A modernidade vem transformado a vida do homem no campo para melhor. Os recursos tecnológicos chegaram para facilitar o trabalho e a gestão do agronegócio.
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Antigamente para compra de equipamentos ou peças de reposição o empresário tinha de recorrer a feiras agropecuárias, concessionárias ou revendas, o que levava muito tempo. A boa notícia é que o cenário mudou.
Com os avanços da tecnologia já possível realizar a compra de equipamentos e negociação de produtos do agronegócio através de plataformas digitais que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
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Essas plataformas vêm despertando a atenção de investidores do setor e prometendo alto faturamento, como a argentina Agrofy.
Você sabe o que é a Agrofy?
A Agrofy é uma plataforma digital do agronegócio com sede em Rosário, na Argentina, fundada em 2015 por Alejandro Larosa e Maximiliano Landrein.
Ambos são empreendedores com mais de 18 anos de experiência no mercado agrícola, fundadores da empresa FYO.COM, a maior plataforma e-barter da América do Sul.
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Em seu país, a empresa possui 65 mil produtos anunciados de 6.200 companhias diferentes. Sua receita vem de anunciantes, que pagam uma assinatura para expor seus produtos, com o foco na atração de novos clientes e expansão de mercado.
Na Argentina a empresa já possui relevância entre empresários do agronegócio, e vem expandindo seus negócios para outros país da América Latina.
O foco são produtores de grãos, visando, através do marketplace expandir suas operações também para outros mercados.
A Agrofy chegou no Brasil em outubro de 2018 atingindo cerca de US$ 10 milhões de fundos de investimentos, e agora, na sua segunda fase de captação, busca levantar mais US$ 20 milhões.
“Temos uma visão muito clara de onde queremos chegar até 2025 e um plano muito claro para a nossa expansão Brasil. Obviamente que isso se concretiza com a rodada de investimentos”, garante Rafael Sant’Anna, manager da Agrofy no Brasil.
Como funciona a Agrofy?
É uma plataforma digital onde grandes multinacionais do mercado do agronegócio contratam um plano mensal para terem seus produtos expostos.
Seu objetivo é atrair a atenção de grandes empresários e pequenos produtores do agronegócio que desejam comprar ou vender através de uma plataforma que lhes possibilite atingir cada vez mais clientes. De forma a usar os novos recursos tecnológicos.
“A Agrofy está com ótima tração junto as maiores indústrias do agronegócio e conta com uma equipe líder extremamente experiente, justamente no momento em que o produtor agrícola está abraçando o mundo digital”, afirma David Pierson, diretor do braço de venture capital da Syngenta.
+Como conseguir emprego no agronegócio?
Qual a aplicação no agronegócio?
O empresário ou pequeno produtor acessa o portal da Agrofy, realiza um cadastro, escolhe o plano que deseja assinar. Para finalizar, inclui as informações dos produtos que desejam vender.
Os itens são divididos por 11 categorias (máquinas e implementos a veículos, insumos, produtos financeiros e até mão de obra especializada) e classificados por marca, modelo, condição, ano de fabricação, potência HP, tração, oferta, estado, preço e estado de conservação.
Através desses filtros o comprador/cliente tem a opção de encontrar o equipamento ou produto que melhor atende sua necessidade.
Uma vez feita a escolha, o cliente clica no item desejado e ao preencher uma ficha e é direcionado para o próprio vendedor, que dará início as negociações comerciais de compra e entrega.
“O e-commerce ainda é um canal relativamente subutilizado, mas certamente se tornará muito mais relevante na nossa indústria, da mesma forma que revolucionou outras“, constata Pierson.
As categorias disponibilizadas, No Brasil, estão restritas a máquinas, veículos e peças de reposição, mas o objetivo é de lançar, pelo menos, mais dez categorias até o final deste ano.
Nos últimos anos, a Agrofy se tornou o site agronegócio que mais cresce na América Latina, com mais de 50 mil produtos listados e 3,5 mil empresas. Entre elas grandes multinacionais como Agrale, HYVA, Jacto, LS Tractor, Mahindra Brasil, Metalfor, Stara, e Volvo Penta.