Muitas pessoas têm cartões de crédito nos dias de hoje. Eles são utilizados para ganhar descontos em diversos produtos e até mesmo as chamadas milhas de viagem. Isso se dá graças ao programa de recompensas que a maioria dos bancos oferece aos clientes. Mas, será que vale a pena usar esse benefício?
Para os usuários assíduos do cartão de crédito as vantagens são bastante atrativas, além de ajudarem na hora de economizar o salário nesse tempo de crise. Dependendo do programa de recompensas do cliente, é possível ganhar descontos em eletrodomésticos, viagens, combustível e até mesmo voucher para restaurantes.

E esses são apenas alguns dos benefícios que os programas de fidelidades, como também são chamados, oferecem aos usuários de cartões. Esse tipo de vantagem tem um leque cujo objetivo é a possibilidade de atender todos os tipos de perfis de consumidores, oferecendo produtos e serviços que já são utilizados pela sociedade.
Além disso, para aqueles que utilizam muito o cartão de crédito e estão pensando em cancelá-lo por motivos de economia, a possibilidade de troca de pontos por mercadorias e até mesmo descontos fez com que os clientes mudassem de ideia.
Antes de contratar um programa de recompensas é preciso se atentar a algum pontos:
Saiba quais são as regras de cada programa que está participando. É importante ler o contrato do benefício que irá aderir antes de assiná-lo. Verifique quanto tempo é necessário para poder começar a resgatar os pontos do cartão.
Confira a taxa de anuidade do cartão e veja se vale a pena. Alguns cartões de crédito cobram taxas de anuidades de alto valor, por isso é importante ficar atento ao custo-benefício. Isso porque existem algumas modalidades que são voltadas para determinados clientes, sendo assim as milhas são acumuladas podendo contabilizar até três vezes mais os pontos por compra.
Atenção quanto à validade dos pontos do programa de recompensas. Confira de tempos em tempos quantos pontos você já tem acumulado e o prazo de validade da pontuação. Isso porque as milhas, por exemplo, têm validade entre dois e três anos, de acordo com o programa.
Compare a melhor forma de comprar um produto: tradicional ou por meio da troca de pontos. Para isso é preciso realizar um cálculo levando em consideração a anuidade do cartão mais o gasto mensal para conseguir os pontos necessários. Além das taxas de administração que deverão ser acrescentadas.
O programa de recompensa de cartões de crédito é muito válido para quem quer economizar. Essa é mais uma maneira de manter estável o planejamento financeiro e estabelecer um padrão de economia pessoal.
O fato é que muitas pessoas, hoje em dia, abandonam as recompensas disponibilizadas pelos cartões devido ao fato de a anuidade ser muito alta. Nesses casos, é preferível manter-se numa empresa que tenha uma cobrança menor e não tenha recompensas. Mas, será que essa escolha é a melhor a ser tomada nesses casos?
Embora possa não parecer, há, portanto, uma relação de custo-benefício entre as empresas. A relação com o cartão de crédito pode ter um resultado bem vantajoso. A recompensa dos cartões de crédito pode ser vantajosa, pois tudo costuma se reverter em algum benefício.
Conheça 3 mitos do programa de recompensas
#1 Pegar recompensas vai sujar o seu nome
Esse é um dos boatos que as pessoas contam sobre as recompensas de cartão. E isso não é verdade! O fato de você pegar recompensa ou ter mais de um cartão de crédito para ter direito ao benefício não vai sujar o seu nome. Tudo o que você precisa é ter autocontrole.
O que vai sujar o seu nome, na verdade, é o acúmulo de faturas. Procure não deixar os vencimentos chegarem ou criar dívidas intermináveis. Isso sim provoca uma confusão nas finanças, como perder o controle sobre os vencimentos, datas e prazos. Tome sempre cuidado para não prejudicar o seu nome.
#2 Com as recompensas, as viagens se tornam gratuitas
Fique bem atento a esse detalhe para não se precipitar e investir pesado em compras para depois se prejudicar. As recompensas não tornam, infelizmente, as viagens totalmente gratuitas. Há, sim, os descontos e vantagens, mas é preciso estar atento aos detalhes adicionais e taxas.
. Como escolher o melhor cartão de crédito?
No momento em que troca as recompensas por passagens aéreas ou outras vantagens, o usuário permanece responsável pelos juros, taxas e alguns impostos determinados pelo governo. Em hospedagem, por exemplo, não fica isento de ter que quitar serviços adicionais como internet, alimentação, estacionamento, entre outros.
#3 Pegar as recompensas é fácil
O programa de recompensas é um benefício que tem agradado e atraído muitos usuários dos cartões de crédito. No entanto, não é tão fácil assim de ser recuperado. As milhas e recompensas de companhias aéreas, por exemplo, podem ser bem difíceis de garantir.
Isso, no entanto, não deve ser levado como um desafio ou empecilho. Pelo contrário, quem já tem o hábito deve estar sempre atento a esses detalhes, como por exemplo: prazos, especificidades para não ser lesado futuramente. Para ter acesso e direito aos melhores tipos de recompensa, é preciso estar disposto a abrir mão de conforto, agilidade e ter bastante paciência.