Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como limpar o nome depois de pagar as dívidas

Escrito por: Mateus Carvalho em 12 de setembro de 2019

Com as 12,6 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a última PNAD Contínua divulgada pelo IBGE, é difícil limpar o nome. Isso porque sem emprego as pessoas não conseguem manter as contas em dia. Mas se você já pagou as suas dívidas e não sabe como limpar o seu nome, calma. Talvez seja necessário realizar alguns passos.

Vale lembrar que ao estar com o nome sujo tanto no SPC quanto no Serasa, pode implicar em diversas dificuldades. Sendo algumas delas: não conseguir financiar um imóvel ou veículo, não ter a aprovação de crédito ou até mesmo de cartão de crédito.

Jovens com nome sujo
Saiba o que fazer caso a empresa não queira limpar o nome

Outra informação importante é que a inclusão do nome do devedor não é incluída automaticamente no SPC e Serasa. É direito do consumidor ser comunicado por escrito a respeito da existência da dívida e da possibilidade da inclusão do nome no cadastro de devedores.

E depois dessa comunicação, é dado um prazo de até 10 dias para a regularização da pendência com o credor. E somente após essa data, o nome entra no cadastro de devedores. Vale ressaltar que esta comunicação não é realizada por e-mail.

Como limpar o nome no SPC e Serasa

Ao receber o comunicado de que você está com pendências com uma determinada empresa, a primeira coisa a ser realizada é verificar se a dívida realmente existe. Além de precisar saber exatamente qual é a cobrança que está sendo feita.

E para regularizar o crédito, o consumidor precisa entrar em contato, seja ele por telefone ou até mesmo pessoalmente. Você pode tentar negociar o valor em dívida parcelando ou pedir um desconto, caso o pagamento seja realizado à vista.

Após o pagamento, de acordo com as normas que estão em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome do cliente do banco de dados do SPC e Serasa. A instituição ainda deverá fornecer um documento de quitação de dívida para o cliente.

Você poderá acompanhar a situação do seu CPF consultando-o nos sites de proteção ao crédito. Onde será possível verificar se existe mais alguma pendência e também a sua pontuação no score. 

Prazo que as empresas têm para limpar o nome dos clientes

Agora que você já realizou o pagamento da dívida, a empresa credora tem o prazo estipulado de cinco dias úteis para informar ao Serasa ou ao SPC que a situação foi regularizada. Dessa forma será possível limpar o nome do cliente. 

Essa regra também vale para quem realizar a renegociação da dívida. Se você dividiu o valor em débito, tem o direito de ter o nome limpo a partir do pagamento da primeira parcela do acordo. E só deverá voltar a ficar sujo caso você descumpra com os prazos estabelecidos.

É importante ressaltar que o prazo de cinco dias é válido a partir da data de pagamento. E, que as empresas não podem alegar que tiveram prazos internos para dar baixa no nome. Além disso, o período para baixa só poderá ser maior caso o pagamento tenha sido por cheque ou boleto.

O que fazer caso o prazo já tenha se esgotado

Se o prazo para que a empresa credora retire seu nome no cadastro de devedores terminou e, a instituição ainda não comunicou ao Serasa e/ou SPC, o que você deve fazer? O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora. 

Será necessário avisar o que aconteceu e solicitar a baixa do seu nome na lista de inadimplência. E se mesmo assim a empresa não der baixa no seu nome, você poderá buscar órgãos de defesa do consumidor como o Procon para realizar uma reclamação formal.

O consumidor ainda poderá pedir uma indenização por danos morais que a empresa lhe causou. Isso porque mesmo depois de realizado o pagamento o nome do cliente continuou sujo.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Black Friday chegando: como não cair em ciladas
Adeus, consumismo: dicas para fazer compras em brechó
Os concursos da Mega-Sena
venda de produtos
Conta de luz mais cara em maio