
O ano de 2022 já começou! E, para começar, em janeiro há a cobrança do Imposto Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse é um tipo de tributo municipal cobrado para imóveis que ficam em regiões urbanas de todo o Brasil.
Até algum tempo atrás, o IPTU era enviado pelos Correios e seu pagamento era feito através de agências bancárias, caixas eletrônicos ou lotéricas. No entanto, atualmente é possível fazer o pagamento através do seu celular.
Como esse é um tipo de imposto cobrado pelo município de forma anual, é necessário estar atento a maneira de pagamento disponibilizada. Há locais, por exemplo, que não permitem o parcelamento ou ainda ofereçam essa possibilidade em poucas parcelas.
Pensando nisso, separamos algumas maneiras que você, cidadão, pode utilizar principalmente para realizar o pagamento do IPTU de forma parcelada. Elas são feitas através de aplicativos, que mediam esse tipo de transação.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue a leitura! Vamos te contar quais são os apps e as opções oferecidas para o pagamento parcelado do IPTU.

Quais são os aplicativos para parcelamento do IPTU?
Entre as opções de apps que realizam este tipo de serviço, destacam-se quatro. São eles: Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e Ame Digital. Cada um deles possui sua especificidade, por isso, vale a pena se atentar quanto à cobrança de taxas.
+ Carioca pode pagar IPTU com criptomoeda?
Mercado Pago
Opção já conhecida entre o público, o Mercado Pago pode ser uma ótima opção para aqueles que possuem um IPTU de até R$1 mil. Isso porque, para boletos que tenham esse valor máximo, não existe a cobrança de tarifas.
O Mercado Pago também serve para boletos com um valor acima de mil reais. Contudo, há a cobrança de tarifa de 2,49%. Além disso, o app funciona 24 horas por dia.
Para pagar o IPTU via Mercado Pago, criar uma conta e acessar o app. Em seguida, selecione a opção ‘Boletos e tributos‘. Por fim, basta inserir as linhas digitáveis do boleto ou escanear pela câmera do seu celular. A confirmação de pagamento do boleto ocorre em até 2 dias úteis.
+ Quem deve pagar o IPTU: proprietário ou inquilino?
RecargaPay
Outra opção para IPTU que não alcança os R$1 mil é o RecargaPay. Assim como o Mercado Pago, o RecargaPay também realiza pagamentos acima dos mil reais. No entanto, existe a cobrança de 2,49% do valor.
Para realizar o pagamento do IPTU, basta acessar a área de ‘Contas e Boletos‘. Para efetuar a transação, o app disponibiliza a opção de digitar os números do boleto e de realizar a leitura do código de barras pela câmera.
PicPay
Mais um tradicional aplicativo, o PicPay é uma carteira digital que disponibiliza a função de pagamento de boletos de forma parcelada, através do cartão de crédito.
Entretanto, o app possui uma taxa fixa de 2,99% no pagamento de qualquer boleto com o cartão de crédito. Para fazer o pagamento, basta seguir o tutorial abaixo:
- clique no QR Code que aparece no canto superior esquerdo da tela inicial;
- em seguida, aponte a câmera do celular para o QR Code que aparece no monitor.
Por último, o PicPay vai mostrar o valor do boleto e demais dados sobre o pagamento, como destinatário, tipo de tributo e valor. Depois, basta confirmar as informações e finalizar com a senha ou digital.
Ame Digital
Para quem possui interesse em cashback, vale a pena utilizar o Ame Digital. Há a cobrança de 1,99% para transferências que utilizem o cartão de crédito.
Nesse sentido, para realizar o pagamento do IPTU via Ame Digital, basta baixar o app, clicar em ‘Serviços Financeiros‘ e seguir as demais orientações do aplicativo.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre opções de pagamento do IPTU parcelado com o cartão de crédito, que tal conhecer também a melhor maneira de pagar? Confira!