Início Notícias Finanças Pessoais Como limpar o nome depois de pagar as dívidas

Como limpar o nome depois de pagar as dívidas

0
(0)

Com as 12,6 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a última PNAD Contínua divulgada pelo IBGE, é difícil limpar o nome. Isso porque sem emprego as pessoas não conseguem manter as contas em dia. Mas se você já pagou as suas dívidas e não sabe como limpar o seu nome, calma. Talvez seja necessário realizar alguns passos.

Vale lembrar que ao estar com o nome sujo tanto no SPC quanto no Serasa, pode implicar em diversas dificuldades. Sendo algumas delas: não conseguir financiar um imóvel ou veículo, não ter a aprovação de crédito ou até mesmo de cartão de crédito.

Jovens com nome sujo
Saiba o que fazer caso a empresa não queira limpar o nome

Outra informação importante é que a inclusão do nome do devedor não é incluída automaticamente no SPC e Serasa. É direito do consumidor ser comunicado por escrito a respeito da existência da dívida e da possibilidade da inclusão do nome no cadastro de devedores.

E depois dessa comunicação, é dado um prazo de até 10 dias para a regularização da pendência com o credor. E somente após essa data, o nome entra no cadastro de devedores. Vale ressaltar que esta comunicação não é realizada por e-mail.

Como limpar o nome no SPC e Serasa

Ao receber o comunicado de que você está com pendências com uma determinada empresa, a primeira coisa a ser realizada é verificar se a dívida realmente existe. Além de precisar saber exatamente qual é a cobrança que está sendo feita.

E para regularizar o crédito, o consumidor precisa entrar em contato, seja ele por telefone ou até mesmo pessoalmente. Você pode tentar negociar o valor em dívida parcelando ou pedir um desconto, caso o pagamento seja realizado à vista.

Após o pagamento, de acordo com as normas que estão em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome do cliente do banco de dados do SPC e Serasa. A instituição ainda deverá fornecer um documento de quitação de dívida para o cliente.

Você poderá acompanhar a situação do seu CPF consultando-o nos sites de proteção ao crédito. Onde será possível verificar se existe mais alguma pendência e também a sua pontuação no score. 

Prazo que as empresas têm para limpar o nome dos clientes

Agora que você já realizou o pagamento da dívida, a empresa credora tem o prazo estipulado de cinco dias úteis para informar ao Serasa ou ao SPC que a situação foi regularizada. Dessa forma será possível limpar o nome do cliente. 

Essa regra também vale para quem realizar a renegociação da dívida. Se você dividiu o valor em débito, tem o direito de ter o nome limpo a partir do pagamento da primeira parcela do acordo. E só deverá voltar a ficar sujo caso você descumpra com os prazos estabelecidos.

É importante ressaltar que o prazo de cinco dias é válido a partir da data de pagamento. E, que as empresas não podem alegar que tiveram prazos internos para dar baixa no nome. Além disso, o período para baixa só poderá ser maior caso o pagamento tenha sido por cheque ou boleto.

O que fazer caso o prazo já tenha se esgotado

Se o prazo para que a empresa credora retire seu nome no cadastro de devedores terminou e, a instituição ainda não comunicou ao Serasa e/ou SPC, o que você deve fazer? O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora. 

Será necessário avisar o que aconteceu e solicitar a baixa do seu nome na lista de inadimplência. E se mesmo assim a empresa não der baixa no seu nome, você poderá buscar órgãos de defesa do consumidor como o Procon para realizar uma reclamação formal.

O consumidor ainda poderá pedir uma indenização por danos morais que a empresa lhe causou. Isso porque mesmo depois de realizado o pagamento o nome do cliente continuou sujo.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Está difícil aprovar o financiamento? Veja o que fazer

Para aprovar um financiamento é necessário estar com o nome limpo. Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de emprestarem qualquer valor, fazem uma...

7 erros comuns ao investir em Bitcoin

Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para investimento. Por isso, investir em Bitcoin pode ser uma...

Qual melhor chave PIX para cadastrar?

Desde o dia 5 de outubro é possível realizar o cadastro da chave PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas.

Você sabe o que é taxa de juros e como funciona?

Muito se fala em cuidado com as dívidas por causa das altas taxas de juros. O mesmo vale ao solicitar um empréstimo, uma vez...

5 erros comuns ao montar um planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro é um passo essencial para que você possa ter uma vida mais saudável e organizada. Porém, algumas pessoas...

Saiba como pagar dívidas com desconto

Como faço para pagar dívidas com desconto? Essa é pergunta de boa parte dos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.