Você sabe o que é o gráfico candlestick e como interpretar?

0
306
Homem digitando em um notebook com um gráfico candlestick
0
(0)

O gráfico candlestick, “gráfico de velas” em português, é um dos tipos mais populares de gráficos utilizados pelos traders. Ele é usado para mapear a variação de preços de um ativo, permitindo identificar tendências, padrões e indicar oportunidades de compra ou venda.

Anúncios

O nome faz referência ao design do gráfico. Porque diferentemente do gráfico de linhas, aqui os padrões são formados por retângulos e linhas, que parecem velas. 

Ao interpretar esses gráficos, os traders podem identificar, por exemplo, sinais de reversão ou continuação de tendências, e outros padrões. Essa técnica pode ser usada no mercado de ações, mercado de câmbio (Forex), mercado de criptomoedas e outros.

Anúncios

Como surgiu o gráfico de candlestick?

O gráfico de candlestick surgiu no Japão feudal do século XVIII. O mercado de arroz era bastante ativo e os comerciantes desenvolveram um sistema para rastrear os preços e as tendências do mercado.

O método envolvia  o registro diário de preços, que era usado para avaliar a oferta e a demanda da commodity. Os comerciantes registravam os preços de abertura, fechamento, máxima e mínima do dia.

Com o tempo, padrões nos preços começaram a ser observados. Então os comerciantes passaram a representá-los graficamente usando desenhos feitos à mão.

Anúncios

Em meados do século XIX, o comerciante Munehisa Homma desenvolveu o método de representação gráfica hoje conhecido como candlestick. Por isso, ele até hoje é considerado o pai deste tipo de análise técnica

Como interpretar o gráfico de candlestick?

A interpretação de um gráfico de candlestick requer um certo nível de conhecimento do mercado e, logicamente, de interpretação de gráficos. 

Os retângulos (ou cilindros) verticais representam o intervalo entre o preço de abertura e o preço de fechamento de um ativo em um determinado período. 

Já as duas linhas horizontais, chamadas de sombras, representam os preços mais altos e mais baixos negociados durante esse mesmo período.

Ilustração em 3D de um gráfico candlestick com duas "velas": uma azul e uma vermelha
Veja exemplo de como um candlestick pode ser representado

A partir desta representação, diversos tipos de padrões podem ser identificados. Traders podem usar a técnica para identificar:

  • Se o ativo está em uma tendência de alta ou baixa, procurando padrões crescentes (tendência de alta) ou decrescentes (tendência de baixa); 
  • Padrões de reversão, que indicam uma possível mudança na tendência do preço do ativo. Por exemplo, o padrão chamado de  “martelo invertido” pode indicar uma reversão de tendência de baixa para alta;
  • Padrões de continuação, que indicam que a tendência atual do preço do ativo provavelmente continuará; 
  • Indecisão do mercado, que pode ser representada por alguns padrões gráficos, como o chamado “doji”; 
  • Pontos de suporte e resistência no preço do ativo etc.

Esses são apenas alguns dos fatores que os traders podem considerar ao interpretar um gráfico de candlestick. Mas a interpretação é apenas uma parte da análise técnica.

Os traders devem sempre considerar outros fatores, como indicadores técnicos, notícias econômicas e eventos de mercado ao tomar decisões de operação.

Exemplos de padrões

Os padrões de candlestick são formas que permitem aos traders identificar tendências. Alguns exemplos são os já citados acima, como doji, martelo, mas existem vários:

  • 3 black crows – indica reversão de tendência para baixo, ou seja, uma possível mudança de tendência de alta para baixa;
  • 3 white soldiers – ao contrário do anterior, indica uma reversão para cima;
  • Doji – indica indecisão do mercado, com o preço de abertura e fechamento do ativo sendo quase iguais;
  • Martelo – pode indicar que o preço do ativo está se recuperando após uma tendência de baixa;
  • Estrela da manhã – padrão de três dias que pode indicar uma reversão da tendência de baixa para uma tendência de alta; 
  • Estrela da noite – reversão da tendência de alta para uma tendência de baixa; 

Esses são apenas alguns dos muitos padrões que um investidor pode encontrar em gráficos de candlestick. Mas eles não garantem que o preço do ativo se moverá de maneira específica, mas são ferramentas que fazem parte da análise técnica para tomar decisões de negociação.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e veja mais dicas do mercado financeiro seguindo-nos no Instagram: @financeonebr.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui