InícioNotíciasFinanças PessoaisPortabilidade de salário: entenda como funciona?

Portabilidade de salário: entenda como funciona?

4.3
(8)

A portabilidade de salário nada mais é do que a transferência para outro banco de sua escolha. Esse processo ocorre no mesmo dia e sem custos. Ou seja, uma facilidade que vamos explicar a seguir.

Ao entrar em um novo emprego, seja no setor privado ou na área pública, é necessário abrir uma conta bancária para receber os pagamentos mensais.

No entanto, é muito comum que esses novos colaboradores já tenham conta aberta em algum banco.

Por muito tempo, isso foi um problema, já que as empresas exigiam que o colaborador abrisse uma conta em um banco específico. O que implicava em perda de tempo e mais burocracia.

Contudo, desde 2018, depois da Circular 3.900/2018, emitida pelo Banco Central (BC), é possível solicitar a portabilidade de conta para receber salário.

Vantagens:

  • Você consegue melhores taxas, já que pode escolher o banco;
  • A solicitação só precisa ser realizada uma única vez;
  • Você pode ganhar crédito online, cartão de crédito internacional sem anuidade e diversas outras vantagens exclusivas.

Como fazer a portabilidade bancária?

O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Feito isso, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.

Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho.

Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta. Depois disso, peça o fechamento da sua conta antiga.

O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.

imagem de um executivo segurando o cifrão
A portabilidade de salário possibilita o recebimento do salário na conta bancária que o colaborador escolhe

Beneficiários do INSS podem fazer o pedido?

Não. Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem solicitar a portabilidade de salário. Isso porque os favorecidos não possuem conta salário.

Entretanto, é importante enfatizar que os aposentados pelo INSS têm o direito de alterar a conta em que recebem seu salário. Para isso, necessitam apenas fazer o pedido na agência bancária onde desejam receber o pagamento.

Fique atento!

É importante salientar que os bancos têm um prazo de cinco dias para tentar convencer o trabalhador a continuar recebendo o salário na agência bancária sugerida pela empresa.

No entanto, a instituição financeira não pode interferir na decisão, caso o cliente opte pela portabilidade.

É preciso também estar atento às regras e ao funcionamento da portabilidade bancária para ter sucesso na operação. Primeiramente, quaisquer dúvidas que você tenha durante o processo ou mesmo antes de iniciar, pode entrar em contato com o Banco Central.

Vale ressaltar que os bancos são proibidos de fazer qualquer cobrança de tarifa pela transferência.

Além disso, a quitação da dívida com a instituição credora original deve ser feita pelo novo banco. Ou seja, não é sua responsabilidade arcar com qualquer custo referente a essa operação.

Se ocorrer qualquer um dos fatos acima, procure o Procon e denuncie. Aproveite para se informar sobre outros direitos relacionados a isso.

O ideal é procurar comentários e análises no Reclame Aqui a respeito da empresa. Desse modo é possível prevenir problemas antes mesmo de iniciar a operação.

Achou o artigo interessante? Confira também como cancelar a portabilidade de salário

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui