O Short Squeeze é um conceito onde repentinamente uma ação obtém uma alta muito grande. Ele é considerado um movimento especulativo ocorrido na bolsa de valores.
Anúncios
Nisso ocorre uma manipulação do mercado e assim a ação consegue uma grande valorização. Mas isso também pode ocorrer naturalmente, mesmo que não tenha um comprador.
Entretanto, há de se destacar, também, que esse fenômeno também pode ocorrer de forma natural, sem necessariamente que haja um grande comprador.
Anúncios
Entendendo o termo Short Squeeze
O short squeeze talvez esteja entre um dos conceitos mais complexos no universo dos investimentos e do mercado de capitais. Porém, fica um pouco mais fácil compreendê-lo a partir do próprio termo.
Short é um termo relacionado com operar vendido. Short sale é vender um ativo que o investidor não tem, que ele apenas alugou.
Uma short sale é feita na expectativa de que o preço venha a cair e ele possa recomprar o mesmo ativo por um valor mais baixo do que vendeu, embolsando o lucro e pagando o aluguel. Ou seja, realizar short sales faz parte de operar vendido.
Anúncios
Squeeze [out] significa apertar alguém, ou alguma coisa, até ele sair. Isso é o que acontece com os investidores que estão operando vendidos: eles são pressionados pela alta do preço do ativo, até desistirem e abandonarem suas posições.
Portanto, short squeeze é um movimento que pressiona aqueles investidores que estão apostando em short sales a desistir e abrir mão de suas posições no ativo, porque a tendência de preço, em vez de cair (que é o ideal para operar vendido) está subindo.
+ Confira o Guia completo: como investir na Bolsa de Valores
+ Índices da Bolsa de Valores e suas vantagens que você precisa conhecer
Alguns motivos para que aconteça um short squeeze:
- Elevação repentina no valor do ativo e solicitação de devolução de quem aluga
- Quando os investidores que alugam ações não pretendem continuar esse processo;
- O aluguel apresenta uma taxa elevada;
- Aproximação do limite free float, que deve ser de até 20% no Brasil.
Contudo, esse tipo de operação costuma ser temporária, sendo considerada muito rápida. Logo, a tendência é também a venda rápida das ações para obter os lucros.
Passo a passo de um Short Squeeze
Um short squeeze acontece, essencialmente, quando existe falta de oferta e excesso de demanda por um ativo no mercado.
Uma situação comum de short squeeze ocorre quando investidores que estão operando vendidos em certo ativo. Isto é, apostando em sua desvalorização, têm dificuldades em encontrar as ações para alugar.
Então, eles são obrigados a zerar suas posições vendidas, o que eleva o preço do ativo.
+ Como saber meu perfil de investidor?
Isso significa que é possível “criar” um short squeeze, alugando massivamente as ações de certo ativo e, assim, provocando escassez de ações disponíveis para que outros investidores possam alugar.
Em outras palavras, é possível adotar uma estratégia para forçar o preço do ativo a subir; porém, via de regra, essa alta é apenas temporária.
Por isso, o short squeeze é um movimento mais interessante para investidores com uma estratégia de curto e curtíssimo prazo.
Exemplo de short squeeze
A empresa norte-americana GameStop, tradicional rede de lojas de videogame, foi alvo do movimento Short Squeeze. Nos primeiros meses de 2021, a situação da companhia de videogames não era boa.
Por isso, os investidores estavam mais propícios a operar em short. Logo, existia a expectativa de que os ativos da empresa apresentariam uma tendência de queda ainda maior ao longo do tempo.
Mas, como ninguém tem o dom de prever o futuro, a situação aconteceu de maneira completamente oposta, e as ações da GameStop dispararam absurdamente, pegando todos os investidores de surpresa.
De modo geral, foi uma compra em massa dos ativos da companhia. A partir daí, houve uma mobilização de investidores organizada na internet por meio de uma comunidade no Reddit, um dos maiores fóruns on-line do mundo.
Nela, um grupo de investidores combinou de operar contra os analistas de mercado que previam a queda na GameStop. E como resultado, o preço das ações disparou.
Sendo assim, a maioria dos investidores que haviam disponibilizado a alocação dos ativos para Fundos solicitou a devolução dos mesmos.
Desse modo, quem apostou na queda das ações da GameStop se viu obrigado a recomprar os ativos por um valor bem mais alto. E foi nesse momento em aconteceu um Short Squeeze.
O short squeeze pode ser previsto?
Como visto, o short squeeze não é algo difícil de entender, sendo esse movimento observado pelos analistas.
Entretanto, para isso são utilizados alguns indicadores que podem prever e apontar as chances disso ocorrer.
Saiba que existem dois eventos que podem demonstrar as chances do processo ser realizado:
- Quantidade de ações alugadas ou que estão no mercado;
- Volumes e aluguéis que estão sendo aplicados.
Caso as proporções estejam em alto nível, isso indica chances dele ser posto em prática.
Short Squeeze é crime?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta em janeiro de 2021 sobre esse tipo de ação.
De acordo com a autarquia, a atuação combinada de investidores para influenciar a alta pode ser considerada atuação irregular como manipulação de preços. Portanto, está sujeita a punições legais.
“A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alerta ao mercado que a atuação com o objetivo deliberado de influir no regular funcionamento do mercado pode caracterizar ilícitos administrativos e penais”, alertou o regulador. “Cumpre alertar, ainda, que a manipulação do mercado é passível de punição na esfera penal, conforme crime tipificado no art. 27-C da Lei 6.385/76”.
A CVM também informou que tem monitorado os movimentos no mercado e as comunicações nas redes sociais.
Nesse sentido, comunicou que, na presença de indícios e conforme exige a lei, poderá instaurar processos administrativos sancionadores para apurar responsabilidades.
Além disso, poderá comunicar ao Ministério Público para que o órgão tome as devidas providências na esfera penal.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!