Se você está pensando em investir na bolsa, mas não sabe por onde começar, entender os termos e índices da bolsa de valores pode ser um bom caminho. Já falamos aqui antes sobre como investir na bolsa de valores do Brasil, mas apenas explicando o mercado de ações.
A bolsa de valores no Brasil, que fica em São Paulo, é a BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. A instituição atua com os mercados de bolsa e de balcão e surgiu em 2008, com a união da Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.
Para investir na bolsa, o primeiro de tudo é ter um objetivo. Na verdade, definir a sua meta é o principal em qualquer planejamento financeiro. Pensar no que você vai fazer com o dinheiro e em quanto tempo você precisará dele é essencial para a tomada de decisões.
Depois, você pode partir para a escolha de uma corretora. Os especialistas vão ajudar a identificar seu perfil, a escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos, darão o suporte e assessoria necessários, entre outros serviços. Você sabe o que é um trader?
Ficar atento! Isso é muito importante. Afinal, você não vai querer cometer erros e colocar tudo a perder, certo? A BM&FBovespa listou cinco erros comuns que você deve evitar.
1 – Colocar todos os recursos em um único investimento
2 – Pensar apenas no curto prazo
3 – Começar com passos muito grandes
4 – Deixar-se levar pela emoção
5 – Seguir dicas infalíveis
Índices da bolsa de valores existentes no Brasil
Como conhecimento nunca é demais, saber quais são os principais índices da bolsa de valores existentes no Brasil pode te ajudar. Mesmo que você esteja utilizando os serviços de uma corretora cadastrada na BM&FBovespa, não deve descartar o conhecimento do mercado.
Para isso, vamos listar a seguir os principais índices da bolsa de valores, divulgados pela BM&FBovespa.
Índices Amplos
Ibovespa
O Ibovespa é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado no brasileiro. Além de refletir a variação dos preços das ações, reflete o impacto da distribuição dos proventos. Por isso é chamado de índice de retorno total.
IBrX 100
O IBrX 100 – Índice Brasil 100 é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. É composto pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na BM&FBOVESPA, que atendem a alguns critérios.
IBrX 50
O Índice Brasil 50 funciona como o IBrX 100, só que como uma carteira teórica que mede o retorno das 50 ações mais negociadas na bolsa.
IBrA
O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão). Mas precisam atender a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão.
Índices de Governança
IGCX
Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada indica desempenho médio de cotações dos ativos de empresas do Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da BM&FBOVESPA.
ITAG
Índice de Ações com Tag Along Diferenciado analisa os ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários.
IGCT
Índice de Governança Corporativa Trade é o desempenho dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC.
IGC-NM
Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado representa empresas com bons níveis de governança corporativa do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.
Índices de Segmento
IDIV
Índice Dividendos BM&FBOVESPA, que analisa desempenho médio de ações que se destacaram pela remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.
MLCX
Índice MidLarge Cap representa ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.
SMLL
Índice Small Cap funciona como o MLCX, porém para as empresas de menor capitalização.
IVBX 2
Índice Valor BM&FBOVESPA foi desenvolvido em conjunto pela BM&FBOVESPA e pelo jornal Valor Econômico, para mensurar a carteira com as empresas classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.
Índices de Sustentabilidade
ICO2
Índice Carbono Eficiente foi desenvolvido pela BM&FBOVESPA e o BNDES. É composto pelas ações do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).
ISE
Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade empresarial.
Índices Setoriais
IFNC
Índice BM&FBOVESPA Financeiro para ativos dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.
IMOB
Índice Imobiliário vê o desempenho das cotações nos setores imobiliários de exploração de imóveis e construção civil.
UTIL
Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA é indicador de ativos no setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás).
ICON
Índice de Consumo representa ativos de setores de consumo cíclico, consumo não cíclico e saúde.
IEE
Índice de Energia Elétrica vê o desempenho de ações nesse setor.
IMAT
Índice de Materiais Básicos BM&FBOVESPA representa ativos do setor de materiais básicos.
INDX
Índice do Setor Industrial nasceu de um convênio entre a Fiesp e a BM&FBOVESPA e representa ativos do setor, compreendendo materiais básicos, bens industriais, consumo cíclico, consumo não cíclico, tecnologia da informação e saúde.
Índices SPDJI/BVMF
Os índices dessa categoria na BM&FBOVESPA são: Commodities, Empresas Privadas, Smart Betas, Índice de Futuros e Índice de Renda Fixa.
Outros Índices
Aqui são listados os IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial), BDRX (Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL), ICB (Índice de Commodities Brasil) e IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários).