Saber se uma empresa é lucrativa ou não nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso analisar diversos fatores e um deles é o Lucro por Ação (LPA), que é muito conhecido pelos investidores.
Anúncios
Para quem não conhece o Lucro por Ação (LPA) é considerado uma das principais métricas da análise fundamentalista. Isso porque ela pode ser utilizada por qualquer investidor que deseja comprar ou vender uma ação.
Isso significa que toda vez que o investidor quiser comprar uma ação ele precisa analisar o LPA? Bom, se você quiser ter mais chances de lucratividade no seu investimento sim, mas caso o contrário, não é preciso.
Anúncios
O que é Lucro por Ação?
Se você nunca escutou falar em Lucro por Ação e está perdido no assunto, calma que nós iremos te explicar o que o termo significa.
Para começar, o LPA nada mais é do que a parcela do lucro líquido de uma determinada empresa dividido pela quantidade de ações negociadas na Bolsa de Valores.
Vale ressaltar que esse índice não é importante somente para os investidores, mas também para os gestores das empresas.
Anúncios
Como calcular LPA?
A fórmula para calcular o Lucro por Ação é simples, como já até falamos acima:
LPA= lucro líquido / quantidade de ações em circulação
Ao fazer o cálculo você consegue saber a rentabilidade da empresa com a liquidez das ações. Com isso, é possível analisar o motivo dos lucros estarem altos ou se há poucas ações no mercado, fazendo com que a lucratividade aumente.
Conheça os três tipos de Lucro por Ação
Outra curiosidade que poucas pessoas sabem do Lucro por Ação, é que existem três tipos diferentes, sendo eles:
-> LPA corrente: números do ano passado e o único LPA real;
-> LPA atual: números deste ano com projeções futuras;
-> LPA futuro: números futuros e obviamente projeções.
É importante frisar que em grande parte das vezes as análises são realizadas por meio do LPA corrente. Sendo assim, é levado em consideração os últimos resultados apresentados pela empresa em questão.
Como analisar o Lucro por Ação?
Bom, você conseguiu fazer o cálculo. E agora? Como saber se seus resultados estão no caminho certo?
Esse é um indicador importante e, por isso, precisa ser analisado e comparado para que você saiba interpretar melhor os resultados.
Mas, uma dica importante é: não leve em consideração apenas um indicador para escolher um ativo ou definir metas. É necessário comparar mediante o contexto, juntamente com outros múltiplos e indicadores.
E como analisar o LPA?
Para você conseguir ter mais precisão no resultado do seu LPA, compare e verifique os seguintes pontos:
- Análise histórica;
- Comparação setorial;
- Comparação entre concorrentes;
- Resultados recorrentes e não recorrentes; e
- Ofertas e cancelamento de ações.
Além de comparar com indicadores, também é importante colocar o LPA frente a frente com múltiplos para que se consiga chegar a um preço justo de uma ação.
Continue a sua leitura aqui no FinanceOne e veja quais são os tipos de ações disponíveis na Bolsa de Valores.
Leia também no FinanceOne: