Início Notícias Finanças Pessoais Golpes na Black Friday 2020: saiba como se proteger

Golpes na Black Friday 2020: saiba como se proteger

0
(0)

A tradição americana da Black Friday ganhou espaço de vez no calendário brasileiro, o evento acontece toda última sexta-feira do mês de novembro. Mas é importante estar atento aos golpes que podem acontecer durante a Black Friday 2020.

É comum todo ano os consumidores reclamarem, por exemplo, de ofertas com valores falsos ou até mais altos do que estavam semanas antes do evento. Por isso, é bom ficar de olho semanas antes para evitar pagar a mais por um produto que não está de fato na promoção.

Além disso, existem outros golpes que podem acontecer durante a Black Friday 2020. Mas será que é possível evitá-los? A resposta é sim, mas para isso você precisará pesquisar e avaliar as ofertas.

5 dicas de como se proteger na Black Friday 2020

1) Cuidado com as fake news

Existe muita notícia falsa na internet, as chamadas de fake news, e elas se disseminam de forma rápida, o que é muito preocupante. Por isso, quando você entrar em um site para realizar uma compra, o cuidado deve ser redobrado.

Isso porque para adquirir um produto é necessário que você forneça seus dados pessoais. Além disso, é preciso ler a política de privacidade da loja.

Para saber mais sobre os seus direitos como consumidor, você pode acessar o site do Procon do seu estado e veja quais sites de lojas são considerados seguros de acordo com o órgão.

2) Fique atento ao phishing

Você pode achar que não sabe o que é o phishing, mas provavelmente já deve ter escutado com outro nome. Ele é um golpe onde os criminosos roubam os seus dados sem precisar invadir o seu smartphone ou notebook.

Como isso acontece? Você mesmo acaba fornecendo, sem querer, as informações sem saber que está sendo enganado. O golpe pode acontecer em diversos momentos, um dele é ao clicar em links de promoções que acha que são reais e preenche os dados, como CPF e o número do cartão de crédito.

Além disso, você também corre risco ao utilizar uma rede pública de Wi-Fi, por isso evite usar redes abertas. A dica é fornecer dados apenas em sites que tenha certeza que são confiáveis e evite clicar em links que são duvidosos.

3) Tenha um cartão virtual

Ter um cartão virtual pode ajudar, e muito, a quem quer aproveitar os dias de Black Friday com segurança. E você não precisa de muito esforço para contratar o seu, caso ainda não tenha. Eles são gratuitos e o processo para solicitar é bem fácil.

Black Friday chegando: como não cair em ciladas
É importante estar atento na Black Friday 2020 para não cair em golpes

Essa dica é porque os cartões virtuais são uma forma de fazer compras mantendo a segurança dos dados. Isso porque eles foram feitos exatamente para impedir a atuação de crimes no ambiente da Internet. Eles são criptografados e possuem chave de segurança é exclusiva.

4) Planeje as compras

Essa é uma das dicas que pode parecer simples e sem importância, mas é uma das que podem fazer grande diferença. É preciso, também, planejamento para essas semanas e mês de Black Friday.

Muitas pessoas caem em golpes pois deixam para comprar em cima da hora, sem pesquisar, com pressa e pegando a primeira oferta que vê pela frente. Aproveite que a você já sabe a data e comece a se organizar. Pesquise as ofertas.

Isso mesmo, pesquise. Embora tenha um dia em específico, as lojas já começam a divulgar bem antes suas promoções. Algumas, inclusive, costumam deixar campanhas no mês todo e facilita a sua vida, né? Por isso, nada de comprar no impulso para não ser pego de surpresa.

5) Compare sempre. Desconfie!

Embora seja época de preços baixos e descontos, sempre desconfie. Não caia em qualquer promoção sem antes se certificar que ela é oficial e confiável. Verifique o destinatário e o link antes de ser atraído apenas pelo preço.

E se o preço estiver muito abaixo, compare em outros lugares. Uma opção, também, é entrar em contato com a loja. As redes sociais costumam ajudar a passar informações e tirar dúvidas nessas épocas. Mas, nada de comprar de cara só porque o preço está bom, hein. Desconfie sempre.

Gostou dessas dicas? Elas te ajudaram? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também não caíam nos possíveis golpes?

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...