Dinheiro é principal item para a independência financeira? Confira!

0
314
pessoa comemorando ao lado de um cifrão
0
(0)

Cada vez mais os brasileiros procuram formas de conseguir gerenciar melhor sua renda para alcançarem a tão sonhada independência financeira. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo plataforma de gerenciamento de mídias sociais mLabs.

De acordo com o levantamento, as empresas desse segmento tiveram o melhor desempenho no Instagram. Elas apresentaram um crescimento de 35,97% na taxa de engajamento no fim do ano de 2020, em comparação com o primeiro trimestre.

Talvez por isso, o número de produtores de conteúdo de finanças também cresceu para acompanhar a procura por este tipo de informação. Alavancado também, claro, pelos mais de 60 milhões de consumidores inadimplentes.

Que segundo o Serasa Experian, cada um deve, em média, R$3.937,98. E uma das principais causas são as dívidas com bancos e cartões de crédito (29,7%).

+ Dívida do cartão de crédito: como negociar e reduzir juros?

Mas o que é independência financeira?

Muitos acham que a independência financeira só é possível ter 60 anos ou mais para finalmente viver de renda. Contudo, isso é possível antes, basta planejamento.

Essa ação pode fazer com que tenha sucesso financeiro. Basta saber alocar seus ganhos a um modelo de investimento que possa trazer segurança e bons rendimentos e, principalmente, deixar de gastar com frivolidades, ou seja, gastar com coisas não primordiais.

Para isso, é preciso ter metas claras, determinar para onde vai cada centavo e organizar o que é necessário gastar para os próximos meses. Essa é a melhor forma de ter controle financeiro e, em muitos casos, de sair do vermelho.

Raul Sena, criador do canal Investidor Sardinha diz que o primeiro passo para que as pessoas consigam viver da renda de seus investimentos é estudar, entender de investimentos, saber onde colocar o dinheiro para atingir o objetivo definido.

Depois disso, segundo ele, é importantíssimo não ter passivos antes da hora, ou seja, antes de ter ativos que paguem por esses passivos.

“Isso quer dizer que, ao invés de financiar um carro, que vai ser um custo e não um investimento como as pessoas acreditam, o ideal é investir para, após um prazo maior, obter um retorno que lhe permita comprar o veículo à vista. E se for necessário, é claro”. afirma Raul.

Tipos

Existem alguns tipos de independência financeira. Veja algumas:

1 – Curto prazo:

Significa que você tem dinheiro suficiente para viver sem o seu salário por um tempo. Esse prazo pode variar de dois meses, seis meses ou até um ano. Podemos dizer que, nesta fase, você tem uma reserva de emergência.

Ela é importante para que você não contraia dívidas caso algum imprevisto aconteça. Essa reserva financeira poderá ser usada em caso de perda de emprego, uma batida de carro, bem como alguma doença na família ou qualquer outro tipo de gasto extra.

2 – Das dívidas:

Nada trava mais o sonho da independência financeira do que as dívidas. Por isso, para chegar neste estágio, você precisa estar com seu orçamento em dia para não precisar gastar com juros altos, financiamentos e coisas do tipo.

Em outras palavras, não ter dívidas significa que você terá mais dinheiro disponível para investir.

+ Pagar as dívidas ou investir dinheiro: o que priorizar?

3 – De emprego:

Neste nível, você já tem mais liberdade dentro da sua vida financeira. Na liberdade de emprego, se a sua principal fonte de renda faltar você ainda terá uma segunda fonte de receita.

Isso vai garantir mais tranquilidade para o seu orçamento e por um período maior. Esse complemento na renda pode vir de alguns investimentos, por exemplo.

4 – Total:

Aqui você não precisa mais trabalhar por dinheiro. Você consegue viver dos rendimentos dos seus investimentos e pode arcar com as contas do mês com tranquilidade.

Além disso, consegue reinvestir parte dos lucros para aumentar seu patrimônio e perpetuar essa segurança financeira.

imagem contém uma calculadora e canela por cima de papéis
Planejamento é fundamental para conquistar a independência financeira antes da aposentadoria

Passo a passo para ser financeiramente independente

O primeiro passo para conseguir a independência financeira é estabelecer um controle financeiro. Para isso, crie uma planilha de controle financeiro. Ela pode ser manual em um caderno ou excel ou através de aplicativos.

No controle financeiro deve conter absolutamente todas as entradas e saídas de dinheiro do seu orçamento. Isso serve tanto para custos expressivos, como financiamentos e aluguel, até para gastos pequenos, como o cafezinho depois do almoço.

Feito isso, corte gastos desnecessários e crie um teto de despesas. Ao estipular uma quantia máxima mensal para cada categoria de gasto, mais dinheiro ficará disponível para investir na sua independência financeira.

Evite também criar dívidas. Isso é uma das boas práticas que você deve aderir em seu caminho em direção à independência financeira. Por isso, é muito importante se livrar do máximo de dívidas que foram possíveis.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos e familiares para que eles também consigam alcançar a sua independência financeira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui