
Por se tratar de um metal precioso com quantidade finita no planeta, ou seja, não há a possibilidade de produção em grande escala, o ouro possui um valor muito valorizado devido à sua raridade. Por isso, muitas pessoas se perguntam quanto custa uma barra de ouro ou se é possível investir nela.
Se você tem curiosidade sobre isso, continue lendo este artigo que preparamos para você! Vamos mostrar quanto custa uma burra de ouro e se vale mais que dinheiro, além de dizer qual é o melhor caminho para comprar ouro; Boa leitura!
Quanto custa uma barra de ouro em 2023?
Em 2023, a grama do ouro está cotada em cerca de R$ 302,80, segundo o Banco Central. Esse valor foi verificado em Agosto/2023. O valor é cotado em dólar, já que o ouro é considerado uma commodity.
As commodities são produtos que podem ser usados como matéria-prima para produção de várias coisas. Veja as principais características das commodities:
- Produtos com grande importância mundial;
- Alto nível de comercialização;
- Produtos de origem primária;
- Pouca industrialização.
Vale lembrar que o valor de uma commodity se define pela oferta e procura dos materiais primários. Por isso, o preço do ouro é totalmente volátil, ou seja, pode sofrer alteração com frequência.
Barra de ouro vale mais que dinheiro?
Não podemos afirmar que as barras valem mais que dinheiro, já que o ouro é exposto à cotação internacional e, como falamos acima, o valor pode mudar a qualquer momento pela alta volatilidade no mercado.
Mas, de forma prática, como o ouro é um metal, ele não possui o mesmo valor monetário que o dinheiro. Por isso, não pode ser comparado. Apesar de não existir uma resposta exata sobre isso, podemos dizer, a partir da cotação atual, que o ouro está valendo mais que o dinheiro.
Especialistas dizem, inclusive, que o ouro é um tipo de investimento que pode trazer equilíbrio para uma carteira de investimentos, já que ele garante uma estabilidade em momentos de crise e consegue manter eventuais perdas a longo prazo.
Onde comprar ouro?
Uma barra de ouro pode ser comprada através de uma corretora de valores, a qual precisa ser autorizada pelo Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mas não compre outro no mercado informal! Embora o custo de negociação seja menor que uma corretora de valores, por exemplo, é extremamente desaconselhável comprar em sites ou com vendedores ambulantes de ouro, os quais representam certas casas de negociação.
Afinal, muitas das vezes, o produto pode ter sido adulterado. Isto é, não há garantia de liquidez em caso de revenda. Além disso, não há registros de procedência legal desse ouro e muitos desses lugares atuam de maneira clandestina.
Confira o guia completo de como investir em ouro
Você já ouviu falar que é possível investir em ouro? Ainda não sabe como funciona? Neste texto, vamos explicar por que investir em ouro em momentos de crise é uma estratégia muito usada e quais são as quatro formas de investir em ouro, inclusive usando a Bolsa de Valores.
A modalidade é especialmente em períodos econômicos complicados, como agora. Afinal, como o dólar, o ouro é um dos ativos mais utilizados para buscar proteção aos investimentos em épocas de crise, principalmente devido à sua descorrelação com a Bolsa.
Ou seja, ele tem baixa correlação com outros ativos do mercado financeiro. Portanto, serve como alternativa para aumentar a diversificação da carteira, visando reduzir os riscos.
Além disso, sua cotação não está diretamente relacionada às questões governamentais de nenhum país. Afinal, o ouro é um bem que não pode ser fabricado.
Existem três maneiras de investir em ouro. São elas:
- Investir em ouro físico;
- Por meio da Bolsa de Valores;
- Fundos de investimentos;
+ Confira aqui o guia completo de como conseguir investir em ouro
O conteúdo ajudou? Quer continuar por dentro sobre investimentos? Então você também vai gostar de ler: lista de ações brasileiras na Bolsa de Valores promissoras para 2023!