Para conseguir crédito mais barato é preciso muita pesquisa. Isso é fundamental para evitar o descontrole do orçamento pessoal e da sua empresa no futuro.
Anúncios
O motivo é simples: apesar da queda da taxa básica de juros Selic nos últimos meses, o brasileiro ainda paga caro nos empréstimos.
Por isso, das várias opções oferecidas pelo mercado, é indispensável conhecer a fundo as modalidades de crédito oferecidas pelo mercado e estar atento aos mínimos detalhes.
Anúncios
Alguns cuidados antes de pedir um empréstimo
- Procure instituições idôneas, que sejam autorizadas pelo Banco Central.
- Nunca forneça seus dados pessoais e documentos para desconhecidos.
- Desconfie sempre de propostas que condicionam a liberação do empréstimo ao depósito antecipado de qualquer quantia.
- Desconfie sempre de ofertas que oferecem vantagens excepcionais, incomuns para as operações dessa natureza.
Negativado consegue crédito?
O Brasil tem mais de 60 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso ou com restrição de CPF para contratar crédito ou fazer compras parceladas. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Para quem deseja sair dessa situação, conseguir um crédito mais barato é crucial. No entanto é primordial não usar o cartão de crédito ou cheque especial. Apesar das novas regras, seus juros continuam altos. Essas modalidades podem piorar a sua vida financeira.
As instituições financeiras entendem que uma pessoa que está com o nome sujo, ou seja, que está inadimplente, não é um bom pagador. Por isso, conseguir um empréstimo pessoal para negativado não é uma tarefa simples, mas é possível.
Anúncios
Opções de crédito mais barato
1 – Empréstimo consignado
Suas prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento. Ou seja, do salário ou da aposentadoria. Essa medida aumenta exponencialmente a segurança dos bancos, reduzindo os juros.
O grande problema da linha de crédito consignado é não estar acessível a todos: trata-se de uma opção mais comum entre os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
2 – Empréstimo pessoal online
Para conseguir este tipo de empréstimo, é preciso solicitar a um banco um valor exato de quanto você necessita e em quantas vezes o dinheiro será devolvido.
Então, um contrato é firmado entre as duas partes e o empréstimo é feito, após uma análise do seu perfil para determinar se sua renda é compatível com o valor pedido.
3 – Antecipação do 13º salário
A vantagem deste empréstimo é que suas taxas costumam ser inferiores a outros tipos de créditos.
Atenção, pois mesmo que o empregador não deposite ou atrase o seu 13º salário, a dívida será descontada da sua conta corrente no dia do vencimento que você e o banco combinaram.
4 – Penhor
Nesta modalidade de crédito, você irá dispor de taxas de juros que irão caber em seu bolso.
Essa é uma forma de conseguir uma garantia de crédito junto a uma instituição financeira, que dentro da proporção risco/benefício poderá lhe oferecer créditos acessíveis a curto prazo.
5- Antecipação do Imposto de Renda
É uma boa forma de conseguir crédito barato. Isso porque o próprio depósito da restituição na conta corrente funciona como garantia.
Graças a essa característica, a operação apresenta taxas de juros menores que outras opções existentes no mercado.
O que você deve evitar
1 – Empréstimo com cheque especial
Bancos disponibilizam a opção de empréstimo pelo cheque especial para quem tem conta corrente. Este empréstimo nada mais é do que um limite de crédito pré-aprovado, de acordo com seu perfil.
Você pode usar o crédito quando quiser, como se fosse uma extensão do seu saldo. Só que os juros deste empréstimo são muito altos! Pense bem antes de usá-lo.
2 – Empréstimo rotativo
É o empréstimo associado ao uso do seu cartão de crédito. Quando você faz uma compra com o cartão, mas só paga o valor mínimo da fatura, fica devendo ao banco o restante. E esta dívida será cobrada nas faturas seguintes, com uma alta taxa de juros.
A principal vantagem é a flexibilidade, já que é possível escolher qualquer valor para pagar por mês, entre o mínimo e o valor total. O ponto negativo é que é muito fácil este tipo de dívida virar uma bola de neve, devido às cobranças mensais de juros.
Tanto é que isto é uma das principais causas de endividamento da população brasileira. Use com controle e planejamento!
Dicas para deixar o seu crédito mais barato
O cadastro positivo pode ser um ótimo aliado na avaliação do banco. Quando você adere ao cadastro está autorizando que bancos e instituições financeiras tenham acesso ao seu registro de pagamento de contas.
No seu cadastro, ficam disponíveis desde gastos mensais como água, luz, aluguel, telefone até financiamentos, consórcios e crediários. Isso serve para mostrar que você cumpre com seus compromissos e é um bom pagador.
Por isso ter um Cadastro Positivo pode aumentar a pontuação do seu Score de crédito e até ajudar você a conseguir um crédito mais barato. Ele é medido em uma escala de 1 a 1000 e quanto maior a sua pontuação mais certa será a aprovação do seu crédito.
Fintechs oferecem juros menores
Pegar empréstimo online em fintechs é uma alternativa mais barata ao crédito oferecido pelos bancos tradicionais. Elas vêm crescendo por uma série de razões e benefícios:
– encurtamento de prazos;
– redução de juros;
– diminuição significativa da burocracia.
É o caso das Just Online, Simplic, Creditas, Lendico e MoneyMan entre outras. Mas se você está em busca de crédito rápido e barato, deve procurar os serviços de uma fintech de empréstimo peer to peer ou crowdfunding.
A grande diferença entre as duas modalidades é que no peer to peer você precisa devolver o dinheiro para o seu investidor com os devidos juros, ou seja, pagar o empréstimo que recebeu. Já no crowdfunding você recebe o dinheiro dos apoiadores e não precisa pagar nada de volta.
Gostou dessas dicas? Se elas te ajudaram, então que tal compartilhar o artigo para que possam ajudar outras pessoas que estão nessa situação?