
Na próxima segunda-feira, 18, abrirão as inscrições para o programa Jovem Aprendiz da Petrobras. São mais de 700 vagas espalhadas por todo o Brasil.
Para participar da seleção é necessário:
- possuir idade entre 14 e 22 anos e 3 meses na data da admissão
- comprovar matrícula e frequência à escola, caso não tenha concluído o ensino médio
- comprovante de conclusão do ensino médio, se for o caso
No total, são 734 vagas distribuídas em 15 estados do país e vários municípios: Maceió (AL); Manaus (AM); Salvador (BA); Alagoinhas (BA); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Vitória (ES); Juiz de Fora (MG); Três Lagoas (MS); Ipojuca (PE); Campo Largo (PR); Rio de Janeiro (RJ); Macaé (RJ); Duque de Caxias (RJ); São Gonçalo (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Natal (RN); Canoas (RS); Aracaju (SE); São Paulo (SP); Paulínia (SP); Mauá (SP); Cubatão (SP); Santos (SP); e São José dos Campos (SP).
>> Confira a lista completa de vagas aqui <<
Como funciona o programa Jovem Aprendiz da Petrobras?
Os selecionados para Jovem Aprendiz da Petrobras receberão aulas de capacitação, além de terem a oportunidade de trabalhar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e fazer visitas técnicas às instalações da companhia.
A capacitação será em cursos profissionalizantes de áreas como logística, administração, elétrica, tecnologia da informação, linha de produção, programação web, hidráulica, tubulação predial e mecânica, entre outras, Varia de acordo com a localidade
Parte das vagas é reservada para pessoas com deficiência, adolescentes egressos do trabalho infantil e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A idade máxima prevista não se aplica às pessoas com deficiência.
+ Como funciona o INSS para menor aprendiz e quais os direitos? Entenda!

Quanto ganha um Jovem Aprendiz da Petrobras?
Um Jovem Aprendiz da Petrobras, selecionado pelo programa de 2022, vai ganhar um salário-mínimo, ou seja, R$2.121, trabalhando 4 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, durante 20 meses.
Além disso, a companhia concederá os demais benefícios previstos na CLT:
- vale-transporte
- 13º salário
- férias remuneradas
- recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Os jovens contratados também poderão optar pela adesão à assistência previdenciária da Petrobras, a Petros.
+ Quem trabalha como jovem aprendiz tem direito ao FGTS? Confira!
Como se inscrever no programa?
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Petrobras serão abertas na próxima segunda-feira, 18, e vão até o dia 22 de abril. Os interessados devem realizar um cadastro na plataforma Kenoby, que está administrando a seleção.
A seleção será simples: análise de documentação e exames médicos. A divulgação final dos classificados será publicada no dia 3 de junho e as contratações ocorrerão até o mês de novembro.
Confira o cronograma completo:
- Início das inscrições: 18/04/2022
- Fim das inscrições: 22/04/2022
- Análise documental: 25/04/2022 a 23/05/2022
- Divulgação preliminar dos classificados: 24/05/2022
- Período de recursos: 24/05/2022 a 25/05/2022
- Divulgação final dos classificados: 03/06/2022
- Exames admissionais: junho a setembro/22
- Admissão: novembro/22
A Kenoby alerta que é importante que o cadastro na plataforma seja feito com atenção, porque o e-mail registrado na inscrição serão utilizado para toda a comunicação com o candidato.
Confira o edital completo com todas as informações sobre o programa!
Gostou do conteúdo? Então compartilhe a oportunidade de jovem aprendiz da Petrobras com outros amigos e deixe sua dúvida nos comentários! Leia também: Lei do Jovem Aprendiz: confira quais são os direitos e deveres!