Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Mais juros no rotativo e no cheque especial, e agora?

Escrito por: Bruna Somma em 31 de julho de 2019

A taxa de juros do cheque especial atingiu 322,2% ao ano. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (Bacen), no dia 26 de julho, os juros aumentaram 1,3 ponto percentual em relação a maio.

Apenas em 2019, os juros do cheque subiram 9,6%. À Agência Brasil, o chefe do Departamento de Estatísticas do Bacen, Fernando Rocha, explicou o porquê do aumento.

De acordo com ele, um banco aumentou a taxa e acabou por afetar a média. Por isso, Rocha alertou o custo elevado do cheque especial e a possibilidade de ser evitado.

“O cheque especial é uma modalidade a ser evitada, caso as pessoas consigam outra fonte de financiamento. É uma modalidade emergencial, cujos custos são muito altos. A taxa do cheque especial é 14 vezes maior do que o consignado”, disse.

Cheque especial e rotativo do cartão de crédito tiveram aumento na taxa de juros
Cheque especial e rotativo do cartão de crédito tiveram aumento na taxa de juros

Na prática, essa modalidade permite que o correntista ganhe um limite definido pelo banco. Ainda que ele não tenha dinheiro na conta.

A adesão ao cheque especial passou por mudanças em 2018. Quem usa mais de 15% do limite em 30 dias consecutivos passa a receber a possibilidade de parcelamento.

Isso com taxa de juros menores que o cheque especial determinada pelo banco.

O aumento das taxações cobradas pelos bancos ocorre em um momento de inadimplência relativamente estável.

Para pessoas físicas, por exemplo, a taxa de inadimplentes somou 3,3% em junho. No mês anterior, era de 3,4% e no fim do ano passado, 3,2%.

Aumento nas linhas de crédito

O valor médio do rotativo do cartão de crédito também subiu 0,3 ponto percentual comparado a maio deste ano. O que representa 300,1%.

O rotativo nada mais é do que o crédito que o consumidor aciona quando não pode pagar o valor total da sua fatura e não quer ficar inadimplente. Isso dura por 30 dias. Após o prazo, os bancos parcelam a dívida.

A taxa média do rotativo é formada pelos dados de consumidores inadimplentes e com as contas em dia.

No caso do correntista adimplente, que paga o valor mínimo da fatura em dia, a taxa chegou a 277,2% ao ano. Com recuo de 2,7 pontos percentuais em relação a maio.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu, em 2018, que os inadimplentes no rotativo do cartão de crédito paguem a mesma taxa de juros dos consumidores regulares.

Mesmo com a regra já em vigor, a taxa final cobrada aos adimplentes e inadimplentes não será igual.

Isso porque as instituições financeiras podem acrescentar à cobrança os juros pela multa e atraso.

Juros no rotativo e cheque especial: e agora?

Com os juros elevados, o poder de compra e investimentos na economia são inibidos. O que é um problema, de acordo com economistas, a ser enfrentado na gestão do presidente Jair Bolsonaro.

O Banco Central indicou que os cinco maiores conglomerados do país detinham, no final do ano passado, 84,8% do mercado de crédito.

Antes de assumir a presidência do Bacen, o economista Roberto Campos Neto, disse que o sistema bancário brasileiro não é mais concentrado que outras economias desenvolvidas.

Além disso, revelou que atuará fortemente para reduzir os juros bancários. Enquanto isso não acontece, como reagir ao aumento dos juros no rotativo e cheque especial?

A recomendação é que os consumidores não usem essas linhas de crédito. Caso seja extremamente necessário, o uso deve ser por um curto espaço de tempo.

Isso porque as taxas cobradas são elevadas. Especialistas indicam que os clientes substituam essas modalidades por linhas mais baratas.

Como o crédito consignado, por exemplo, cujas prestações do empréstimo são descontadas da folha de pagamento.

Bruna Somma

Jornalista formada pela UFRRJ, com passagens por redações de jornais, sites e Assessoria de Comunicação.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

transferir o financiamento do carro
Aumentos salariais em 2019
Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar os lucros
13° salário
cartão-de-crédito-com-cashback