
Passaporte, visto, vacinas, câmbio… esses são apenas alguns dos itens indispensáveis quando se planeja uma viagem internacional. Pensar em tudo não é difícil, mas é preciso fazer com certa antecedência, inclusive se programar para fazer uma reserva em dólar para viajar.
Anúncios
Isto porque fazer a reserva pode ajudar a poupar dinheiro: maior proteção em relação à variação do câmbio, menores taxas e impostos são alguns dos benefícios em abrir uma conta no exterior.
Já falamos aqui no FinanceONE como planejar uma viajem internacional. Agora vamos trazer algumas dicas para você poupar em dólar antes de fazer a sua próxima viagem ao exterior. Vamos lá?
Anúncios
Quando pensar em uma reserva em dólar?
Reservar uma quantia em dólar para uma viagem ao exterior é interessante para quem vai utilizar a moeda. Isto é: não é algo recomendado para investimento, pois há outras opções melhores para investimentos no exterior.
Além disso, a reserva em dólar funciona também para as pessoas que gostam de fazer compras em lojas internacionais. Ou, ainda, para aquelas que recebem em dólar mas não querem fazer a conversão para o real.
Contudo, a reserva em dólar é mais interessante para quem viaja ao exterior, pois traz benefícios e praticidade no dia a dia, como o saque grátis nos Estados Unidos, por exemplo.
Anúncios
Dicas de como fazer uma reserva em dólar para viajar
Se planeje com antecedência
Quanto mais tempo você se planejar, mais reserva financeira para a sua viagem ao exterior você terá! Além disso, você terá mais chances de conseguir as melhores ofertas de passagens e hospedagem, por exemplo.
+ O que é melhor: fechar um pacote ou planejar viagem sozinho?
Para isso, faça um planejamento levando em consideração o valor das passagens, hospedagem e os gastos necessários com a documentação. Além, é claro, do seguro-viagem. Após isso, coloque um valor diário para ser usado na viagem.
A recomendação de gastos diários pode variar de acordo com o destino, mas é fácil de estipular um valor pesquisando na própria internet.

Além de calcular o valor da passagem e da hospedagem, multiplique o valor de gasto diário pela quantidade de dias que você fará a viagem.
Tente colocar nessas contas os passeios e compras que você espera fazer também, além de um valor para imprevistos durante a viagem.
Dê preferência por períodos de baixa temporada
Se você puder escolher quando pode viajar, veja quais são os períodos que têm baixa temporada. Isso porque alguns destinos podem ser mais baratos se comparados aos outros.
Com isso, você consegue fazer a viagem em um período em que há poucos turistas e pode ser uma boa alternativa para quem deseja poupar dólar e economizar na viagem.
Abra uma conta no exterior
Uma vez com o planejamento da viagem definido e o quanto você pode gastar, vamos ao que é necessário para fazer uma reserva em dólar: ter uma conta em dólar nos Estados Unidos. Para isso, é necessário abrir uma conta no exterior.
+ Confira 11 maneiras de transferir dinheiro para o exterior
Qual a importância do planejamento financeiro para uma viagem?
A organização na hora de planejar uma viagem é essencial a partir do momento em que você decide ir para algum destino. Isso porque o planejamento vai auxiliar o monitoramento dos gastos.
Até porque, alguns imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Então é bom começar o planejamento pensando também em coisas que podem vir a ser um problema – mesmo que você queira que a viagem seja perfeita e sem imprevistos.
Portanto, a dica final é: comece a economizar desde já! Mesmo que essa economia seja mínima no dia a dia, ela com certeza valerá muito a pena na hora da sua viagem.
Como falamos acima, a partir do momento que você decide sobre o seu destino, você pode começar a calcular quais são os seus gastos.
Agora que você conferiu as dicas de como fazer uma reserva em dólar para viajar, veja também como fazer um roteiro de viagem sem gastar muito!