Início Notícias Finanças Pessoais Quais taxas de empréstimo podem ser cobradas

Quais taxas de empréstimo podem ser cobradas

1
(1)

Você é daqueles que quando as coisas apertam procura ajuda? E quando o assunto é dinheiro, já pensou nas taxas de empréstimo? Sair do aperto é bom, mas é preciso saber quais taxas são cobradas e entender o motivo.

São diversos os motivos pelos quais as pessoas optam por pedir um empréstimo atualmente, seja para pagar uma dívida, para adquirir algum bem ou para complementar algum objetivo imediato, como viagens.

No entanto, todo empréstimo vem acompanhado das taxas e juros, que são cobradas pelas instituições de diversas formas, com o intuito de retornar o valor que foi passado com um percentual acima.

taxas-de-empréstimo

O tempo para pagamento desse empréstimo também é algo variado. Mas isso, no entanto, é o que pouco importa, pois o cliente pode escolher o que fica melhor dentro do orçamento.

O cuidado mesmo deve ser em observar os valores que são cobrados como taxas, que muitas vezes passa despercebido.

A pergunta é: no que você presta mais atenção, no valor das parcelas ou nos juros?

Taxa de cadastro não pode ser cobrada

A pergunta que muita gente costuma se fazer é sobre a taxa de cadastro. Ela pode ser cobrada? A resposta já foi dada acima e é não.

Isso porque os custos que estão sobre a abertura de um crédito ou empréstimo originados de um banco ou instituição financeira já estão sob as atribuições e atividades dessa instituição.

Dessa forma, se cobrada, qualquer taxa para cadastro pode ser considerada indevida e ilegal, uma vez que os juros caracterizam os custos da efetivação do empréstimo ou financiamento.

É muito comum pessoas se passarem por instituições e simularem empréstimos, dessa forma pegando dados do cliente e incentivando a pagar para que o mesmo possa ser efetivado.

Eles usam o argumento de que a liberação depende do pagamento dessa taxa referente ao cadastro. Tenha muito cuidado com isso.

Taxa de juros nominal

A taxa de juros nominal é a taxa comum que todo mundo já conhece e que as propagandas apresentam, ou você já deve ter visto nos sites de instituições com oferta de empréstimo.

Essa taxa, no entanto, pode ser fixa ou variável conforme o perfil do consumidor. Além disso, pode ser possível a realização de uma análise de credor.

Se você está em tempo de pesquisa e fazendo consulta para saber qual o melhor tipo de empréstimo ou lugar para realizá-lo, esse pode ser um dos fatores a serem analisados. Você pode consultá-las em todas as situações.

A consulta desses juros é sem custo e livre de impostos. Dessa forma, somente quando a oferta é fechada que poderão ser incorporados outros valores e não durante a transação.

Imposto IOF e seguro

Outra taxa é o IOF, como é conhecido o Imposto sobre Operações Financeiras, que é cobrado em todo o país.

Para os empréstimos o valor costuma ser de 0,38% sobre o valor solicitado, além de uma taxa do dia em que a oferta foi contratada.

Nesse caso, não tem como fugir. Essa é uma taxa comum e que estará sempre presente. O IOF é obrigatório em qualquer empréstimo.

Há também os seguros, uma forma de garantia. Alguns empréstimos poderão incluir essa taxa como forma de proteção ao cliente, em respaldo para situações como desemprego ou óbito.

Essa garantia vem como algo positivo e pode ajudar em casos de imprevistos. No entanto, como tendência de todo seguro, ela deixará o valor final um pouco mais caro do que o normal.

É preciso, antes de tudo, durante a pesquisa, saber todos os detalhes do empréstimo e se ele será vantajoso para você.

Os valores cobrados serão exorbitantes e se encaixam no seu orçamento? Está sendo cobrado dentro da legalidade? Desconfia de algo? Consulte, se preciso, pessoas de confiança.

Dicas para pegar empréstimo sem se afundar mais

Somente pegar empréstimo não é necessário para aliviar as dívidas ou acabar com os seus problemas.

É preciso avaliar os riscos e não cometer erros para se afundar ainda mais.

O importante é saber entender o que te levou a essa situação. Como, também, o que está te fazendo pegar esse empréstimo.

Foi a sua primeira opção ou a última?

Há algumas dicas para você fazer um empréstimo sem ficar ainda mais endividado e ele ser a solução, não mais um problema.

São elas:

-> Contratar o crédito consignado;

-> Ficar atento aos golpes do empréstimo online;

-> Procurar por empréstimos mais baratos e refinanciar as dívidas;

-> Organizar a vida financeira;

-> Comparar o Custo Efetivo Total;

Quer saber mais sobre cada uma dessas cinco dicas essenciais para você fazer um empréstimo seguro? Saiba como aqui!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Cobrança de tarifas bancárias indevidas: como agir?

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram, em 2010, que bancos não poderiam cobrar tarifas bancárias por alguns serviços essenciais....

Nubank x C6: compare os cartões de crédito

A procura por cartões de crédito dos bancos digitais tem crescido cada vez mais, principalmente porque muitos não cobram anuidade. E opção...

Como trabalhar na Loggi? Confira todos os detalhes

O número de compras pela internet cresceu durante a pandemia em 81% no mês de abril, em relação ao mesmo período do...

Cursos pré-vestibular online: compare 4 opções

Seja pela falta de tempo ou por preferir a comodidade de estudar em casa, os cursos pré-vestibular online vem se tornando uma...

Renda Cidadã: programa ficará para depois das eleições

O senador Márcio Bittar, relator do Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda do governo, confirmou que o projeto só será...

6 vantagens de trabalhar em um coworking

O coworking é uma tendência de local de trabalho em crescimento. E quem é profissional liberal ou freelancer sempre tem a dúvida...