InícioNotíciasFinanças PessoaisVeja como consultar seu score de crédito em 4 passos

Veja como consultar seu score de crédito em 4 passos

5
(3)

Com certeza você já ouviu os termos “score de crédito“, “Serasa score” ou algo parecido, certo? Mas você sabe como funciona e como consultá-lo?

Toda vez que uma pessoa realiza um financiamento ou solicita um cartão de crédito, por exemplo, a empresa pode aceitar ou recusar a proposta. E um dos principais critérios avaliado é o score de crédito.

Por isso, veja como consultá-lo gratuitamente e como ele é calculado neste texto. Boa leitura!

O que é score de crédito?

O score de crédito é a nota dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico como pagadora. Ele considera uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.

Ou seja, quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a diversas modalidades de crédito.

Lojas, empresas e bancos utilizam os sistemas de consulta do score de crédito para avaliar se o consumidor é capaz de pagá-los. E o Serasa Score é um dos modelos estatísticos utilizados nessa análise de risco.

Vale lembrar que a pontuação do CPF varia entre zero a 1.000, e alguns critérios dessa avaliação são:

  • histórico de negativação;
  • pagamentos em dia;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • cadastro atualizado.

Mas, calma! Se o seu score estiver baixo, isso não quer dizer que você esteja, por exemplo, com o nome sujo, mas a empresa pode ver você como um consumidor com maior risco de inadimplência e, dessa forma, lhe impor juros mais altos.

+ Como conseguir um empréstimo com score baixo?

Como consultar score de crédito pelo Serasa?

Consultar o seu Serasa Score é muito fácil, rápido e o melhor, grátis! Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do Serasa Score;
  2. Clique no botão rosa “Consultar meu score grátis”;
  3. Insira o seu CPF e clique em “Confirmar”. Caso você já tenha cadastro, o site irá solicitar a sua senha de acesso. Se não, será necessário preencher um formulário com suas informações;
  4. Depois de logado, você já poderá consultar a sua pontuação.

O Serasa Score também pode ser consultado através do aplicativo para dispositivos móveis, disponível na App Store e Play Store.

consultar score de crédito
Saiba como consultar score de crédito pelo Serasa

Por ser a pontuação mais consultada pelas empresas, é importante dar atenção ao seu Serasa Score e tomar cuidados para que ele não diminua.

Manter o nome limpo, quitar dívidas antigas e pagar todas as contas dentro do vencimento, por exemplo, são apenas algumas dicas.

Recentemente, o Serasa lançou uma ferramenta chamada Serasa Turbo. Nela, o consumidor pode saber antecipadamente quantos pontos o seu score vai subir caso ele quite uma dívida antiga, limpe o nome ou atualize seus dados cadastrais, por exemplo.

Como o score é calculado?

Existem diversos mitos na internet sobre como as empresas calculam o score de crédito de uma pessoa. No entanto, a verdade é que a pontuação é um cálculo estatístico baseado em informações financeiras sobre o consumidor, como dados comportamentais e cadastrais.

Além disso, são levados em consideração os hábitos financeiros do consumidos, tais como:

  • regularidade de pagamentos na data prevista;
  • grau de relacionamento com o mercado;
  • número de serviços financeiros contratados.

De fato, as empresas não informam ao consumidor em detalhes como calculam as notas, mas relatam os critérios que são considerados.

Em caso de score baixo, por exemplo, o usuário pode questionar se é devido a uma dívida em aberto, frequência de pagamentos feitos com atraso ou ausência de mais dados positivos.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem o passo a passo de como consultar o score de crédito.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui