Início Notícias Economia Como o Pix pode beneficiar pequenos e médios empreendedores?

Como o Pix pode beneficiar pequenos e médios empreendedores?

0
(0)

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos elaborado pelo Banco Central. O objetivo é facilitar as movimentações bancárias, tais como: transferências, pagamentos e recebimentos, em qualquer horário ou dia da semana. Além disso, não há limite para a quantidade de transações.

A nova ferramenta começa a funcionar a partir do próximo dia 16 de novembro. Com o Pix, muitas pessoas irão se beneficiar, incluindo as pequenas e médias empresas.

Com isso, Maurício Guerra, gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi, separou dicas de como o novo sistema pode ajudar os pequenos e médios empreendedores.

“O Pix vai gerar mais recursos para as PMEs, já que elas terão mais agilidade para receber e fazer pagamentos, além de economizar com as tarifas cobradas em muitas transações. Tudo isso ajudará na gestão do negócio”, explicou Maurício Guerra.

Veja dicas de como o Pix pode ajudar pequenos e médios empreendedores 

O especialista listou algumas funções do Pix que podem ajudar as pequenas e médias empresas no dia a dia, gerando mais receita. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Dinheiro em caixa na hora da venda

Com o Pix, os clientes poderão efetuar o pagamento via QR Code ou, até mesmo, por transferências instantâneas.

Atualmente, ao pagar com cartão de débito ou boleto, além da taxação, o valor demora, em média, de dois a cinco dias para estar na conta do estabelecimento.

Menos taxas ao realizar pagamentos

Com o público pessoa física, a economia nas taxas de TED ou DOC, por exemplo, vai incentivar as pessoas a consumirem mais por meio da ferramenta. O que irá gerar mais receitas para o estabelecimento.

As empresas também poderão cadastrar a chave do Pix para realizar seus pagamentos e, dessa forma, ganhar mais agilidade na gestão do fluxo de caixa.

Apesar dos valores das tarifas variarem entre as instituições financeiras, como é caso do Sicredi que cobra menos do que a média de mercado, com o Pix não haverá mais essa cobrança para o público pessoa física.

+ Qual a diferença do Pix para TED e DOC?

Acesso a mais clientes 

Com a nova ferramenta Pix, os empreendedores poderão conquistar ainda mais clientes.

Isso porque o consumidor poderá efetuar pagamentos apenas com o uso do smartphone, sem a necessidade de cartões, boletos ou dinheiro.

golpes com Pix
Pix: novo sistema de pagamentos instantâneos será liberado a partir do dia 16 de novembro

Clientes poderão cadastrar até cinco chaves

Os clientes terão a opção de cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária. O cadastro permite o uso do novo sistema de forma mais direta.

Além disso, com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem precisar dos outros dados de identificação.

Mas para utilizar o Pix será necessário ter uma conta corrente, poupança ou uma carteira digital, desde que a instituição financeira tenha cadastro no novo sistema também.

A opção para realizar o cadastro está dentro do aplicativo da instituição e também no internet banking, assim como já estão TED e DOC, por exemplo.

+ Passo a passo de como cadastrar o cadastro no Pix

Com a chave Pix cadastrada, as transferências poderão ser realizadas mais rápidas. Portanto, com o cadastro basta informar a chave para começar a usar o sistema.

Ao digitar a chave, por exemplo, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente na hora de realizar a transação.

O cliente, no entanto, precisa conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.

Os quatro tipos de chaves Pix que poderão ser usadas e cadastradas são:

  • número de CPF ou CNPJ;
  • endereço de e-mail;
  • número do telefone celular;
  • sequência alfanumérica de 32 dígitos;

A sequência alfanumérica será enviada, após a solicitação do cliente, pelo Banco Central ao banco ou instituição, e com ela será possível criar um QR Code.

Contudo, não será possível vincular uma mesma chave para mais de um banco.

+ Qual a melhor chave Pix para cadastrar?

O que você achou dessas dicas sobre o Pix para pequenas e médias empresas? Boas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas com o assunto!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...

O que esperar do mercado financeiro em 2021?

Tudo indica que 2021 seja menos turbulento para o mercado financeiro que este ano. Afinal, notícias indicam de que algumas vacinas para...

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível...

Como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!

Todo ano, os locatários são informados sobre o reajuste de aluguel. E, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba...

Quais as barreiras para inclusão de negros no mercado financeiro?

"Não se aceitam pessoas de cor". Essa frase era bastante comum em anúncios de emprego até 1950, como descreve Abdias do Nascimento...