensal de todos os trabalhos e razão de rendimentos, por sexo, entre 2012 e 2016. Ficou constatado que as mulheres ganham, em média, 75% do que os homens ganham.

Isso significa que as mulheres têm rendimento habitual médio mensal de todos os trabalhos no valor de R$ 1.764. Enquanto os homens, R$ 2.306.

Finanças para casais

Finanças para casais devem ser transparentes

Conforme dados oficiais, o mercado de trabalho brasileiro contribui para muitos disparates. Portanto, as conversas sobre as finanças para casais devem ser bem honestas em relação à situação monetária.

As preocupações com o futuro e aquilo que o casal deseja alcançar devem ficar bem definidos. Isso porque os casais têm de ter um projeto de vida juntos e os dois devem estar em sintonia para poder alcançar cada meta.

Portanto, não tenha medo de dividir as responsabilidades. A melhor opção é compreender o outro.

Se você paga as contas em dia e o seu cônjuge tem dificuldade de fazer isso, pense em trocar essa tarefa. O objetivo principal nesse caso é evitar os atrasos e pagamentos de juros, o que é benéfico para as finanças do casal.

5 dicas para administrar o dinheiro do casal

1 – Encontre o equilíbrio

É praticamente impossível encontrar duas pessoas que pensem exatamente iguais. Por isso, o casal vai precisar achar um equilíbrio entre a forma como cada um lida com dinheiro. Se um gasta muito, o outro vai precisar ser mais linha dura.

É necessário conseguir viver dentro de um padrão de vida possível de ser proporcionado pela renda do casal. Para isso, é preciso se conhecer, estar disposto a abrir mão de algumas coisas, ter muita parceria e definir objetivos comuns.

2 – Faça um planejamento

Finanças para casaisEm meio a tantas tarefas do dia a dia, é muito fácil se perder no controle das finanças para casais. Para isso, é importante que as entradas e saídas de dinheiro sejam sempre anotadas.

Seja em uma planilha, aplicativo ou mesmo em um caderno. No caso das despesas, separe as que são regulares.

Verifique também qual valor da receita está comprometido com as despesas regulares. Isso significa que esse dinheiro nunca é seu, mas, sim, da casa.

3 – Economize

O primeiro passo é avaliar os gastos com cartão de crédito e débito. Eles são os maiores vilões das finanças para casais.

Evite também pagamentos a prazo. Eles saem muito mais caro do que compras à vista, por conta de juros, taxas e outros valores adicionais. Por mais que pareça ser um bom negócio parcelar quando se está sem dinheiro, no longo prazo os valores pagos poderão alcançar até mesmo o dobro do preço inicial.

Por fim, defina o que é essencial e o que é supérfluo. Separe aquilo que fará falta em casa daquilo que poderá ser cortado. Isso ajuda a direcionar melhor as receitas e permite visualizar bem quais são as despesas indispensáveis, de modo que não falte o necessário.

4 – Formalize a relação com gastos e objetivos

O casal não deve se esquecer do futuro. Se o casal está junto, então é porque pretende ficar juntos por mais tempo. Nesse caso, é importante começar a planejar o futuro agora.

É bem provável que um dia o casal irá querer comprar um imóvel junto, talvez aumentar a família e também chegar até a aposentaria. A forma mais fácil de conseguir tudo isso é juntando um pouquinho todos os meses e investindo. E no final a recompensa é ver como todo o esforço valeu a pena!

5 – Separe o orçamento para lazer

A última dica de finanças para casais é sobre gastos com lazer. Essa meta deve ser estipulada com uma frequência semanal ou mensal, dependendo dos hábitos e de como ficar melhor para cada casal.

Isso é muito importante tanto para casados quanto para namorados. Muitas vezes um casal entra em conflito porque cai na rotina. Portanto, separe um montante para o lazer desde os mais baratos, como praia e caminhada, até os mais caros, como restaurantes e cinemas.

Conclusão

Manter as finanças organizadas e elaborar um bom planejamento financeiro são fundamentais nas finanças para casais. Embora seja extremamente necessário, não é uma das atividades mais prazerosas da vida.

Tampouco está na lista de prioridades da maioria dos casais brasileiros. Afinal, ninguém gosta de trocar uma satisfação imediata por uma promessa de equilíbrio financeiro futuro.

No entanto, muito mais que uma vontade de equilibrar o orçamento, é preciso comprometimento, organização e disciplina. Planejamento não é apenas uma ação de economizar, mas de cortar gastos desnecessários. Além de ajudar a poupar e acumular dinheiro para realizar sonhos, metas e objetivos.

Consequentemente, concentre-se no tema finanças com o seu parceiro ou parceira sempre olhando para o futuro. Evite trazer mágoas, rancores ou queixas. Isso é péssimo para qualquer relacionamento.

Com prática e paciência vocês podem conseguir ajustar a vida financeira do casal. Basta planejamento e economia!

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

arrumar emprego pelo LinkedIn
Como fazer uma planilha de gastos com cartão de crédito
nova-carteira-de-motorista -inteligente”
composição-do-salário
falar de dinheiro em casa