Início Internacionais As 3 línguas mais úteis para se aprender

As 3 línguas mais úteis para se aprender

0
(0)

Aprender uma língua estrangeira se tornou obrigação de qualquer profissional. Mas você sabe quais são as línguas mais úteis, depois do Inglês?

Além de saber se comunicar em viagens, uma das principais motivações para aprender outra língua é se destacar no mercado de trabalho. Falar várias línguas turbina seu currículo e abre portas para oportunidades em multinacionais e empresas em outros países.

línguas mais úteis

Mas saiba que somente o Inglês não é mais suficiente. Essa língua ainda é falada em todo o mundo nos dias de hoje. Mas não é mais um diferencial. Ainda mais se você deseja trabalhar em mercados específicos, por exemplo turismo ou comércio internacional.

Quais são, então, os idiomas mais importantes depois do Inglês? Veremos a seguir as três línguas mais úteis para você aprender e se destacar no mercado!

As línguas mais úteis para cada mercado

Antes de escolher uma segunda língua, procure dados estatísticos do mercado. A abrangência geográfica conta muito, assim como a quantidade de pessoas que falam o idioma.

Em relação ao mercado de trabalho, pense na sua área de interesse. O francês se destaca, por exemplo, no mercado farmacêutico e de telecomunicações. Já na área de engenharia, o alemão predomina.

. Confira os melhores lugares para fazer intercâmbio!

1. Espanhol

línguas mais úteis espanholSão 440 milhões de pessoas falando espanhol no mundo e 44 países com essa língua nativa. É a segunda língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas do Inglês.

É a segunda língua mais utilizada nas transações internacionais. Por isso, se pretende trabalhar com comércio, você precisa obrigatoriamente dominar esse idioma.

Os países latino-americanos ganham cada vez mais espaço na economia global. Nos Estados Unidos, a população hispânica aumentou cerca de 6o% em uma década. Isso representa aproximadamente 29 milhões de pessoas falando espanhol nos EUA.

Hoje, o espanhol é uma das línguas mais importantes do mundo. E ainda é uma das mais fáceis de aprender para os brasileiros.

O Mercosul e outros tratados são exemplos da importância da cultura e política hispânica. A Argentina costuma figurar anualmente entre os três principais destinos das exportações brasileiras.

Em torno de 25% dos produtos brasileiros vendidos para o exterior têm como destino os países do Mercosul. E os países do bloco são também o principal mercado para a exportação de produtos brasileiros manufaturados.

2. Francês

línguas mais úteis francêsHoje, mais de 200 milhões de pessoas falam o Francês nos cinco continentes. O idioma é considerado um dos mais importantes na comunicação e nas relações internacionais. É usado pelas Nações Unidas, Unesco, Otan, Comitê Olímpico Internacional e outros.

É a língua estrangeira mais ensinada no mundo depois do Inglês. São 32 nações e governos com o Francês como língua oficial.

Pensando no comércio exterior, vale lembra que Canadá e França, que têm o Francês como língua oficial, possuem boas relações diplomáticas e econômicas com o Brasil. Nosso país é hoje o maior parceiro comercial da França na América Latina.

Mais de 500 empresas francesas estão estabelecidas aqui. E elas empregam, ao todo, mais de 250 mil pessoas.

A língua é mais importante ainda para quem deseja investir na carreira culinária e nos setores de produtos farmacêuticos, telecomunicações, aeronáutica e energia.

Para quem quer estudar, a França é um ótimo destino. O país possui muitas universidades de reputação mundial, além de grandes Escolas de Comércio e de Engenharia. O governo francês oferece, ainda, bolsas de estudo.

Outras áreas em que o Francês se destaca são Tecnologia, Ciência e Medicina. Muitos pesquisadores do mundo todo escrevem e publicam artigos nesse idioma.

3. Mandarim

línguas mais úteis mandarimNo Brasil o Mandarim ainda é pouco difundido. Mas motivos não faltam para você começar a investir nesse idioma. A China está gradualmente substituindo os Estados Unidos como maior economia do mundo. E com o tempo, o chinês mandarim terá cada vez mais importância no mercado internacional.

Desde que a China se tornou um importante ator na economia global, só cresce a demanda por profissionais que dominam a língua. Além disso, a população chinesa corresponde a um terço da população mundial.

A China encontra-se distante do Brasil em termos geográficos. Mas desde 2009 é o maior parceiro comercial do nosso país. Muitas companhias do Brasil, de startups a multinacionais, dependem da China para produzir ou comercializar produtos.

Dominar o idioma Mandarim, além do Inglês, pode ser um grande diferencial no seu currículo. Principalmente se você tem interesse na área industrial, comercial ou militar.

O Mandarim é o dialeto mais famoso do chinês, que tem ainda mais 11 dialetos. Ele é falado por 94% dos chineses. O único impedimento costuma ser a dificuldade, já que a maneira de escrever em mandarim e suas diferentes pronúncias são consideradas difíceis.

A vantagem da língua é que não há tempo verbal, conjugação e nem gramática complexa.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Cobrança de tarifas bancárias indevidas: como agir?

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram, em 2010, que bancos não poderiam cobrar tarifas bancárias por alguns serviços essenciais....

Nubank x C6: compare os cartões de crédito

A procura por cartões de crédito dos bancos digitais tem crescido cada vez mais, principalmente porque muitos não cobram anuidade. E opção...

Como trabalhar na Loggi? Confira todos os detalhes

O número de compras pela internet cresceu durante a pandemia em 81% no mês de abril, em relação ao mesmo período do...

Cursos pré-vestibular online: compare 4 opções

Seja pela falta de tempo ou por preferir a comodidade de estudar em casa, os cursos pré-vestibular online vem se tornando uma...

Renda Cidadã: programa ficará para depois das eleições

O senador Márcio Bittar, relator do Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda do governo, confirmou que o projeto só será...

6 vantagens de trabalhar em um coworking

O coworking é uma tendência de local de trabalho em crescimento. E quem é profissional liberal ou freelancer sempre tem a dúvida...