Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Mudança na regra da LCA: entenda

Escrito por: Priscila Gomes em 25 de março de 2019

O Conselho Monetário Nacional realizou uma mudança na regra da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Você sabe quais foram as alterações? Ao que tudo indica não há motivos para se preocupar, pois essas mudanças podem ficar bem mais atraentes aos investidores a partir de agora.

investimentos para profissionais liberais Mudança na regra da LCA

As alterações foram feitas de acordo com uma regra que existia anteriormente. Ela mantinha fixo um teto para o juro praticado de 8,5%.

Apesar de extinta a regra, os juros permanecem conforme a necessidade ou acordo com os próprios rendimentos.

O que é a LCA?

A Letra de Crédito do Agronegócio, mais conhecida como LCA, é uma espécie de empréstimo a bancos que permite que esse dinheiro seja voltado para as práticas de agronegócio

Isso independentemente da atividade ou segmento, pois ela visa apenas os potenciais tipos de trabalho.

Esses papeis também possuem isenção de Imposto de Renda, mas esse benefício é direcionado apenas a pessoas físicas.

O empréstimo de dinheiro dos bancos para os produtores rurais já existe e seus juros aplicados geram lucro em cima do empréstimo.

Ao investir em LCA há um fortalecimento do banco para que consequentemente ele tenha a possibilidade de emprestar mais dinheiro.

Esse mesmo lucro é compartilhado com o próprio investidor, podendo variar conforme o tempo ou rendimento de cada modalidade.

Juntamente à mudança na regra da LCA acaba o teto de juros dos empréstimos a produtores.

Agora, os rendimentos poderão ser acima de 8,5% ao ano para os investidores e os retornos podem ser maiores ou menores de acordo com o vencimento, variando de um a três anos.

Mudança na regra da LCA pode facilitar investimentos

Há especialistas confirmando que tudo isso pode facilitar novos investimentos, mas poucos são aqueles que percebem os benefícios da mudança na regra da LCA, o quanto ela é confiável e possui um retorno positivo.

Por esse motivo, algumas pessoas já se afastaram do investimento.

Provavelmente, os investidores que possuem renda fixa serão beneficiados, pois os bancos terão margens maiores e, por consequência, a remuneração passa a se tornar mais atrativa.

Quais riscos podem ser gerados?

A atenção aos períodos de carência e vencimento é muito importante. Além, é claro, da taxa de juros que será determinada, seja dentro de um rendimento pré-fixado ou não.

– Crédito: se o banco não pagar o que deve ao investidor, a LCA passa a ter um risco de crédito.

O risco pode ser atenuado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante aplicações que chegam a R$250 mil por pessoas físicas ou jurídicas.

– Liquidez: os investidores que desejarem diminuir os riscos de liquidez devem manter sua atenção às informações das datas de vencimento e carência.

A data de vencimento nada mais é do que quando o título vence e o resgate é transferido imediatamente para a conta do investidor.

Em contrapartida, a data de carência é quando o dinheiro já pode ser resgatado seja parcialmente ou integralmente, mesmo antes do vencimento do título.

Vale lembrar que a carência mínima da Letra de Crédito do Agronegócio é de três meses.

baixar ebook gratis

Entenda mais sobre LCA, LCI e CBD

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito Agropecuário) são bem parecidas. O mecanismo de aplicação, a remuneração e o resgate quase não sofrem alterações para os investidores.

Uma curiosidade que faz diferença na hora da escolha é que esses investimentos são isentos de Imposto de Renda independentemente do tempo da aplicação.

Eles não exigem taxa de administração e possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Os seus investimentos geram juros durante o tempo que permanecem por lá, ou seja, quanto mais tempo ficar, mais dinheiro você arrecadará.

Existem dois juros para as aplicações:

– juros pré-fixados, que é quando o investidor sabe quanto renderá na data do resgate;

– juros pós-fixados, que dependem da variação de um índice selecionado e, por isso, só é possível saber o valor na data do resgate.

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido pelo banco em favor do investidor.

Essa modalidade de investimento funciona da seguinte maneira: o investidor empresta o dinheiro ao banco, que posteriormente devolve com juros.

Qual o melhor investimento?

É comum que os maiores bancos ofereçam LCI e LCA para investimentos, pois sua contribuição é mais elevada. Somente o Banco do Brasil autoriza LCI com valores mais acessíveis, com o mínimo de R$1 mil.

Diante desse fato, talvez eles não sejam tão interessantes para quem possui pouco dinheiro para investir.

Então, a segunda opção, que neste caso é o Certificado de Depósito Bancário, é ideal para o investidor que quer iniciar com um valor menor.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
conta conjunta
Quando não vale a pena investir em ações?
Diversificação de investimentos: como começar?
letra-de-câmbio