Que NFTs e metaverso foram as principais assuntos de 2021, não dá para negar. Tanto é, que o dicionário britânico Collins escolheu a sigla de tokens não-fungíveis como um resumo de tudo que foi falado no ano anterior.
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Metaverso também não ficou para trás, sendo uma das palavras mais citadas em redes sociais. Tudo isso graças à mudança do Facebook Inc. para Meta.
E esses termos realmente chegaram para ficar! Aos poucos, NFTs e o metaverso vem tomando seu espaço e se tornando mais conhecidos no mundo fora da bolha de criptoativos.
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E a prova disso é que cada vez mais vemos marcas importantes ingressando neste mercado, seja através de espaços virtuais ou de itens colecionáveis. Ou seja, investindo num presente e num futuro não muito distante.
Entre essas marcas importantes com aproximação de ativos digitais, temos principalmente um mercado que até então era visto com uma certa distância: o de luxo.
Depois das quedas de faturamento durante o período de pandemia, – estimado em cerca de 93% quando comparado a 2019 – o metaverso e as NFTs foram a volta por cima dessas maisons da alta costura.
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Ficou curioso para saber quais são as marcas de luxo que apostam em NFTs e metaverso? Então continue a leitura. Vamos relevar para você quem são e quais são as marcas que investem nesse mercado digital. Confira!
Gucci
Apesar de estar em alta por conta do filme Casa Gucci, a marca já vem frequentando o mercado de ativos digitais há algum tempo através do Roblox. Isso mesmo!
A marca de luxo recriou seu museu Gucci Garden (Florença, Itália) no metaverso do game, que hoje é um dos jogos de mundo aberto online mais jogados do mundo.
E não parou por aí. O Gucci Garden virtual também possui uma loja em que usuários podem adquirir itens de luxo de edições limitadas aos jogadores. Tudo inspirado em versões reais já existentes no museu real.
De acordo com dados, o museu virtual recebeu cerca de 20 milhões de visitantes enquanto esteve aberto, entre os dias 17 e 31 de maio de 2021. Além disso, a marca também criou seu próprio NFT, chamado de Área, para sua coleção de outono. O token foi vendido pela casa de leilões Christie’s por US$20 mil.
Burberry
Outra marca de luxo muito querida no mundo da moda é a Burberry. Fundada em Londres, a marca criou uma coleção de NFTs no metaverso do Blankos Block Party, um jogo play to earn.
Segundo levantamento, a maison arrecadou cerca de US$375 mil.
Balenciaga
Mais uma marca de luxo muito influente é a Balenciaga. Recentemente, eles fizeram uma parceria com a Epic Games para criar itens exclusivos para o jogo Fortnite.
Além disso, os jogadores de Fortnite podem adquirir peças virtuais da Balenciaga para vestir seus avatares, mas também podem comprar itens idênticos e físicos da marca em sites e nas lojas da marca.
Dolce & Gabbana
Mostrando que também faz parte do mundo tecnológico, a marca Dolce & Gabbana também vem investindo em tokens não-fungíveis (NFT). Por isso, criaram uma coleção com nove peças, vendida por nada mais, nada menos que US$5,7 milhões.
Balmain
A grife de luxo francesa Balmain também aposta na produção de NFTs. Nesse sentido, a marca se uniu à criadora de brinquedos Mattel para criar uma coleção de três avatares da Barbie. Por fim, essa parceria rendeu cerca de 50 peças que se dividem entre roupas e acessórios.
Agora que você já conhece quais são as marcas de luxo que investem em NFTs e metaverso, que tal entender também quanto custa e como criar seu próprio token não-fugível? Confira!