Índices da bolsa de valores que você precisa conhecer | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Índices da bolsa de valores que você precisa conhecer

Se você está pensando em investir na bolsa, mas não sabe por onde começar, entender os termos e índices da bolsa de valores pode ser um bom caminho. Já falamos aqui antes sobre como investir na bolsa de valores do Brasil, mas apenas explicando o mercado de ações.

A bolsa de valores no Brasil, que fica em São Paulo, é a BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. A instituição atua com os mercados de bolsa e de balcão e surgiu em 2008, com a união da Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Para investir na bolsa, o primeiro de tudo é ter um objetivo. Na verdade, definir a sua meta é o principal em qualquer planejamento financeiro. Pensar no que você vai fazer com o dinheiro e em quanto tempo você precisará dele é essencial para a tomada de decisões.

Depois, você pode partir para a escolha de uma corretora. Os especialistas vão ajudar a identificar seu perfil, a escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos, darão o suporte e assessoria necessários, entre outros serviços. Você sabe o que é um trader?

Ficar atento! Isso é muito importante. Afinal, você não vai querer cometer erros e colocar tudo a perder, certo? A BM&FBovespa listou cinco erros comuns que você deve evitar.

1 – Colocar todos os recursos em um único investimento
2 – Pensar apenas no curto prazo
3 – Começar com passos muito grandes
4 – Deixar-se levar pela emoção
5 – Seguir dicas infalíveis

índices da bolsa de valores
Antes de começar a investir no mercado de ações, é importante conhecer os índices da bolsa de valores

Índices da bolsa de valores existentes no Brasil

Como conhecimento nunca é demais, saber quais são os principais índices da bolsa de valores existentes no Brasil pode te ajudar. Mesmo que você esteja utilizando os serviços de uma corretora cadastrada na BM&FBovespa, não deve descartar o conhecimento do mercado.

Para isso, vamos listar a seguir os principais índices da bolsa de valores, divulgados pela BM&FBovespa.

Índices Amplos

Ibovespa
O Ibovespa é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado no brasileiro. Além de refletir a variação dos preços das ações, reflete o impacto da distribuição dos proventos. Por isso é chamado de índice de retorno total.

IBrX 100
O IBrX 100 – Índice Brasil 100 é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. É composto pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na BM&FBOVESPA, que atendem a alguns critérios.

IBrX 50
O Índice Brasil 50 funciona como o IBrX 100, só que como uma carteira teórica que mede o retorno das 50 ações mais negociadas na bolsa.

IBrA
O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão). Mas precisam atender a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão.

Índices de Governança

IGCX
Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada indica desempenho médio de cotações dos ativos de empresas do Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da BM&FBOVESPA.

ITAG
Índice de Ações com Tag Along Diferenciado analisa os ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários.

IGCT
Índice de Governança Corporativa Trade é o desempenho dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC.

IGC-NM
Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado representa empresas com bons níveis de governança corporativa do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Índices de Segmento

IDIV
Índice Dividendos BM&FBOVESPA, que analisa desempenho médio de ações que se destacaram pela remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

MLCX
Índice MidLarge Cap representa ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

SMLL
Índice Small Cap funciona como o MLCX, porém para as empresas de menor capitalização.

IVBX 2
Índice Valor BM&FBOVESPA foi desenvolvido em conjunto pela BM&FBOVESPA e pelo jornal Valor Econômico, para mensurar a carteira com as empresas classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.

Índices de Sustentabilidade

ICO2
Índice Carbono Eficiente foi desenvolvido pela BM&FBOVESPA e o BNDES. É composto pelas ações do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

ISE
Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade empresarial.

Índices Setoriais

IFNC
Índice BM&FBOVESPA Financeiro para ativos dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

IMOB
Índice Imobiliário vê o desempenho das cotações nos setores imobiliários de exploração de imóveis e construção civil.

UTIL
Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA é indicador de ativos no setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás).

ICON
Índice de Consumo representa ativos de setores de consumo cíclico, consumo não cíclico e saúde.

IEE
Índice de Energia Elétrica vê o desempenho de ações nesse setor.

IMAT
Índice de Materiais Básicos BM&FBOVESPA representa ativos do setor de materiais básicos.

INDX
Índice do Setor Industrial nasceu de um convênio entre a Fiesp e a BM&FBOVESPA e representa ativos do setor, compreendendo materiais básicos, bens industriais, consumo cíclico, consumo não cíclico, tecnologia da informação e saúde.

Índices SPDJI/BVMF

Os índices dessa categoria na BM&FBOVESPA são: Commodities, Empresas Privadas, Smart Betas, Índice de Futuros e Índice de Renda Fixa.

Outros Índices

Aqui são listados os IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial), BDRX (Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL), ICB (Índice de Commodities Brasil) e IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários).







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras