
Se você está por dentro do mundo das celebridades ou se está atento às personalidades de destaque no empreendedorismo digital, já deve ter ouvido falar nelas: as Kardashian ‘s.
Anúncios
Inicialmente famosas por conta de um reality show, as mulheres de uma das famílias mais bem sucedidas dos Estados Unidos mostram que são mais que “ricas, apenas”.
A cada ano, uma das irmãs conquista números cada vez melhores com seus empreendimentos, que vão desde produtos de maquiagem, passando por cartão de crédito, até emojis (isso mesmo, emojis).
Anúncios
Mas o que está por trás do sucesso delas? De onde vieram e como começaram a fazer fortuna? Quais lições de empreendedorismo elas deixam para outros empresários?
Saiba tudo isso a seguir!
Como as Kardashian ficaram ricas?
Para começar essa conversa, vale destacar que quando se fala em Kardashian ‘s, inevitavelmente se fala também nas Jenner’ s.
Anúncios
Elas são todas irmãs, filhas da mesma mulher (Kris Jenner), mas de casamentos diferentes.
A família ganhou popularidade nos últimos anos por conta do reality show Keeping up with the Kardashians, que mostra o dia a dia de seus integrantes.
Kylie Jenner, que tinha apenas nove anos quando o programa foi lançado, hoje é a mais rica das irmãs e a bilionária mais jovem do mundo.
Aos 24 anos, acumula uma fortuna de US$1 bilhão comandando a marca de produtos femininos que leva seu nome.
O segundo nome de mais destaque é o de Kim Kardashian, que também entrou para a lista de bilionárias da Forbes recentemente.
Ela fez sua própria fortuna com produtos de beleza, perfumes e até emojis, com o app Kimojis, e jogos virtuais.

Kendall Jenner é a modelo internacional mais bem paga da atualidade; Khloe Kardashian tem uma linha de jeans, a Good American; e Kourtney Kardashian, a mais velha, tem um site de estilo de vida, o Poosh, e também fatura com licenciamento de marcas.
Mas a fortuna da família não começou pelas irmãs, que já eram ricas antes mesmo do reality.
Kim, Khloé, Kourtney e Rob (o único filho homem de Kris Jenner) são herdeiros do advogado Robert Kardashian, que deixou uma fortuna de US$100 milhões para o quarteto quando morreu, em 2003.
Os segredos de Kris Jenner, a “momager”
Apesar de ter menos destaque na mídia que as filhas, Kristen Mary Houghton, mais conhecida como Kris Jenner ou Kris Kardashian, tem um papel importante por trás do sucesso das meninas.
A empresária, apresentadora e produtora norte-americana é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo.
Depois que se separou do primeiro marido, o advogado Kardashian, ela se casou com a atriz e ex-atleta Caitlyn Jenner (que na época ainda se identificava como homem, usando o nome de nascença, Bruce Jenner).
Mesmo já possuindo uma certa popularidade, sendo medalhista olímpico, foi a matriarca Kris quem levou os negócios do então marido a outro patamar.
Em seu livro, “Kris Jenner… and All Things Kardashian”, ela conta um pouco sobre isso. Kris ajudou Jenner a elevar sua fortuna e expandir negócios.
Hoje, é reconhecida por ter um ótimo timing para negócios, o que tem ajudado a contornar várias crises envolvendo o nome da família.
+ Empreendedorismo e Inovação: o segredo para o sucesso nos negócios

O próprio reality foi fruto de uma negociação dela com o canal E!, após vazar um vídeo íntimo de Kris Kardashian.
Até hoje muitos se questionam se foi realmente um vazamento ou estratégia de marketing para abrir portas para o programa.
Kris Jenner se intitula a “momager” (que seria algo como “mãempresária”, na tradução livre) das Kardashian e das Jenner.
É ela quem cuidou das carreiras das filhas desde o início, embora hoje todas elas já estejam caminhando com as próprias pernas.
Mas é inegável que a momager teve um papel fundamental na trajetória empreendedora da família: farejando bons negócios, fazendo networking e arriscando em vários segmentos.
