Aprender uma língua estrangeira se tornou obrigação de qualquer profissional. A inglesa, inclusive, é considerada uma das mais procuradas como segunda mais utilizada. Mas você sabe quais são as línguas mais úteis, depois do Inglês?
Além de saber se comunicar em viagens, uma das principais motivações para aprender outra língua é se destacar no mercado de trabalho.
Falar várias línguas turbina seu currículo e abre portas para oportunidades em multinacionais e empresas em outros países.
Mas saiba que somente o Inglês não é mais suficiente. Essa língua ainda é falada em todo o mundo nos dias de hoje. Mas não é mais um diferencial. Ainda mais se você deseja trabalhar em mercados específicos, por exemplo, turismo ou comércio internacional.
Quais são, então, os idiomas mais importantes depois do Inglês? Veremos a seguir as três línguas mais úteis para você aprender e se destacar no mercado!
Conheça as línguas mais úteis para cada mercado
Antes de escolher uma segunda língua, procure dados estatísticos do mercado. A abrangência geográfica conta muito, assim como a quantidade de pessoas que falam o idioma.
Em relação ao mercado de trabalho, pense na sua área de interesse. O francês se destaca, por exemplo, no mercado farmacêutico e de telecomunicações. Já na área de engenharia, o alemão predomina.
#1 Espanhol
São 440 milhões de pessoas falando espanhol no mundo e 44 países com essa língua nativa. É a segunda língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas do Inglês.
Além disso, é a segunda língua mais utilizada nas transações internacionais. Por isso, se pretende trabalhar com comércio, você precisa obrigatoriamente dominar esse idioma.
Os países latino-americanos ganham cada vez mais espaço na economia global. Nos Estados Unidos, a população hispânica aumentou cerca de 60% em uma década. Isso representa aproximadamente 29 milhões de pessoas falando espanhol nos EUA.
Hoje, o espanhol é uma das línguas mais importantes do mundo. Também é uma das mais fáceis de aprender para os brasileiros.
O Mercosul e outros tratados são exemplos da importância da cultura e política hispânica. A Argentina costuma figurar anualmente entre os três principais destinos das exportações brasileiras.
. Saiba quanto custa estudar inglês no exterior
Em torno de 25% dos produtos brasileiros vendidos para o exterior têm como destino os países do Mercosul. Os países do bloco são também o principal mercado para a exportação de produtos brasileiros manufaturados.
#2 Francês
Hoje, mais de 200 milhões de pessoas falam o Francês nos cinco continentes. O idioma é considerado um dos mais importantes na comunicação e nas relações internacionais. É usado pelas Nações Unidas, Unesco, Otan, Comitê Olímpico Internacional e outros.
É a língua estrangeira mais ensinada no mundo depois do Inglês. São 32 nações e governos com o Francês como língua oficial.
Pensando no comércio exterior, Canadá e França com o Francês como língua oficial, possuem boas relações diplomáticas e econômicas com o Brasil. Este, pode ser visto como maior parceiro comercial da França na América Latina.
Mais de 500 empresas francesas estão estabelecidas aqui. E elas empregam, ao todo, mais de 250 mil pessoas.
A língua é mais importante ainda para quem deseja investir na carreira culinária e nos setores de produtos farmacêuticos, telecomunicações, aeronáutica e energia.
Para quem quer estudar, a França é um ótimo destino. O país possui muitas universidades de reputação mundial, além de grandes Escolas de Comércio e de Engenharia. O governo francês oferece, ainda, bolsas de estudo.
Outras áreas em que o Francês se destaca são Tecnologia, Ciência e Medicina. Muitos pesquisadores do mundo todo escrevem e publicam artigos nesse idioma.
#3 Mandarim
No Brasil o Mandarim ainda é pouco difundido. Mas motivos não faltam para você começar a investir nesse idioma.
A China está gradualmente substituindo os Estados Unidos como maior economia do mundo. Com o tempo, o chinês mandarim terá cada vez mais importância no mercado internacional.
Desde que a China se tornou um importante ator na economia global, só cresce a demanda por profissionais que dominam a língua. Além disso, a população chinesa corresponde a um terço da população mundial.
. Conheça os 4 destinos mais baratos para estudar inglês
A China encontra-se distante do Brasil em termos geográficos. Mas desde 2009 é o maior parceiro comercial do nosso país. Muitas companhias do Brasil, de startups a multinacionais, dependem da China para produzir ou comercializar produtos.
Dominar o idioma Mandarim, além do Inglês, pode ser um grande diferencial no seu currículo. Principalmente se você tem interesse na área industrial, comercial ou militar.
O Mandarim é o dialeto mais famoso do chinês, que tem ainda mais 11 dialetos. Ele é falado por 94% dos chineses. O único impedimento costuma ser a dificuldade, já que a maneira de escrever em mandarim e suas diferentes pronúncias são consideradas difíceis.
A vantagem da língua é que não há tempo verbal, conjugação e nem gramática complexa.
#4 Alemão
A Alemanha é o quarto parceiro comercial mais importante para o Brasil. Com isso, claro que a língua passa a ser considerada importante.
Além disso, as oportunidades de trabalho na Alemanha são inúmeras.
Vale ressaltar ainda que o país é o menor com índice de desemprego da Europa e tem uma economia forte. Por isso, se você tem vontade de trabalhar na Alemanha, saber o idioma é fundamental.
Quem fala alemão também tem a possibilidade de cursar um nível superior no exterior. Lá as universidades são gratuitas e ter um diploma ou curso de qualificação a nível internacional pode trazer muitos benefícios para você.
E quem estuda textos científicos é importante estar atento, o alemão é a segunda mais utilizada para esse tipo de texto. Além disso, a língua é falada na Alemanha, Suíça, Luxemburgo e Áustria, o que torna o idioma mais falado na Europa.
#5 Árabe
O Árabe também entra na lista das línguas mais úteis. O idioma é predominante na maioria dos países do Oriente Médio, sendo a língua oficial em 20 países, como Egito, Marrocos e Arábia Saudita. O árabe também tem a sua importância por ser uma linguagem religiosa no Islã.
Além disso, quem fala árabe tem a possibilidade de conhecer diversas culturas e países que são totalmente diferentes do Brasil.
Uma curiosidade sobre o idioma é que ele é parente próximo do hebraico e das línguas neo-aramaicas. Além de ser falada por cerca de 400 milhões de pessoas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário. Está querendo aprender inglês? Conheça os melhores cursos onlines.