Nubank pausa empréstimo atrelado à portabilidade de salário. Entenda!

0
766
Três pessoas segurando cartão Nubank
5
(1)

O Nubank anunciou uma pausa no empréstimo atrelado a portabilidade de salário para novos clientes. Mas, para quem já usava a modalidade, nada muda. Ou seja, as parcelas e pagamentos continuam seguindo as mesmas condições do momento da contratação.

Anúncios

“O Nubank está sempre buscando oferecer a melhor experiência e solução financeira para os clientes. Por isso, em junho de 2022, pausamos a oferta de empréstimos com portabilidade de salário para novas contratações”, informou o banco.

O empréstimo com portabilidade de salário do Nubank foi lançado em fevereiro de 2021. De acordo com a empresa, essa opção permite uma análise mais precisa do perfil de crédito de cada cliente. Além disso, a taxa de juros é reduzida e definida individualmente.

Anúncios

“O empréstimo vinculado à portabilidade de salário para a conta do Nubank é uma forma simples e criativa para substituir empréstimos tradicionais como os consignados, muitas vezes burocráticos e pouco transparentes. Com essa nova modalidade, conseguimos entender melhor o perfil de crédito de nossos clientes e oferecer as melhores taxas possíveis, de acordo com a necessidade real do usuário”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, na época de lançamento do empréstimo.

“Queremos entregar uma solução prática, rápida e descomplicada para o consumidor”, complementou.

+ Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas?
+ 4 cuidados antes de pedir um empréstimo

Anúncios

Como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário permite que funcionários com conta-salário escolham o banco que queiram receber sua remuneração mensal.

Desta forma, salários e recursos financeiros, por exemplo, são transferidos da instituição onde uma pessoa tem sua conta salário para a conta destino desejada.

Ou seja, com a portabilidade os trabalhadores não ficam “presos” ao banco que a empresa empregadora tem convênio, por exemplo.

No entanto, vale lembrar que os funcionários ainda precisam abrir a conta salário onde seu empregador exigir, mas podem escolher enviar o dinheiro automaticamente para a conta que quiserem.

Em resumo:

  • a conta salário é a conta aberta pelas empresas para fazer o depósito mensal dos salários dos funcionários;
  • a portabilidade pode ser feita para uma conta corrente ou conta de pagamentos, como acontece no Nubank;
  • com a portabilidade, a conta salário continua existindo, mas os depósitos feitos pela empresa são transferidos automaticamente para a conta escolhida pelo funcionário.

Essa transferência pode acontecer pelo período que o cliente desejar e os bancos não podem cobrar por ela.

Os interessados podem pedir a portabilidade de salário diretamente pelo aplicativo da Nubank. Não há nenhum tipo de custo.

+ Conta corrente e conta salário: entenda as diferenças

homem segurando celular
Empréstimo pode ser solicitado facilmente pelo app do banco (Foto: Divulgação)

Como funcionava o empréstimo com portabilidade de salário na Nubank?

Para solicitar o empréstimo com portabilidade de salário Nubank não era necessário ter contato com o departamento de Recursos Humanos da empresa ou entrar em contato com a agência bancária por onde recebe o salário.

O objetivo, segundo o Nubank, era facilitar a vida das pessoas, não só no momento de contratar, mas também na hora de realizar os pagamentos.

Os pagamentos do empréstimo com portabilidade não são descontados diretamente do salário de quem contratar – o cliente paga suas parcelas normalmente, por ser um empréstimo pessoal. Logo, o dinheiro sai direto do saldo da conta do Nubank.

O banco não informou por quanto tempo a funcionalidade ficará suspensa para novos clientes. Mas, a expectativa é de que em breve o serviço volte a funcionar.

Por isso, se você está curioso para saber como fazer o empréstimo com a portabilidade? A seguir, confira o passo a passo!

Passo a passo para fazer o empréstimo com portabilidade de salário

  1. Entre no app Nubank e clique na opção de empréstimo. Em seguida, escolha “empréstimo com portabilidade de salário”;
  2. Escolha o valor do empréstimo, o número de parcelas e a data de pagamento da primeira parcela;
  3. Selecione “trazer salário”;
  4. Leia as informações da próxima tela e clique em “continuar com portabilidade” para seguir com a solicitação;
  5. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha (você pode encontrar essa informação no seu contrato ou na carteira de trabalho) e aperte “continuar”;
  6. Insira a razão social do seu empregador;
  7. Selecione o banco em que sua empresa processa as folhas de pagamento (quem já tem portabilidade em algum lugar, o banco informado continua sendo o que a empresa originalmente deposita);
  8. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app Nubank;
  9. Para confirmar a portabilidade e o empréstimo, na tela seguinte, clique em “continuar com empréstimo”;
  10. Confirme o valor solicitado e toque em “Contratar empréstimo”;
  11. Pronto! O valor do empréstimo já vai direto para a sua conta.

Qual a diferença do empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo consignado?

No empréstimo consignado, o valor da parcela é descontado da folha de pagamento ou do benefício previdenciário (aposentadoria do INSS, por exemplo) do contratante.

Além disso, para contratar um empréstimo consignado é preciso conversar com o RH da empresa empregadora, ir à uma agência bancária, entre outros trâmites burocráticos.

Já o empréstimo com portabilidade de salário pode ser solicitado digitalmente e o cliente não precisa comunicar o RH de sua empresa para contratar o empréstimo. O valor também não ´de descontado automaticamente do salário.

Ao contrário, o pagamento é descontado do saldo da conta na data de vencimento de cada parcela, como um débito automático. Caso o cliente não tenha saldo suficiente para quitar o valor na data estabelecida, a parcela fica em atraso e deve ser paga manualmente no app.

Vale a pena pedir empréstimo com portabilidade de salário?

Uma das principais vantagens desse modelo de empréstimo é a opção de juros mais vantajosos. Mesmo comparado ao consignado, que também oferece juros mais baixos, o empréstimo com portabilidade de salário é mais prático.

Todo o processo de contratação pode ser feito digitalmente e sem burocracias. Além disso, o desconto das parcelas não sai diretamente do salário do cliente, que pode definir uma data de pagamento. É só ter saldo em conta no dia definido e o pagamento será feito automaticamente.

Por isso, essa pode ser uma opção vantajosa para quem busca praticidade e quer pagar menos juros.

Além dos empréstimos e dos serviços bancários, o Nubank oferece seguro de vida. Saiba mais sobre esse plano, que custa a partir de R$9 por mês.

Colaboração: Letícia de Jesus

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui