InícioNotíciasFinanças PessoaisPix agendado pode ser golpe. Saiba como evitar!

Pix agendado pode ser golpe. Saiba como evitar!

5
(1)

O Pix foi uma solução que veio para melhorar a vida de muita gente, não é verdade? Principalmente para aqueles que precisam realizar muitas transações, já que alguns bancos fornecem a modalidade do Pix agendado.

No entanto, suas funcionalidades e diferenças entre as demais operações de depósito e transferências dão margem para a atuação de golpistas. O mais recente informado pelas autoridades é o golpe do Pix agendado.

Pela internet, você já encontra relatos de pessoas que foram vítimas desse golpe, o tamanho de seus prejuízos e o que elas estão fazendo para receber seu dinheiro de volta.

Ainda não dá para ter uma dimensão de qual o critério de escolha das vítimas, nem se os praticantes do golpe pertencem a uma única quadrilha ou se são vários agindo por conta própria. Então, o jeito é sempre suspeitar de abordagens solicitando dinheiro.

Mesmo que quem te aborde seja um amigo ou parente, desconfie. Ligue sempre para essa pessoa e faça perguntas estratégicas. Afinal, existem relatos de WhatsApp clonado para a solicitação de Pix e depósitos bancários utilizando o nome de terceiros para a prática do golpe.

Quer conhecer como funciona o golpe do Pix agendado? Continue por aqui lendo a matéria e saiba como se prevenir da atuação de golpistas da internet.

pessoa mexendo no celular
O Pix agendado é uma prática muito recente de golpes. Fique atento para não cair!

Pix agendado: o que é o golpe e como se prevenir?

O golpe do Pix agendado acontece da seguinte maneira: golpistas realizarão uma transferência via Pix e deixarão o serviço agendado com destino a sua conta.

Em seguida, os criminosos conseguem um meio de contato até você para informar o agendamento de uma transferência para você com um valor X.

Eles sempre informarão um motivo de urgência para que você realize um Pix devolvendo o valor que supostamente será depositado em sua conta.

Então, eles pedem um depósito de mesmo valor com destino a conta dele. Como se a operação de agendamento do Pix não pudesse ser cancelada.

Após o envio do seu dinheiro para a conta do golpista, eles cancelam a transação e você não recebe dinheiro nenhum. Ou seja, sai no prejuízo.

Por isso, sempre que você receber algum tipo de abordagem semelhante ou parecida solicitando o envio de dinheiro via Pix, solicite um comprovante de que aquela operação está de fato agendada. Ou então, bloqueie o número e informe a Polícia sobre a abordagem.

Como prevenir o golpe do Pix agendado?

Apesar de ser uma prática recente, é possível perceber que existem padrões ao tentar praticar o golpe. Vamos a elas e veja o que você pode fazer para evitar um prejuízo.

Peça um comprovante de agendamento do Pix!

De acordo com policiais que receberam a denúncia desse tipo, na maior parte do tempo os golpistas não possuem um comprovante que mostre que a transação foi de fato realizada.

Veja também se há algum registro de operações futuras em sua conta e cheque se o suposto Pix está listado entre as operações mencionadas para o dia em que o Pix foi agendado.

Bloqueie o meio de contato

Uma outra maneira de evitar a abordagem de golpistas que utilizam o Pix agendado e demais práticas é realizando o bloqueio do contato. Assim, você não dá margem para que ele realize contato com você por meio daquele número de telefone.

Se for possível, realize também a denúncia para autoridades.

Fique atento a detalhes informados pelo golpista

A Polícia informou que esses golpistas possuem padrões de atuação para enganar as pessoas. Ao te abordar, o criminoso sempre mencionará uma certa urgência para receber aquele dinheiro e contará uma história que justifique essa pressa.

O melhor jeito de resolver essa situação é denunciando o contato. E lembre-se, dá para cancelar o Pix agendado quando realizado de maneira incorreta. Então, não caia nessa narrativa.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como se proteger de golpes do WhatsApp!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui