InícioNotíciasMercado CambialDólar comercial e turismo: entenda a diferença

Dólar comercial e turismo: entenda a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Já percebeu que existe uma diferença entre a cotação do dólar comercial e dólar turismo? Mas sabe qual o motivo? É bem simples!

O valor do dólar comercial é usado para definir as taxas do mercado. A moeda é utilizada no pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo.

Já o dólar turismo é a moeda física, negociada nas casas de câmbio e correspondentes cambiais. Ele é mais caro do que o comercial, pois incorpora alguns custos, como impostos, importação do papel-moeda, custos administrativos, logística, entre outros.

Por que há diferença na cotação do dólar?

Provavelmente entre a cotação do dólar comercial e dólar turismo, você fique mais atento para a segunda. Certo?

O motivo é simples. Na hora de comprar dólar para viajar, você deve levar em conta a cotação do dólar turismo, que normalmente tem uma taxa de câmbio pouco acima do dólar comercial.

No entanto, você já percebeu que existe uma diferença na cotação de ambas? Portanto, saiba que o dólar turismo é mais caro.

Isso porque seu valor leva em consideração custos administrativos e financeiros. Outro motivo para ser mais caro é que as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e bancos.

Além disso, existem as taxas de transação das corretoras, além do percentual de lucro das casas de câmbio.

+ Saiba a cotação do dólar turismo hoje!

E o que é dólar paralelo?

O dólar paralelo é a cotação da moeda fora dos meios legais. Ele é utilizado por doleiros, casas de câmbio não-autorizadas pelo Banco Central e outros meios não regularizados.

Este tipo de operação surgiu no Brasil na década de 90. Muitas vezes como forma de proteção contra as medidas tomadas pelo governo da época. Além da grande instabilidade econômica que estas ações causaram.

Apesar de combatida, este tipo de operação ainda ocorre no mercado clandestino. Portanto, está sujeita à punições previstas em lei.

Vale destacar que  o dólar comercial é mais barato devido às grandes movimentações com ele realizadas.

Já o dólar turismo custa mais caro por causa da oferta e demanda, custos administrativos, operacionais de aquisição física da moeda e disponibilização.

Existe ainda o Dólar ptax

Você já sabe que o dólar comercial e dólar turismo possuem diferenças. No entanto, saiba que existe ainda o dólar ptax.

Ele é uma taxa utilizada para diversos contratos em dólar. Ela é utilizada em acordos entre empresas, definição do dólar turismo e até contratos futuros da moeda.

Vários dólares enrolados
Câmbio Comercial é a cotação do dólar que influencia diretamente nas operações comerciais

Essa taxa se dá por uma média aritmética simples. São excluídos os dois maiores e os dois menores valores informados pelas instituições.

Embora seja calculada todos os dias, a taxa é definida no último pregão do mês.

Existem regras para a compra de dólar?

Uma das principais diferenças entre o dólar comercial e dólar turismo é que o Banco Central (BC) proíbe que turistas comprem o comercial.

No entanto, a boa notícia é que não existe um valor máximo para a compra do dólar turismo.

Porém é necessário apresentar um comprovante de origem do valor em Reais. Além de documentos que comprovem a capacidade financeira.

Fique atento: as instituições de câmbio credenciadas pelo BC possuem regras operacionais próprias e cada uma tem seu limite de compra.

Assim, geralmente, para compras de até US$ 3 mil ou equivalente em outras moedas estrangeiras é necessário apresentar alguns documentos. São eles:

– Carteira de identidade;
– CPF;
– Comprovante de residência recente.

Para compra de valores superiores a US$ 3 mil é preciso comprovar a procedência do dinheiro. Seja por meio da declaração do Imposto de Renda, folha de pagamento ou algum outro documento original.

Quer saber a cotação de hoje? Você pode utilizar o Conversor de Moedas FinanceOne!

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos