Você já escutou falar no termo growth investing? Provavelmente se você investe em ações já está mais familiarizado com essa nomenclatura, mas é comum encontrar quem não saiba o que é e muito menos como funciona.
Anúncios
O growth investing é uma estratégia utilizada por quem deseja obter lucros com a valorização de papéis de ações. Mas como isso é possível? Por meio da compra de ações das empresas que possuem potencial de crescimento.
E é claro que esse tipo de estratégia pode ser utilizada na sua carteira de investimento, até porque diversificar é a palavra de ordem quando o assunto é investir.
Anúncios
Mas atenção: é importante ressaltar que esse tipo de investimento é ideal para quem está buscando lucros a médio e longo prazo.
+ O que é um agente autônomo de investimento? Como se tornar um?
Ficou interessado e quer saber mais sobre o que é e como funciona o growth investing? Continue lendo este artigo que vamos te ajudar!
Anúncios
Afinal o que é growth investing?
Como você já sabe, o growth investing é ideal para investir em empresas que possuem algum potencial de crescimento, principalmente os negócios pequenos.
É fundamental você entender que o investimento em crescimento, como também é conhecido esse tipo de estratégia, não é para lucrar com o recebimento de dividendos. Até porque essas empresas usam o valor que entra para aplicar nelas mesmas.
Então como você ganharia dinheiro? A médio e longo prazo, com a valorização dos papéis no futuro. Por isso, se você está querendo lucro de forma imediata, saiba que essa estratégia não é para você.
Além disso, quem investe nesse tipo de estratégia costuma ficar de olho nas empresas que estão surgindo no mercado, podendo ser nova ou pequena, que também é conhecida como small caps.
Mas como as empresas são escolhidas? O investidor avalia o espaço e potencial de crescimento delas no mercado em que estão inseridas.
E você deve estar se perguntando por que não apostar nas grandes empresas? Porque normalmente elas já atingiram o seu ápice e não tem mais para onde crescer.
+ O que são growth stocks?
Como funciona o Growth Investing?
Geralmente, investidores interessados em growth investing são aqueles que procuram investimentos em indústrias de rápida expansão – onde começam a ser desenvolvidas novas tecnologias e novos serviços.
Dessa forma, alcançam lucro através da valorização do capital. Isto é, ganham com os ganhos que obterão com a venda das ações – diferentemente de dividendos.
+ Entenda o que é CRA e como funciona esse tipo de investimento
O que muitos não sabem é que uma ação growth investing tem potencial para ser negociada a uma alta relação de: preço/lucro (P/L).
Além disso, há probabilidade de cada uma apresentar ganho no presente, já que espera-se que isso ocorra apenas no futuro, havendo uma antecipação.
Diferenciando Growth Investing e Value Investing
Muita gente confunde os investimentos Growth Investing e Value Investing. Será que são similares ou completamente diferentes? Entenda um pouco a seguir para saber separá-los, se preciso.
A definição de growth investing já viu acima. Já o value investing tem como significado investimento em valor. Dessa forma, pode ser identificado como uma estratégia onde o investidor quer identificar ações negociadas com preço abaixo do seu valor no momento.
- Growth: focado em encontrar empresas com grande capacidade de crescimento futuro, mas sem que haja a necessidade de serem muito descontadas;
- Value: focado em encontrar empresas negociadas a um preço descontado no mercado com múltiplos atrativos.
Continue lendo sobre o mercado de investimentos e confira o que é a Taxa Referencial e quais os seus impactos.