Início Notícias Finanças Pessoais Conheça 3 fintechs que apostam na educação financeira

Conheça 3 fintechs que apostam na educação financeira

5
(1)

A educação financeira é um tema importante e que tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Em 2019, os projetos voltados para este assunto eram mais de 1.300, o que representou, nas escolas, um avanço de 72% em cinco anos.

Por isso, cada vez mais surgem marcas, empresas e entidades compromissadas com a missão de educar financeiramente o país.

Algumas delas são fintechs, startups que trabalham com foco em inovação e otimização de serviços do sistema financeiro.

Neste artigo, você irá descobrir três fintechs no Brasil que apostam em estratégias para ajudar brasileiros, de diferentes perfis e bolsos, a planejarem suas finanças.

Fintechs apostam em educação financeira para brasileiros
Fintechs apostam em educação financeira para brasileiros

Aprender a administrar o dinheiro, seja na vida pessoal ou nos negócios, é sempre uma vantagem.

Uma vez que exige comprometimento e dedicação, a tarefa é desafiadora. Porém é o melhor caminho para ter qualidade de vida e liberdade. Vai muito além de deixar as economias na poupança ou embaixo do colchão!

+ Importância dos pais na educação financeira infantil

App orienta usuários para a educação financeira

A primeira fintech que aposta em educação financeira é o GuiaBolso. Que, aliás, foi uma das primeiras do Brasil, criada em 2012.

A proposta é na verdade um aplicativo (gratuito!) que analisa e classifica os gastos do usuário. Isso é possível por meio da sincronização com a conta bancária da pessoa.

Além de funcionar como um planejador financeiro, o app permite a visualização com facilidade do saldo nas contas correntes cadastradas, inclusive cartões de crédito e investimentos.

A ferramenta ainda gera gráficos de fonte de renda e gastos, otimizando ainda mais a experiência do usuário com a administração do seu dinheiro.

Empoderamento de pessoas desbancarizadas

Conta Black é o nome da primeira conta digital voltada para o empoderamento financeiro de pessoas desbancarizadas. Se trata de uma comunidade financeira, cujo foco é a educação financeira e a proximidade com os clientes.

Os usuários da Conta Black podem ter acesso a dois tipos de conta: de pessoas física ou empresarial. Além disso, há duas linhas de investimentos: black.x e pool.black.

Serviços como transferências entre usuários, TED e crédito consignado também são disponíveis. Um dos diferenciais da empresa é o cashblack. Ou seja, a possibilidade de ter parte do dinheiro reembolsado.

Funciona da seguinte forma: depois de 13 meses, o cliente recebe parte do valor das tarifas pagas. O benefício é estendido a todos os usuários.

Educação financeira volta para o público jovem

Este é o perfil de usuários que são o foco da OiWarren, fintech criada nos Estados Unidades no final de 2014, mas que passou a ter o Brasil como alvo em 2016.

Se trata de uma plataforma de investimentos que, logo, ajuda as pessoas a investirem. A proposta é que seja possível utilizá-la, sem precisar ser um expert em finanças.

+ 7 apps de finanças pessoais para 2020

Por meio da dela, o usuário pode, por exemplo, criar objetivos. Como Independência Financeira, Fundo de Emergência ou trocar de carro.

O chatbot da Warren ajuda os usuários a alcançarem esses objetivos. Isso é feito passo a passo, primeiro traçando uma estratégia de acordo com as informações coletadas.

O investimento mínimo é de R$100. Com isso, todos os processos são realizados diretamente na plataforma. E não há necessidade de abrir conta em uma corretora ou banco. A proposta é sem burocracias.

Gostou da fintechs que podem te ajudar a melhorar a sua relação com a educação financeira? Aproveite as ferramentas e comece agora a mudar a sua relação com o dinheiro!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tamires Silva
Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...