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    Entenda o que é margem de lucro e saiba como calcular

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    Você, empreendedor, já ouviu falar no termo margem de lucro? Pois é. Esse é um importante indicador que permite a você compreender melhor como está o desenvolvimento do seu negócio.

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    Mesmo que seja um dado fundamental, é comum encontrar pessoas que não saibam como calcular essa informação. Como resultado, é possível que esses donos de negócio estejam oferecendo seu produto ou serviço de forma errada no mercado.

    O problema é que, a longo prazo, não saber a sua margem de lucro pode prejudicar a vida útil de seu empreendimento.

    E isso é muito comum de acontecer. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos por falta de uma gestão eficiente.

    Vale lembrar que também não importa qual seja o seu segmento de atuação. Ao se tornar uma empresa, é essencial saber exatamente qual a sua margem de lucro.

    Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o funcionamento da margem de lucro? Então continue a leitura! Vamos mostrar para você uma maneira efetiva de entender o funcionamento desse dado dentro da sua empresa. Confira!

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    empreendedor trabalhando na lanchonete
    A margem de lucro é a principal responsável pela saúde financeira da sua empresa

    Afinal, o que é a margem de lucro?

    Antes de mais nada, a margem de lucro é um indicador que diz muito sobre seu negócio.

    Isso porque, com ele, é possível entender o quanto a sua empresa ganhou com a venda de um produto/serviço. Sendo assim, a margem de lucro pode ser resumida como o percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total.

    Para chegar a esse lucro, é necessário colocar na ponta do lápis vários indicadores importantes como o lucro bruto e o lucro líquido.

    Como chegar a minha margem de lucro?

    Para chegar a margem de lucro do seu negócio, é necessário avaliar todo o seu faturamento durante determinado período. Em seguida, você terá que subtrair todos os valores gastos para desempenhar aquele tipo de serviço.

    Existe uma fórmula específica utilizada para esse tipo de cálculo, e ela é:

    Publicidade

    margem de lucro = lucro bruto / despesas totais

    Para exemplificar, podemos utilizar o exemplo de um Microempreendedor Individual. Por lei, o teto máximo anual de um MEI é de R$81 mil. Dividindo pelo total de meses, cada microempreendedor pode faturar, no máximo, R$6.750.

    Por isso, vamos supor que esse MEI tenha faturado esse valor máximo em um mês. Nesse sentido, suas despesas serão de:

    • Receita total: R$6.750
    • Custos: R$2.500
    • Lucro: R$6.750 – R$2.500 = R$4.250
    • Margem de lucro: R$4.250 / R$6.750 = 63%

    Sendo assim, um microempreendedor individual que faturou em um mês o teto máximo mensal permitido e que teve apenas R$2 mil em custos, obteve um lucro de 63%.

    Por que saber a margem de lucro é tão importante?

    Porque através da margem de lucro é possível mensurar a saúde financeira do seu negócio. Com ela, é possível entender se o preço que você cobra de seus clientes é justo, se você poderia aumentar o valor, entre outros tipos de informações.

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    Existem muitos empreendedores que se esquecem de incluir os custos em cima do preço final de um produto ou serviço.

    O resultado disso é que esses negócios acabam ficando no prejuízo. Além disso, o problema é que a longo prazo, essa atitude pode prejudicar seu empreendimento.

    Por isso, é extremamente necessário que, antes mesmo de abrir o seu negócio, você saiba um pouco mais sobre esses cálculos burocráticos. Até porque, são eles que podem ajudar você a manter seu empreendimento vivo por mais tempo.

    Agora que você já sabe como calcular sua margem de lucro, que tal conhecer também como começar a vender online. Confira!

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    Loyane Lapa
    Loyane Lapa
    Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

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    O problema é que, a longo prazo, não saber a sua margem de lucro pode prejudicar a vida útil de seu empreendimento.

    E isso é muito comum de acontecer. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos por falta de uma gestão eficiente.

    Vale lembrar que também não importa qual seja o seu segmento de atuação. Ao se tornar uma empresa, é essencial saber exatamente qual a sua margem de lucro.

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    Isso porque, com ele, é possível entender o quanto a sua empresa ganhou com a venda de um produto/serviço. Sendo assim, a margem de lucro pode ser resumida como o percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total.

    Para chegar a esse lucro, é necessário colocar na ponta do lápis vários indicadores importantes como o lucro bruto e o lucro líquido.

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    Para chegar a margem de lucro do seu negócio, é necessário avaliar todo o seu faturamento durante determinado período. Em seguida, você terá que subtrair todos os valores gastos para desempenhar aquele tipo de serviço.

    Existe uma fórmula específica utilizada para esse tipo de cálculo, e ela é:

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    Para exemplificar, podemos utilizar o exemplo de um Microempreendedor Individual. Por lei, o teto máximo anual de um MEI é de R$81 mil. Dividindo pelo total de meses, cada microempreendedor pode faturar, no máximo, R$6.750.

    Por isso, vamos supor que esse MEI tenha faturado esse valor máximo em um mês. Nesse sentido, suas despesas serão de:

    • Receita total: R$6.750
    • Custos: R$2.500
    • Lucro: R$6.750 – R$2.500 = R$4.250
    • Margem de lucro: R$4.250 / R$6.750 = 63%

    Sendo assim, um microempreendedor individual que faturou em um mês o teto máximo mensal permitido e que teve apenas R$2 mil em custos, obteve um lucro de 63%.

    Por que saber a margem de lucro é tão importante?

    Porque através da margem de lucro é possível mensurar a saúde financeira do seu negócio. Com ela, é possível entender se o preço que você cobra de seus clientes é justo, se você poderia aumentar o valor, entre outros tipos de informações.

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