Você já escutou falar no termo LAJIDA? Se a resposta foi não, pode ser que você conheça por Ebitida, como é mais conhecido. Agora se você nunca escutou falar de nenhum dos dois termos, nós iremos te ajudar.
Anúncios
Para começar, saber o que essas siglas significam é fundamental para quem investe. Isso é independente se você é iniciante ou já tem uma experiência no mercado financeiro.
É este termo que vai te ajudar a saber mais sobre o balanço da empresa, além da evolução da produtividade e da eficiência durante os próximos anos.
Anúncios
Quer entender mais sobre o que é o LAJIDA e a importância de conhecer este índice? Continue lendo este artigo!
O que é LAJIDA?
Mas afinal o que é o LAJIDA? Essa é a sigla para Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Como falamos acima, ele também pode ser conhecido Ebitida, que em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Para quem não sabe, o LAJIDA ou Ebitida é um dos índices mais conhecidos e usados do mercado financeiro. Mas para que ele é utilizado?
Anúncios
+ Empreendedorismo: entenda o que é B2C e como funciona
Justamente para que antes de você investir em uma empresa possa analisar a produtividade do negócio e também se ela é capaz ou não de gerar um caixa operacional sozinha. Afinal, ninguém quer aplicar dinheiro em uma empresa que não gere lucros, certo?
Sendo assim, esse índice nada mais é do que o potencial que uma empresa tem para conseguir recursos operacionais.
Quando o LAJIDA pode ser usado?
Como você já sabe, o LAJIDA tem como principal objetivo te ajudar a analisar a geração de caixa de uma empresa e/ou negócio. Isso é possível porque você acaba medindo a eficiência da companhia com maior precisão.
Agora você deve estar se perguntando para que serve e quando esse índice pode ser usado, correto? Bom, se você deseja saber se a empresa dá mais lucro ou prejuízo esse é um dado mais fácil de se conseguir.
Mas, falando a longo prazo, analisar qual é o melhor caminho para a empresa e a alavancagem que ela poderá ser inserida, o LAJIDA é a melhor opção para realizar esta análise.
Vale ressaltar, ainda, que para ter uma análise completa, você não deve olhar somente para o LAJIDA, mas para todo sistema financeiro do negócio, como endividamento, despesas, lucros, entre outros.
Saiba como funciona o cálculo LAJIDA
Bom, para entender melhor sobre como funciona, é preciso saber que há uma forma de se calcular e existe uma fórmula LAJIDA para esses casos.
Isso mesmo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou uma fórmula que está em vigor desde 2002 e pôde padronizar o cálculo da operação LAJIDA. Veja:
LAJIDA = Receita Líquida – (Custos de Mercadoria Vendida + Despesas Operacionais) + Depreciação + Amortização.
Vale destacar que, nesta fórmula, os dois diferenciais são justamente as duas últimas variáveis, sendo depreciação e amortização, respectivamente.
É importante explicar que essas são duas despesas que não exigem caixa de forma direta. Mas, que ainda sim, se fazem importantes para o planejamento financeiro de qualquer empresa.
+ Empreendedorismo: veja 10 fatores para ter sucesso em 2022
Mas por que calcular levando em conta essas informações? É simples: pois se não forem mencionadas e avaliadas, o lucro pode ser visto de maneira distorcida.
Por que considerar LAJIDA um índice importante?
A relevância do LAJIDA para qualquer pessoa vai depender do objetivo ao qual ela pretende ir atrás. Afinal, ela vai te ajudar a ter parâmetros na hora de investir em uma empresa que tenha uma saúde financeira condizente com uma instituição forte para o mercado.
A LAJIDA vai ser sempre uma excelente referência para investidores que buscam por empresas sólidas e bem qualificadas.
Ah, e é importante não se confundir com um índice bem parecido: o LAJIR ou EBIT.
Este, é um cálculo que não vai levar em consideração as duas variáveis tão importantes citadas acima: depreciação e amortização.
Vale destacar que o LAJIR também é um indicador que vai te ajudar a saber sobre as operações e caixas de uma empresa. Mas, ela tem um parâmetro bam mais simplificado.
Mas, seja um ou outro, você obterá resultados plausíveis com o seu objetivo. Ambos são bastantes utilizados no mercado financeiro.
Gostou deste conteúdo? Ele lhe foi útil? Continue a sua leitura e veja dicas valiosas que vão te ajudar a reduzir os custos de uma empresa.