Um passo muito importante que investidores com um perfil mais moderado ou arrojado costumam fazer para obter boa rentabilidade é a aplicação de dinheiro em vários tipos de ações.
Anúncios
Contudo, aqueles que não conhecem ou que ainda estão estudando esse mercado, podem achar que ações são apenas papéis de empresas. De certa forma, até pode ser. No entanto, existem opções diferentes, dependendo da preferência do investidor.
Ficou curioso para saber quais são os tipos de ações disponíveis na Bolsa de Valores? Então continue a leitura! Vamos listar para você entender melhor quais as diferenças.
+ Como é formado o preço das ações e quem decide
+ Qual é o horário de funcionamento da Bolsa de Valores
+ Confira o Guia completo: como investir na Bolsa de Valores
Anúncios
1. Ações Ordinárias (ON)
Esse tipo de ação permite que o investidor participe de decisões relacionadas à empresa. Ou seja, ao adquirir uma ação desse gênero, o investidor passa a ter direito ao voto em assembleia de acionistas. Além disso, a sua rentabilidade vem a partir da participação nos lucros com dividendos.
Uma forma de diferenciar uma ação ordinária das demais é através da sua identificação. Normalmente, esse tipo de ação carrega uma sigla da companhia + número 3. Por exemplo: MGLU3 (ação ordinária da Magazine Luiza).
Esse tipo de ação também é conhecida no mercado apenas pela sigla ON.
Anúncios
2. Ações Preferenciais (PN)
Já as preferenciais (PN) são um tipo de ação em que o próprio nome diz bastante. Os detentores desses papéis possuem prioridade na hora de receber proventos e lucros da companhia a qual ele aporta dinheiro.
Isso significa que, na hora de receber os dividendos ou em momentos extremos como o de falência ou liquidação de uma companhia, esses investidores receberão antes dos investidores ordinários.
Para diferenciar uma ação preferencial de uma ação ordinária, é utilizado números como o 4, 5, 6, 7 e 8. Por exemplo: PETR4 (ação prioritária da Vale).
Em algumas companhias, é utilizada também outra maneira de diferenciar esses papéis entre classes A e B. Veja abaixo:
- Classe A: possui pagamento mínimo de dividendos – número final 5.
- Classe B: possui pagamento pré-estabelecido de dividendos – número final 6.
3. Units
Outro tipo de ação bem popular em bolsas são as Units. Elas funcionam como um pacote que contêm ações ordinárias e preferenciais.
Boa parte das companhias listadas apostam nesse tipo de conjunto para garantir a venda dos dois tipos de ações listadas anteriormente: ordinárias e preferenciais.
As units podem ser um conjunto das ações ordinárias e preferenciais, ou seja, concentrar os dois tipos de ações de uma empresa negociadas em um mesmo pacote de ativos.
Esse tipo de pacote pode acontecer quando uma das ações possui mais liquidez que a outra. Uma maneira de identificar as Units é através do ticker, ou seja, sua nomenclatura. Por exemplo: BIDI11 (units do Banco Inter).
Existem outros investidores que preferem classificar os tipos de ações listadas na bolsa pelo tamanho. Por isso, conheça abaixo essas categorias.
+ Bolsa de Valores das Favelas: entenda o que é e como investir
+ Índices da Bolsa de Valores e suas vantagens que você precisa conhecer
4. Blue Chip
Conhecidas também pelo termo large caps, as ações blue chip são papéis que possuem uma maior negociação em bolsas. Elas costumam custar mais caro por pertencerem a companhias que possuem maior valor de mercado.
Você, investidor iniciante, verá esse tipo de ação em empresas mais estabelecidas no mercado. Por isso, elas possuem um alto número de negociações e muitos investidores interessados. Ações blue chip possuem maior liquidez e porcentagem de dividendos.
5. Small Caps
Small caps são ações de empresas de menor capitalização em bolsas de valores. Apesar de pertencerem a companhias de menor capitalização, isso não significa que elas pertencem a empresas pequenas.
Esse é um nicho muito explorado por várias empresas, que chegam a ter faturamento na casa dos bilhões.
6. Mid Caps
Por fim, mas não menos importante, temos as mid caps. Essas ações são conhecidas por serem um meio termo, afinal estão entre as blue chips e as small caps.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de ações disponíveis nas bolsas de valores, que tal conhecer 5 coisas que todo mundo precisa saber antes de investir em ações. Confira!