Você pensa em comprar um terreno para construir um imóvel, mas não tem o montante necessário para pagar à vista no momento? Será que é possível utilizar o FGTS para comprar esse terreno?
Anúncios
Esta dúvida é muito comum entre trabalhadores, mas já adiantamos que não é possível fazer uso do Fundo de Garantia para este fim específico. No entanto, vale ficar atento às regras pois é possível comprar um imível, desde que em condições específicas.
Quer saber mais? Então continue a leitura do artigo!
Anúncios
É possível usar o FGTS para comprar terreno?
A resposta é que não é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de terrenos ou lotes. Isso porque o saque do benefício tem como objetivo suprir a necessidade de moradia do trabalhador.
Sendo assim, quem já tem um imóvel na cidade onde trabalha ou mora também não pode utilizar o FGTS para realizar a compra de um novo imóvel.
Vale ressaltar que no caso da compra de um lote ou terreno, embora a ideia seja construir uma casa no futuro, a aquisição não garante que isso ocorrerá.
Anúncios
E isso também não irá resolver o problema de moradia do trabalhador de forma imediata.
Porém, o FGTS pode ser utilizado para a construção ou compra de um imóvel que esteja em construção.
FGTS para comprar terreno: Caixa tem financiamento para ajudar
A Caixa Econômica tem um programa chamado de Aquisição de Terreno e Construção no qual é possível comprar o terreno e construir usando o FGTS como parte do pagamento.
Esse financiamento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.
Para facilitar, você pode usar o simulador no próprio site da Caixa. Por meio dele, você consegue saber quais são as melhores opções de acordo com o seu perfil, além de lhe ajudar na sua decisão para escolher o melhor financiamento.
Aquisição de Terreno e Construção pela Caixa: saiba como contratar
Se interessou pelo programa de Aquisição de Terreno e Construção? Quer saber como contratar? Confira o passo a passo abaixo!
1º passo: realize a simulação para saber de quanto irá precisar. Depois reúna os documentos necessários e leve ao correspondente da Caixa mais próximo.
2º passo: ao receber a sua solicitação, a Caixa irá analisar a sua solicitação. Eles irão avaliar a possibilidade de você utilizar o seu FGTS, a prestação e o prazo de pagamento, por exemplo.
3º passo: ao ter o seu cadastro aprovado, a instituição financeira faz a avaliação do terreno para que você possa assinar o contrato.
Como usar o simulador da Caixa?
Para utilizar o simulador da Caixa Econômica Federal também é bem fácil. No próprio site, basta clicar na caixa de comando “Simule aqui”, e logo você será direcionado para a parte de preenchimento dos dados.
Com a simulação, é possível conhecer as condições especiais para comprar, construir, reformar ou até mesmo concluir o seu imóvel. Para isso, é necessário que você tenha alguns documentos pessoais e algumas comprovações de renda.
Na página da simulação, você deverá primeiro selecionar a opção de Financiamento/Empréstimo, entre elas:
- Aquisição de imóvel usado;
- Aquisição de terreno;
- Construção;
- Aquisição de imóvel novo;
- Empréstimo garantido por imóvel;
- Imóveis Caixa; e
- Reforma e/ou Ampliação.
Em seguida, é necessário colocar o valor aproximado do imóvel, bem como a cidade que está localizado, como estado e município. Você ainda precisa selecionar se já possui, ou não, um imóvel nesta cidade.
O próximo passo será preencher os dados pessoais, selecionar as opções adicionais e conferir os resultados da simulação.
Financiamento de terreno na Caixa
O financiamento de terreno na Caixa está enquadrado no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
Entretanto, é importante fazer uma simulação com o banco para conhecer as taxas de juros aplicadas ao seu perfil. A correção monetária é feita exclusivamente pela Taxa Referencial (TR).
O valor mínimo do imóvel é de R$50 mil, e o máximo, de R$1,5 milhão. As parcelas podem ser pagas por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC) ou pela Tabela Price.
Se você optar pela primeira modalidade, a Caixa poderá financiar até 70% do valor do terreno. Esse percentual cai para 60% com a Tabela Price.
O prazo de financiamento oferecido pela Caixa varia entre 120 e 240 meses. É importante ressaltar que essa linha de crédito inclui somente o terreno.
Caso você queira financiar a construção do imóvel, a Caixa oferece modalidades de crédito específicas para construção em terreno próprio e aquisição de terreno em construção.
Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou de alguma forma? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam dessas informações.
*Colaboração: Tamires Silva.