Dizem que ela recebe 10% de cada contrato assinado por suas filhas.
3 lições de empreendedorismo da família Kardashian
Por conta da fama do programa de TV que mostra um dia a dia glamoroso da família, é comum as pessoas se perguntarem “afinal, o que as Kardashian fazem da vida?”
E a resposta é: empreendem. Empreendem em diversos segmentos, há anos, e utilizam da influência digital para acumular milhares de dólares.
Para se ter uma ideia do poder das irmãs, principalmente no empreendedorismo digital: das 11 personalidades mais bem pagas no Instagram atualmente, quatro são Kardashian ou Jenner.
E como o digital é o futuro, qualquer empreendedor pode tirar boas lições do sucesso delas. Confira a seguir alguns aprendizados!
#1. Aposte em influência digital e buzz
Quem está ligado nas conversas sobre empreendedorismo e inovação sabe que a influência digital tem cada vez mais peso. Ou seja, a capacidade de uma marca ou uma pessoa de atrair seguidores fiéis, fãs e potenciais clientes.
Kris Jenner não demorou para perceber o poder da influência. Talvez por isso, ainda em 2007, tenha corrido atrás de lançar o Keeping Up with the Kardashians. E fez bem, porque o reality transformou suas meninas e grandes personagens.
Com o tempo, elas foram fortalecendo suas presenças também nas redes sociais (todas elas). Hoje, qualquer Kardashian ou Jenner que decida lançar uma marca terá pouco gasto com marketing.
Afinal, são milhões de seguidores à disposição e apenas aguardando o próximo lançamento.
Kim Kardashian, por exemplo, criou sua própria linha de maquiagem, a KKW Beauty e vendeu todos os produtos em menos de cinco horas após o lançamento. A receita foi de US$14 milhões em uma tacada só.
E, sim, a família também é alvo de muitas críticas. Mas elas provam diariamente que sabem fazer do limão, uma limonada. Cada conversa e polêmica que surge em torno do nome da família, acaba sendo convertido em lucro, novos produtos e mais buzz.
#2. Busque experiência e arrisque-se
Apesar da fama de “herdeiras e ricas, apenas”, a verdade é que custou construir o império e a reputação da família. Aliás, uma lição de empreendedorismo que elas deixam, principalmente as irmãs mais velhas (Kardashian) e Kris, é: não ter medo de trabalhar.
Se engana quem pensa que eles vivem apenas do glamour. Kim, por exemplo, foi personal stylist de Paris Hilton, personal organizer de Cindy Crawford e fundou a butique multimarcas Dash, com Khloé e Kourtney, antes da fama.
A própria Kris Jenner já passou por vários empregos e empreendimentos antes de se tornar a empresária famosa que é. Inclusive, já foi dona de uma loja de roupas infantis.
A lição aqui é que, mesmo com muito dinheiro, elas sempre procuraram formas de aumentar o patrimônio. Nunca se deram por satisfeitas e se aventuraram nos mais diferentes segmentos do mercado.
Logicamente, alguns dos negócios deram certo e outros não. Mas isso só as tornou ainda mais preparadas para o sucesso que desfrutam hoje em dia.
#3. Fique de olhos nas lacunas do mercado
Todo bom empreendedor sabe que lacunas de mercado são ótimas oportunidades de negócio. E a família Kardashian sabe bem disso.
Um exemplo é a Good American, marca de roupas fundada por Khloe Kardashian em 2016. Vendendo tamanhos que vão do PPP ao GGG, o diferencial está na cartela de tamanhos e na mensagem de autoaceitação.
Não é à toa que as meninas fazem sucesso apostando em marcas dos mais variados segmentos: desde marcas de roupa e maquiagem, até jogos de celular, cartão de crédito, programas de TV etc.
Assim como um bom investidor precisa diversificar a carteira de investimentos, por exemplo, pode-se dizer que as Kardashian ensinam que empreendedores podem diversificar sua atuação, apostando em vários segmentos e lacunas de mercado.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos empreendedores!