Negócio próprio: saiba quais são as vantagens e desvantagens

0
739
Mão masculina desenha ideias de negócios no papel
3
(2)

Ter um negócio próprio é, cada vez mais, uma alternativa ao trabalho por conta de outros, uma opção para desempregados ou simplesmente para empreendedores que desejam concretizar os seus sonhos.

Anúncios

No entanto, apesar do aumento do número de pessoas com esse espírito empreendedor, nem todas têm um profundo conhecimento do que significa empreender e não conhecem bem as vantagens, desvantagens, como iniciar um negócio e que tipo de negócios lucrativos podem ser desenvolvidos.

+ 5 lições das Olímpiadas para o empreendedorismo

Anúncios

Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de ter um negócio próprio? Continue lendo!

Vantagens de ter um negócio próprio

Começar com as boas notícias é maravilhoso, não é? A partir de agora, você verá quais são os benefícios de ter um negócio próprio!

+ Negócios em alta: mais de 20 ideias para empreender em 2021!

Anúncios

Você não precisa seguir as ordens de um chefe

Quando você empreende em um novo negócio, seja ele físico ou internet, existe a vantagem de ser seu próprio chefe e alcançar a tão desejada autonomia no trabalho.

Ou seja, você mesmo pode organizar suas demandas e atividades de acordo com o seu ritmo de trabalho, disponibilidade e preferências.

Ser seu próprio chefe permite que você descubra a metodologia de trabalho ideal para você e aprenda algo que talvez nunca imaginou fazer.

Faz o seu próprio horário de trabalho

Outra vantagem de ter o próprio negócio é poder escolher os horários que você vai trabalhar. Com isso, você consegue combinar a sua vida pessoal com a profissional.

Porém, isso é algo que deve ser feito com muito cuidado!

Isso porque o fato de não ter, teoricamente, um horário para cumprir pode ser tentador. E aí você acaba deixando de realizar as tarefas do trabalho para fazer outras. Por isso, nossa recomendação é que essa flexibilidade em relação ao seu próprio horário seja utilizado de forma inteligente e administrada da maneira mais correta possível.

Você pode utilizar, por exemplo, aplicativos que controlam a gestão de demandas.

Pode trabalhar de qualquer lugar

Quando você empreende, especialmente se você decidir criar algum tipo de negócio digital, você pode trabalhar em qualquer lugar. Ou seja, ter um negócio próprio permite trabalhar a partir de casa, no escritório, nas instalações dos clientes e até mesmo fora do país.

Maior flexibilidade para estar com a família

Outro benefício de ter um negócio próprio é que, se você se organizar bem e conseguir ser produtivo, terá mais flexibilidade para estar com sua família e amigos.

Além disso, você pode se tornar um nômade digital e ganhar dinheiro pela internet, inclusive enquanto viaja com seus familiares.

negócio próprio: profissional freelancer de frente para o notebook segurando uma caneca
Saiba quais são os prós e contras de abrir um negócio próprio

As desvantagens de ter um negócio próprio

Agora, vamos mostrar o lado negativo de ter um negócio próprio:

Você tem uma maior responsabilidade

Todas as decisões do negócio vão recair sobre você. Por isso, esse será um dos maiores desafios ao abrir um negócio próprio, pois terá que prestar atenção em todos os detalhes ao mesmo tempo em que gere clientes ou fornecedores, por exemplo.

Ou seja, tudo isso pode implicar trabalhar fora de horas e mais horas do que o normal no trabalho por conta de outros.

Os riscos são maiores quando se tem um negócio próprio

Você aposta alto quando toma a decisão de empreender. Poderíamos dizer que sempre haverá o risco e a possibilidade de que o negócio não dê certo, ou seja, que você perca dinheiro e que tenha que voltar a procurar um emprego convencional.

Iniciar um negócio próprio implica investir física e monetariamente, sempre com o risco de o negócio não crescer como previsto. As receitas poderão demorar a entrar e até poderá ser necessário mais investimento ao longo do tempo.

Viu, só? Ter um negócio próprio tem suas vantagens e desvantagens, mas é possível sim empreender! Além disso, existem muitas formas de ter o seu próprio negócio: pode trabalhar como freelancer ou abrir a sua própria empresa.

Gostou desse texto? Quer continuar se atualizando sobre como empreender? Então leia agora mesmo: 7 dicas para montar o próprio negócio.

O que achou disso?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui