Você está pensando em viajar, mas não sabe quais países estão permitindo a entrada de brasileiros na pandemia? Fique tranquilo! Para acalmar os corações dos viajantes, temos boas notícias: alguns já estão liberando a entrada de pessoas vindo do Brasil.
Anúncios
Isso ocorre porque nos últimos meses o avanço da vacinação também gerou um movimento de flexibilização em alguns lugares para os turistas brasileiros.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) disponibiliza informações sobre as limitações definidas por governo para viajantes do Brasil em seu site. O levantamento é feito a partir das atualizações repassadas pelas embaixadas.
Anúncios
Neste texto vamos falar sobre os países que estão liberando a entrada de brasileiros. Boa leitura!
Países abertos ao brasileiros na pandemia para viajar
Diversos brasileiros têm aproveitado a liberação de Portugal (que reabriu, sem exigência de vacina), França (que pede vacinação, mas não aceita Coronavac) ou Suíça (aberta a quem tomou qualquer imunizante usado pelo SUS), por exemplo, para seguirem viagem até a Itália, popular destino que permanece fechado para entrada direta.
A seguir, veja quais são os países que estão liberados para brasileiros.
Anúncios
Onde não precisa fazer quarentena
Alemanha
Está liberada a entrada daqueles que tomaram duas doses de Pfizer, Moderna e AstraZeneca (incluindo Covishield, fabricada na Índia e também distribuída no Brasil) e a dose única da Janssen, há pelo menos 14 dias.
Anguilla
Permite a entrada de quem completou sua vacinação com AstraZeneca, Pfizer, Janssen ou Moderna, 21 dias antes da chegada.
Bélgica
Brasileiros com segunda dose (ou dose única) de Pfizer, AstraZeneca (incluindo Vaxzevria ou Covishield), Janssen ou Moderna há pelo menos 14 dias podem entrar sem quarentena, apresentando o certificado em inglês gerado pelo app Conecte SUS.
Argentina
A nossa vizinha está aberta desde 1º de outubro, com comprovante de vacinação completa, com a última (ou única) dose dada até 14 dias antes da viagem. Será necessário apresentar teste PCR negativo feito até 72 horas antes da chegada.
Canadá
O país abriu para brasileiros totalmente vacinados com AstraZeneca (incluindo Covishield e Fiocruz), Pfizer, Janssen e Moderna. Coronavac está fora da lista por enquanto.
Estados Unidos
O país está aberto a qualquer pessoa que tomou duas doses ou dose única da vacina ao menos 14 dias antes da viagem de qualquer imunizante aprovado pela Anvisa. É preciso também apresentar teste PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem.
+ Vai viajar? Entenda a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
+ Quais documentos são necessários para viajar para o exterior?
Espanha
Os brasileiros totalmente vacinados podem entrar sem necessidade de quarentena ou teste negativo. O país está aceitando comprovação de qualquer imunizante aceito pela OMS, incluindo a Coronavac, desde que a vacina tenha sido aplicada 14 dias antes da viagem no mínimo.
França
Brasileiros e outros viajantes totalmente vacinados com imunizantes de AstraZeneca, Pfizer, Moderna (sete dias depois da segunda dose) e Janssen (28 dias depois da dose única).
Quem tomou as duas doses de Coronavac pode entrar, desde que tenha recebido uma dose de reforço de algum dos imunizantes aprovados pela União Europeia. É preciso apresentar comprovante de vacinação para entrar em restaurantes e atrações.
Irlanda
Brasileiros podem entrar sem quarentena se tiverem sido completamente vacinados com Pfizer (sete dias antes da viagem), Moderna e Janssen (há 14 dias) e AstraZeneca (15 dias).
Peru
Os que comprovarem vacinação completa, com qualquer imunizante aplicado pelo SUS, podem entrar sem necessidade de teste ou quarentena.
Uruguai
Fronteiras para viajantes brasileiros totalmente vacinados abertas desde 1º de novembro. As autoridades sanitárias uruguaias aceitam todos os imunizantes aplicados no Brasil.
Brasileiros na pandemia: países em que a vacina ajuda na entrada
Armênia
Os brasileiros podem entrar tanto com um certificado de vacinação completa há 14 dias quanto com um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da chegada ao país. Quem não tiver nada disso terá que fazer um exame PCR na chegada e cumprir quarentena, às próprias custas, até sair o resultado.
Egito
O país está aberto a quem apresentar teste RT-PCR negativo feito até 96 horas antes do embarque no último trecho aéreo, e com descrição em inglês, francês ou árabe. Quem já tiver sido completamente vacinado há 14 dias está dispensado de apresentar o teste.
Marrocos
Está aberto aos brasileiros que apresentarem teste RT-PCR negativo feito até 48 horas antes do embarque, em inglês, francês ou árabe. Quem já tiver sido completamente vacinado há 14 dias está dispensado de apresentar o teste. Quem não estiver vacinado está sujeito a quarentena de dez dias.
Vale lembrar, porém, que cada país tem suas próprias regras, que vão desde exigência ou não de teste negativo ou contratação de seguro de saúde, à necessidade de preenchimento de formulários sanitários ou pedidos de autorização prévia de viagem.
Por isso, cada turista brasileiro deve prestar atenção às medidas de segurança sanitárias adotadas em cada destino, como uso de máscaras, limitação de capacidade ou redução de horário, por exemplo.
Países abertos para brasileiros na pandemia que não exigem vacina
Portugal
Não é preciso apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19 para entrar em Portugal, mas o país exige um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste rápido de antígeno, com no máximo 48 horas de antecedência.
África do Sul
Não é necessário estar vacinado para ir à África do Sul. O país está aberto para quem apresentar teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do voo.
Colômbia
O país não exige vacinação, teste negativo e nem quarentena para brasileiros.
Está pensando em planejar a viagem para algum desses países? Então leia agora mesmo: “Como planejar uma viagem internacional em 7 passos – Confira!“.