Meu primeiro cartão de crédito: como conseguir, qual o melhor? E mais!

0
327
cartões de crédito sem anuidade
3
(2)

Se você está em busca do primeiro cartão de crédito, talvez esteja se perguntando algumas coisas, como: qual é a melhor opção? Como solicitar? O que preciso saber antes de contratar um?

Anúncios

As respostas para essas perguntas existem e é fundamental conhecê-las antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Afinal, um cartão de crédito é um item de grande impacto na vida financeira. Então deve ser escolhido com cuidado.

Anúncios

Quando se trata do primeiro cartão, especificamente, existem alguns detalhes, dicas e cuidados especiais que vale a pena tomar conhecimento. Por isso, FinanceOne conta a seguir tudo o que você precisa antes de solicitar o seu!

5 coisas para saber antes de contratar seu primeiro cartão de crédito

Um cartão funciona como um tipo de empréstimo. Ou seja, a instituição financeira concede um limite de crédito e o cliente pode fazer compras – à vista ou parceladas dentro desse limite.

O valor gasto será pago depois, com juros (embora existam alguns parcelamentos sem juros também). Mas essa noção geral de como funciona o cartão você já deve saber. 

Anúncios

Antes se solicitar o seu primeiro cartão de crédito, apenas tenha em mente alguns tópicos importantes:

  • O limite de crédito concedido pelo banco será baseado em seu histórico financeiro
  • Esse limite será definido já no momento da emissão do cartão, mas ele pode aumentar com o tempo, se você manter um bom histórico de crédito (pagar em dia, etc)
  • Apenas maiores de idade (18 anos) podem ter ser titulares de um cartão – mesmo que tenha conta corrente, o menor não pode ter seu próprio cartão, no máximo ele pode entrar como dependente de outro titular usando um cartão adicional
  • Para pedir o cartão de crédito, você precisa ter o nome limpo, não estar negativado
  • Alguns bancos podem exigir uma renda fixa ou renda mínima ou ainda que o cliente possua uma conta corrente no banco emissor

Como contratar meu primeiro cartão de crédito?

Para solicitar o primeiro cartão de crédito é necessário ter 18 anos completos. Porém, isso não é uma garantia de que o produto será aprovado. 

Além de ser maior de idade, por se tratar de um tipo de crédito sem garantia, é necessário ter um bom perfil. Ou seja, nunca ter ficado devendo ou ter o nome sujo e, de preferência, possuir uma renda.

Ao solicitar o cartão (geralmente dá para fazer isso pelo site ou aplicativo do banco), a instituição financeira emissora vai avaliar o seu perfil.

É por isso que, no momento do pedido, será necessário fornecer dados como seu CPF e, algumas vezes, até o comprovante de renda. 

Após uma análise detalhada do perfil do cliente – na qual cada banco tem suas próprias regras e critérios de aprovação –, o cartão será aprovado (ou não). Sendo aprovado, você poderá partir para a efetiva contratação. 

Algumas instituições pedem que o cliente vá até a agência assinar o contrato. Mas hoje em dia, principalmente quando são bancos digitais, muitas vezes é possível realizar tudo sem sair de casa. 

Se o cartão não for aprovado, não adianta muito tentar solicitá-lo novamente em seguida. Neste caso, é melhor procurar outra opção, de outro banco ou instituição financeira.

Ao contratar o cartão, fique atento às condições, taxas e juros previstas no contrato!

bolso de uma calça cheio de cartões de crédito sem anuidade
Primeiro cartão de crédito requer idade a partir de 18 anos e nome limpo

Qual cartão de crédito é o melhor?

Agora que você já sabe como funciona o processo para solicitar o seu primeiro cartão de crédito, talvez esteja se perguntando: qual escolher? Existem muitas opções no mercado, que atendem aos mais diferentes públicos. 

Por isso, o primeiro passo é ter clareza sobre quais são seus objetivos com o cartão: precisa de um cartão apenas para pagar contas? Quer acumular pontos e milhas para viajar? Prefere um programa de cashback para economizar? Quer isenção de anuidade?

Vale destacar que quanto mais benefícios o cartão tem, mais difícil é conseguir a aprovação e mais cara é a anuidade. Por isso, para um primeiro cartão de crédito, talvez seja melhor optar por um mais simples. 

Isso não quer dizer que você deve escolher qualquer um, leve em conta principalmente se ele tem anuidade gratuita. Mas tenha em mente que é mais fácil solicitar uma opção mais básica em um primeiro momento. 

Dica: se é seu primeiro cartão, prefira solicitá-lo no banco onde você já tem conta corrente. Isso porque alguns bancos já têm limites de crédito pré-aprovados para seus clientes e tendo um bom histórico com a instituição é mais fácil conseguir o cartão. 

Outras opções de cartão que podem ser mais fáceis de conseguir, se for a primeira vez, são:

  • Cartões de lojas – mas fique atento aos juros e condições, que podem não ser muito vantajosos
  • Universitários – liberados para quem está na faculdade e já tem uma conta corrente
  • Cartões sem anuidade

Talvez, os isentos de anuidade sejam a melhor opção para um primeiro cartão de crédito. Por não terem taxa, eles costumam ser mais básicos, mas atendem as necessidades primordiais. 

Além disso, como é seu primeiro cartão, é bem possível que descubra outra opção melhor no futuro. Se isso acontecer, não terá gasto dinheiro “à toa” com o cartão anterior, já que ele era sem anuidade. 

+ o que é parcelamento automático da fatura de cartão de crédito

Dicas para usar seu primeiro cartão de crédito

Uma vez que esteja com o seu primeiro cartão de crédito em mãos, fazer um bom uso dele é fundamental. 

Assim, não prejudicará suas finanças (pelo contrário, o cartão pode ser um grande aliado) e ainda terá mais chances de conseguir um cartão melhor em uma próxima contratação. 

Confira duas dicas fundamentais para usar seu primeiro cartão de crédito:

#1. O limite é seu melhor amigo, respeite-o

Evite ao máximo estourar o limite do cartão e também das suas finanças pessoais. Gaste aquilo que está dentro do seu poder aquisitivo. 

Lembre-se que a fatura vai chegar com prazo no mês seguinte e, se você não tiver o dinheiro para pagar, terá de lidar com os juros do seu primeiro cartão de crédito.

Alguns especialistas em finanças recomendam que a pessoa gaste apenas 30% do salário com compras no cartão. Extrapole esse percentual apenas se estiver usando-o para pagar suas contas fixas, como luz, água etc. 

#2. Mantenha os pagamentos em dia

Qualquer cartão de crédito cobra juros em caso de atraso. E, em muitos casos, esses juros são elevados – principalmente se é o primeiro cartão de crédito, que costuma ser uma opção mais básica. 

Então organize-se para não perder o prazo. Se for viável, vale a pena colocar o pagamento em débito automático. 

E na hora de contratar o cartão, quando for questionado sobre a melhor data para vencimento da fatura, escolha a mais próxima do recebimento do seu salário. Assim, diminui as chances de deixar de pagar.

Os juros rotativos do cartão de crédito, cobrados em caso de atraso da fatura, podem chegar a mais de 16% em algumas instituições.

Gostou do conteúdo? Sente-se pronto para solicitar o seu primeiro cartão de crédito? Então leia agora: Cartões de crédito sem anuidade: 25 melhores opções de 2022

O que achou disso?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui