O Imposto de Renda de 2021 já pode ser declarado e uma grande dúvida dos contribuintes é saber quais investimentos são isentos do leão. Afinal, muitas pessoas ainda utilizam a poupança como forma de aplicar o dinheiro de forma segura.
Anúncios
Além da segurança, a caderneta também é isenta do imposto de renda. Sendo assim, não é cobrado nenhum imposto sobre os rendimentos. Porém, a poupança não tem uma rentabilidade alta.
É possível encontrar investimentos com mais rentabilidade e que estejam isentos do Imposto de Renda. Além, claro, dos que não são isentos e são mais rentáveis e até mesmo de baixo risco.
Anúncios
A vantagem para quem aplica o dinheiro em investimentos com isenção do IR é você não precisar pagar uma parte dos seus rendimentos para o governo. Com isso, o rendimento da aplicação é líquido.
Porém, se de um lado você economiza por não precisar dividir os rendimentos, por outro você pode deixar de ganhar dinheiro. Os investimentos que não são isentos costumam ter uma rentabilidade maior, quem optar pelos isentos podem acabar perdendo dinheiro por conta disso
4 investimentos que são isentos de Imposto de Renda
Antes de começar a aplicar o seu dinheiro em qualquer uma das opções de investimentos isentos de IR, é preciso conhecer cada um deles. Assim, você poderá escolher o que melhor atenderá às suas necessidades.
Anúncios
Confira as opções abaixo e escolha o seu investimento.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A Letra de Crédito Imobiliário é focada na captação do dinheiro utilizado pelas instituições financeiras em empreendimentos imobiliários.
Sendo assim, a LCI funciona como um empréstimo de dinheiro. E é você que empresta o valor ao banco para que a instituição possa emprestar aos clientes e conseguir lucros. O seu rendimento é gerado a partir de uma taxa de juros.
Esse investimento é incentivado pelo governo e por esse motivo é isento de Imposto de Renda.
Quem investe em LCI precisa ter objetivos a médio e longo prazo, e não a curto prazo. Por que isso? Simples, porque existe um período de carência média de 90 dias. O que impossibilita que o investidor retire o dinheiro antes desse prazo.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
Assim como a LCI, a LCA também é um título de renda fixa que é emitido pelas instituições financeiras. Apesar de ambos os investimentos serem parecidos, existe uma diferença que é para quem será realizado o empréstimo
Para quem não sabe, a LCA tem como foco as operações do agronegócio e o valor é destinado justamente para os empréstimos a produtores rurais. Principalmente aqueles que precisam comprar insumos e máquinas.
Se você comprar títulos de LCA estará realizando um empréstimo para a instituição financeira e receberá por isso. Assim, o banco empresta o dinheiro para os produtores rurais para que eles possam utilizar o valor em produção e insumos.
Os juros que eles pagam por esse empréstimo é o seu rendimento.
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
Outra opção é o CRA que, para empresas, possui isenção apenas de IOF. Nele, o Imposto de Renda continuará sendo aplicado conforme tabela regressiva. Além disso, esse investimento possibilita um ótimo rendimento e a sua principal diferença está na emissão do título.
É importante destacar que o CRA é emitido por securitizadoras (organizações que convertem dívidas em títulos lastreáveis). É considerado por muitos como um dos investimentos mais arriscados, já que não tem garantia do FGC.
Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
Assim como o CRA, o CRI também é considerado um título de crédito privado. Logo, são bem similares. A diferença principal está no segmento e no volume de aporte. Nesse caso, o CRA tem valor inicial superior à maioria dos CRI’s.
Como encontrar o melhor investimento sem Imposto de Renda?
Agora que você já sabe quais são alguns dos investimentos que garantem isenção e não entram no Imposto de Renda, uma pergunta pode pairar pela sua mente: mas como escolher a melhor?
É simples, assim como escolher qualquer alternativa na área do mercado financeiro ou novidade, você precisa identificar qual deles mais se encaixa no seu perfil de investidor.
Feito isso, você pode também escolher manter a sua carteira diversificada para garantir uma maior segurança em suas finanças.
Mas, seja em qual for a situação ou sua escolha, garanta que você conhece bem o investimento e não terá dúvidas, bem como se sente seguro para prosseguir nesse caminho.
Gostou desse texto? Esse artigo te ajudou a saber mais sobre investimentos e isenção do Imposto de Renda? Então continue navegando no site do FinanceOne e fique por dentro de tudo sobre o mercado financeiro.