
Uma novidade e tanto para quem busca maior facilidade na hora de receber os ganhos mensais: o PicPay anunciou que está liberando o recurso de portabilidade de salário para quem utiliza o aplicativo.
Dessa forma, se você já é usuário da plataforma e busca uma forma mais prática de receber seu salário, agora é possível contar com a funcionalidade dentro do próprio aplicativo para, assim, concentrar todas as entradas e saídas em uma só conta digital.
De acordo com a empresa, uma das principais vantagens é o rendimento acima da poupança. Ficou interessado? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona a portabilidade de salário, além de dicas para solicitar a sua via conta do PicPay.
O que é portabilidade de salário?
A portabilidade de salário é um recurso bastante prático, especialmente em tempos de fintechs e bancos digitais que oferecem facilidades para os usuários. Dessa forma, o usuário tem maior liberdade para escolher em qual conta prefere receber o salário mensal, não ficando preso a bancos tradicionais e suas taxas abusivas.
O recurso permite que profissionais públicos e privados recebam seus ganhos no banco de sua preferência, mesmo tendo uma conta-salário em outra instituição. Por mais que o depósito seja feito no banco X, ele é automaticamente transferido para Y – conforme configurado pelo trabalhador.
A portabilidade de salário funciona de maneira semelhante às transferências feitas entre contas de diferentes bancos, mas com a vantagem de ser uma comodidade gratuita. As TEDs e DOCs, por exemplo, têm um custo para o cliente.
+ Banco digital: entenda o que é, como funciona e quais as diferenças do tradicional
Quem pode fazer portabilidade
A portabilidade de salário é um direito de todo profissional que deseja receber seus ganhos em outra instituição. A lei estabelece que o trabalhador pode trocar o banco por onde recebe sua remuneração. A instituição é obrigada a acatar o pedido e transferir os valores depositados no mesmo dia do recebimento.
A prática está disponível tanto em empresas públicas como privadas, para trabalhadores que possuam uma conta salário. Se você recebe em conta corrente, por exemplo, não é possível aderir à função.

Como solicitar a portabilidade de salário para o PicPay?
Agora que você já sabe como funciona a portabilidade de salário, fica mais fácil compreender como funciona a prática adotada pelo PicPay. Nesse caso, se você deseja realizar a portabilidade para a plataforma, basta seguir algumas etapas simples dentro do próprio aplicativo ou pelo site oficial da companhia.
A configuração pode ser feita diretamente pelo app do PicPay e, assim que validada, ela passa a ser a conta oficial para a qual o seu salário será depositado no mês seguinte. Como a funcionalidade ainda é novidade, é preciso atualizar o aplicativo e aguardar pela inclusão da ferramenta.
Quer realizar a portabilidade do salário para o PicPay? Então, atente-se para o seguinte passo a passo:
- Acesse o PicPay;
- Faça seu login para acessar a “Carteira”;
- Clique em “Portabilidade de salário”;
- Insira as informações do CNPJ da empresa contratante e os dados do banco por onde você já recebe o salário;
- Valide seu RG;
- Confirme a funcionalidade.
De acordo com a empresa, a validação da preferência é concluída com no máximo 2 dias úteis. Depois disso, você já está apto a receber seu salário diretamente na conta digital do PicPay.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outras novidades envolvendo finanças pessoais e fique por dentro de tudo que acontece no mercado aqui pelo site da FinanceOne.