InícioNotíciasFinanças PessoaisComo ser rico? Conheça os 5 hábitos de pessoas ricas para você...

Como ser rico? Conheça os 5 hábitos de pessoas ricas para você começar adotar

4
(7)

Diversos fatores são necessários para que uma pessoa seja bem-sucedida, tanto profissionalmente como pessoalmente. Muitos querem ter uma ascensão, mas não sabem como. Você já pensou em adotar hábitos de pessoas ricas?

No âmbito profissional, por exemplo, é necessário ter uma boa ideia, desenvolver um projeto, conseguir lançá-lo e convencer as pessoas sobre ele.

Os caminhos para conseguir o sucesso profissional são vários e, às vezes, não é tão fácil. Até por isso, não há uma receita para levar um empreendedor ao topo.

Mas após criar um negócio, surge mais um desafio: é preciso acumular capital, seja para reinvestir na empresa ou para benefício próprio. E uma boa maneira de ter sucesso ao empreender e guardar dinheiro é se espelhar no que pessoas ricas fazem.

Por isso, vamos descobrir quais são os hábitos de pessoas ricas que você também pode aplicar no seu dia a dia. Boa leitura!

Educar crianças sobre finanças é fundamental 

Existem hábitos que você pode sim adotar. São os chamados hábitos-chave (keystone habits), que, na prática, são alguns hábitos principais que levam você a desenvolver outros relacionados. Se você já leu o livro “O Poder do Hábito”, escrita por Charles Duhigg, sabe do que estamos falando.

Na verdade, aqui neste tópico vamos focar em outra obra: “Rich Habits – The Daily Success Habits of Wealthy Individuals” (Hábitos Ricos – Os hábitos de sucesso diários das pessoas ricas, em tradução livre), do autor Thomas Corley.

O autor best-seller é planejador financeiro, contador e CEO do Rich Habits Institute Tom Corley. Ele também promove uma série de treinamentos para as pessoas tornarem-se financeiramente bem-sucedidas.

Homem de terno sorri e olha para o alto e notas de dinheiro voam ao seu redor
Conheça os 5 hábitos de pessoas ricas e comece até mais sucesso nas finanças

Um dos pontos da pesquisa de Corley é que as crianças devem ser educadas financeiramente desde cedo. Segundo o autor, os pais e o sistema de educação norte-americano institucionalizam a pobreza ao não ensinar às crianças os princípios básicos de finanças.

Por aqui, já falamos também sobre a importância da educação financeira desde pequeno. Inclusive, a Educação Financeira foi abordada de uma maneira bem divertida nos gibis da Turma da Mônica. No total, foram seis edições, sendo todas com narrativas criadas a partir de materiais do Banco Central.

Sabia também que existem jogos para estimular esse conhecimento nos pequenos? O “Piquenique” e o “Bons Negócios” são jogos para desenvolver o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras de uma forma divertida e interativa. Assim como estes, existem vários jogos que ensinam a poupar e investir.

Só aí você já tem material suficiente para começar ensinar o básico de finanças aos pequenos. Esse é um dos hábitos citados pelo autor Thomas Corley.

Conheça, a seguir, outros hábitos de pessoas ricas.

Hábitos de pessoas ricas para você seguir

Mas, isso não quer dizer que você ficará milionário de um dia para o outro. Certamente, vai parar de passar aperto e conseguir ficar mais seguro em relação às suas finanças.

Conheça alguns hábitos, citados tanto por Corley quanto por outros especialistas e portais:

1. Tenha metas

Para Thomas Corley, você precisa traçar metas. Metas diárias, mensais, anuais e no longo prazo. Diariamente você deve focar em alcançar esses objetivos.

Ele alerta para o cuidado em saber diferenciar meta de desejo. O primeiro exige uma atividade física e mental para ser alcançado, enquanto o segundo é um plano que não está baseado em uma ação.

2. Pratique exercícios

A prática de exercício é considerado um “hábito rico”, enquanto ficar apenas sentado no sofá, esperando, é um hábito considerado “pobre”. Podemos aplicar aqui uma metáfora para saber: você vai correr atrás ou esperar cair do céu?

3. Leia muito

O hábito da leitura contribui muito intelectualmente, o que vai ajudar a compreender melhor as situações e até mesmo a tomar decisões.

4. Economize

Para fazer sua reserva todo mês, você vai seguir sua planilha de orçamento e manter hábitos financeiros saudáveis de economia. E isso só pode trazer benefícios, acabando com os sufocos na hora de pagar as contas.

5. Relacione-se bem

Conectar-se com pessoas positivas é um bom hábito. Uma das formas de fazer isso é também através do trabalho voluntário – considerado outro “hábito rico”. Criar relacionamentos também pode ser muito favorável na sua vida profissional, além da pessoal.

E você, já tem algum hábito que adota ou está pensando em começar algum? Compartilhe conosco, e com os demais leitores, a sua opinião sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui