A tragédia que aconteceu em Petrópolis, no último dia 15, deixou muitas famílias sem nada e precisando de ajuda. Todo o estado do Rio de Janeiro vem se mobilizando e enviando doações para a cidade Imperial, que decretou estado de calamidade pública devido às chuvas e aos desabamentos na região.
Anúncios
Por conta disso, a Caixa Econômica anunciou diversas medidas que tem como objetivo dar apoio e ajuda aos moradores da cidade de Petrópolis.
As medidas divulgadas pela Caixa visam atender toda a demanda da população que está sofrendo com o que aconteceu na cidade. Algumas das providências tomadas pela instituição financeira são:
Anúncios
- Liberação do Saque Calamidade do FGTS aos moradores das regiões atingidas;
- Condições especiais para pagamento de financiamentos habitacionais;
- Pausa em financiamentos para hospitais;
- Análise facilitada para acionamento de seguros da Caixa Seguridade.
Vale ressaltar que todas essas medidas anunciadas pela Caixa só puderam ser feitas após Petrópolis decretar estado de calamidade pública. Isso permite que o município receba recursos de forma mais rápida para se reestruturar.
4 medidas anunciadas pela Caixa para ajudar a população de Petrópolis
Se você é um dos moradores de Petrópolis ou conhece alguém que mora na cidade, confira as providências da Caixa Econômica para ajudar a população.
1) Saque do FGTS
Uma parte dos moradores da cidade Imperial já estão habilitados a solicitar até o dia 02 de maio o Saque Calamidade do FGTS. Mas atenção: quem mora nas novas áreas afetadas poderão solicitar o benefício conforme os endereços forem identificados pela Defesa Civil.
Anúncios
Vale ressaltar ainda que a Caixa informou que ajudará o município no envio de toda a documentação necessária para a habilitação “tempestiva” do Saque Calamidade do FGTS.
2) Caminhão-agência
Este caminhão oferece todos os serviços de uma agência comum, como atendimento sobre o Auxílio Brasil, Abono Salarial e até mesmo o FGTS. Os moradores também poderão realizar movimentação bancária em caixas eletrônicos instalados no veículo.
Vale ressaltar que a data de chegada do caminhão-agência ainda não foi divulgada, tudo vai depender das condições de acesso ao local que ainda estão restritas. A unidade terá atendimento das 8 às 16 horas.
3) Contratos habitacionais
A Caixa Econômica Federal também informou que possibilitará para os moradores de Petrópolis uma pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional. Estes contratos são principalmente para as regiões atingidas.
+ Habite Seguro: como funciona o novo programa habitacional
Para isso, o morador que desejar esta pausa de três meses deverá realizar a solicitação. Ou seja, a paralisação do contrato não será feita automaticamente.
Além disso, o banco informa que será possível incorporar as prestações no saldo devedor dois clientes inadimplentes das regiões que foram atingidas. O objetivo é fazer com que esta paralisação aconteça de forma imediata.
Ainda segundo o banco, será dado suporte aos clientes e moradores que desejarem realizar a solicitação para acionar o seguro habitacional e devidas providências para pagar as indenizações.
4) Habitação social
A Caixa Econômica Federal também informou que dará apoio e assistência quanto à Habitação Social. Mas, o que seria isso e como funcionará?
Serão enviadas diversas equipes compostas por: arquitetos, engenheiros e técnicos. Eles irão à região de Petrópolis para prestar o apoio necessário às habitações sociais que foram atingidas, além de adotar as medidas necessárias.
+ Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022? Confira as regras e como sacar
Segundo a Caixa, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Petrópolis receberá todo o apoio técnico para o levantamento dos danos causados pela tragédia, além da estimativa dos custos. O objetivo é realizar a recuperação de obras em andamento ou da reparação das edificações atingidas, tais como:
- Pontes;
- Vias de acesso;
- Abastecimento de água;
- Postos de saúde;
- Escolas
Além de outras opções. Então compartilhe este conteúdo para que ele possa chegar às pessoas interessadas. E não deixe de colaborar com doações caso possa!