Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Índices da bolsa de valores que você precisa conhecer

Escrito por: Redação em 21 de fevereiro de 2018

Se você está pensando em investir na bolsa, mas não sabe por onde começar, entender os termos e índices da bolsa de valores pode ser um bom caminho. Já falamos aqui antes sobre como investir na bolsa de valores do Brasil, mas apenas explicando o mercado de ações.

A bolsa de valores no Brasil, que fica em São Paulo, é a BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. A instituição atua com os mercados de bolsa e de balcão e surgiu em 2008, com a união da Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Para investir na bolsa, o primeiro de tudo é ter um objetivo. Na verdade, definir a sua meta é o principal em qualquer planejamento financeiro. Pensar no que você vai fazer com o dinheiro e em quanto tempo você precisará dele é essencial para a tomada de decisões.

Depois, você pode partir para a escolha de uma corretora. Os especialistas vão ajudar a identificar seu perfil, a escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos, darão o suporte e assessoria necessários, entre outros serviços. Você sabe o que é um trader?

Ficar atento! Isso é muito importante. Afinal, você não vai querer cometer erros e colocar tudo a perder, certo? A BM&FBovespa listou cinco erros comuns que você deve evitar.

1 – Colocar todos os recursos em um único investimento
2 – Pensar apenas no curto prazo
3 – Começar com passos muito grandes
4 – Deixar-se levar pela emoção
5 – Seguir dicas infalíveis

índices da bolsa de valores
Antes de começar a investir no mercado de ações, é importante conhecer os índices da bolsa de valores

Índices da bolsa de valores existentes no Brasil

Como conhecimento nunca é demais, saber quais são os principais índices da bolsa de valores existentes no Brasil pode te ajudar. Mesmo que você esteja utilizando os serviços de uma corretora cadastrada na BM&FBovespa, não deve descartar o conhecimento do mercado.

Para isso, vamos listar a seguir os principais índices da bolsa de valores, divulgados pela BM&FBovespa.

Índices Amplos

Ibovespa
O Ibovespa é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado no brasileiro. Além de refletir a variação dos preços das ações, reflete o impacto da distribuição dos proventos. Por isso é chamado de índice de retorno total.

IBrX 100
O IBrX 100 – Índice Brasil 100 é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. É composto pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na BM&FBOVESPA, que atendem a alguns critérios.

IBrX 50
O Índice Brasil 50 funciona como o IBrX 100, só que como uma carteira teórica que mede o retorno das 50 ações mais negociadas na bolsa.

IBrA
O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão). Mas precisam atender a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão.

Índices de Governança

IGCX
Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada indica desempenho médio de cotações dos ativos de empresas do Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da BM&FBOVESPA.

ITAG
Índice de Ações com Tag Along Diferenciado analisa os ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários.

IGCT
Índice de Governança Corporativa Trade é o desempenho dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC.

IGC-NM
Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado representa empresas com bons níveis de governança corporativa do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Índices de Segmento

IDIV
Índice Dividendos BM&FBOVESPA, que analisa desempenho médio de ações que se destacaram pela remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

MLCX
Índice MidLarge Cap representa ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

SMLL
Índice Small Cap funciona como o MLCX, porém para as empresas de menor capitalização.

IVBX 2
Índice Valor BM&FBOVESPA foi desenvolvido em conjunto pela BM&FBOVESPA e pelo jornal Valor Econômico, para mensurar a carteira com as empresas classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.

Índices de Sustentabilidade

ICO2
Índice Carbono Eficiente foi desenvolvido pela BM&FBOVESPA e o BNDES. É composto pelas ações do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

ISE
Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade empresarial.

Índices Setoriais

IFNC
Índice BM&FBOVESPA Financeiro para ativos dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

IMOB
Índice Imobiliário vê o desempenho das cotações nos setores imobiliários de exploração de imóveis e construção civil.

UTIL
Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA é indicador de ativos no setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás).

ICON
Índice de Consumo representa ativos de setores de consumo cíclico, consumo não cíclico e saúde.

IEE
Índice de Energia Elétrica vê o desempenho de ações nesse setor.

IMAT
Índice de Materiais Básicos BM&FBOVESPA representa ativos do setor de materiais básicos.

INDX
Índice do Setor Industrial nasceu de um convênio entre a Fiesp e a BM&FBOVESPA e representa ativos do setor, compreendendo materiais básicos, bens industriais, consumo cíclico, consumo não cíclico, tecnologia da informação e saúde.

Índices SPDJI/BVMF

Os índices dessa categoria na BM&FBOVESPA são: Commodities, Empresas Privadas, Smart Betas, Índice de Futuros e Índice de Renda Fixa.

Outros Índices

Aqui são listados os IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial), BDRX (Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL), ICB (Índice de Commodities Brasil) e IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários).

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Técnica do scalping é uma operação de curto prazo
Kim e Trump
ações da petrobras
mercado de ações