Quem não deseja juntar dinheiro para curtir uma aposentadoria? Ou melhor, quem não quer ter uma aposentadoria tranquila depois de anos trabalhando? Com a crise econômica pela qual o Brasil vem passando, muitas pessoas começam a pensar em outras formas de garantir um dinheiro extra. E qual a melhor forma para isso: previdência privada ou poupança?
Anúncios
Antes de escolher, é preciso saber como cada uma funciona. A previdência privada pode ser considerada uma aposentadoria, porém ela não está ligada diretamente ao Sistema do Instituto do Seguro Nacional (INSS). Uma das vantagens da previdência privada, no entanto, é que ela pode ser complementar à aposentadoria pública.
Já a poupança é um investimento com baixa rentabilidade, que muitos brasileiros ainda utilizam para guardar dinheiro.
Anúncios
O rendimento da poupança é pequeno, pois o dinheiro que uma pessoa guarda é usado pelos bancos, para dar de empréstimo a outras pessoas. E são os juros dessa transação que se tornam o rendimento de quem investiu primeiro.
Previdência privada ou poupança?
Agora que você já sabe a diferença entre previdência privada e poupança, pode começar a pensar qual dos investimentos é melhor. É importante frisar que ambas as formas de guardar o dinheiro são de baixo risco.
A previdência privada pode ser mais vantajosa do que a poupança, se for investida da forma correta. Isso porque a primeira é uma boa alternativa para quem não consegue juntar dinheiro, já que a previdência privada não permite que o indivíduo realize saques para recuperar o que foi investido.
Anúncios
Essa é uma das vantagens da previdência, além disso, quanto maior for o valor na conta do usuário, maior será o rendimento que irá garantir uma aposentadoria segura.
Outro benefício é que existem diversos planos de previdência privada para que a pessoa possa escolher qual é a melhor para ela.
Já a poupança, a queridinha dos brasileiros, quase não tem um bom rendimento. Isso porque a caderneta (como também é conhecida) rende da seguinte forma:
- 0,5% ao mês, sempre que a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano;
- 70% da Selic anual mensal, sempre que estiver igual ou inferior a 8,5% ao ano.
A partir desse cenário apresentado, pode-se concluir que a melhor forma de investir para a aposentadoria é por meio da previdência privada.
+ Erros bem comuns de quem deseja guardar dinheiro e como evitá-los
As vantagens da poupança
Você administra o dinheiro: Se a pessoa entende de finanças, ela poderá administrar e organizar o dinheiro da forma que achar melhor. Porém, é importante ressaltar que com o baixo rendimento, é possível que a pessoa perca dinheiro em vez de ganhar.
Facilidade na hora de resgatar o dinheiro: Nesse tipo de investimento, você poderá sacar o dinheiro a qualquer momento, o que não acontece na previdência privada. A poupança tem um resgate mais fácil para casos de emergências.
Isenção de impostos e taxas: Para esse tipo de investimento não é cobrada taxa de administração e nem os impostos.
As vantagens da previdência privada
Planejamento sucessório: É possível repassar o dinheiro investido para outra pessoa, caso o proprietário faleça. Mas é necessário que a pessoa que vai receber o dinheiro esteja indicada no contrato.
Compromisso mensal: Para aqueles que não são disciplinados, a previdência privada é uma forma de conseguir guardar o dinheiro. Já que está prevista no orçamento mensal da família, além de poder ser descontada na folha de pagamento.
Conveniência: Não é necessário entender sobre o mercado financeiro ou sobre finanças para aplicar o dinheiro. Quem irá realizar a administração dos fundos é o administrador do plano. Outro benefício é que o rendimento, quando comparado, é maior do que a poupança.
Como escolher a melhor previdência privada?
Existem diversos planos de previdência privada para a população brasileira escolher. Mas como escolher a melhor? Confira dicas para comparar e escolher a sua previdência privada.
Taxa de administração barata
É um fundo de investimento que cobra para guardar o dinheiro. Além disso, quanto maior for a taxa de administração, maior será o valor de dinheiro que será descontado do fundo de investimento. Para ser considerada uma boa previdência privada, é preciso que a empresa tenha a menor taxa entre os fundos.
Pagamento de renda para a vida toda
Esse é o momento de escolher como quer receber o dinheiro investido de volta. Uma das vantagens é a renda vitalícia, que significa receber a aposentadoria todo mês até o final da vida.
Baixo risco e alta rentabilidade da previdência privada
As previdências privadas de baixo risco costumam ter uma taxa de rendimento que quase não se altera. Sendo assim, o seu dinheiro irá render mesmo que não seja muito.
Agora você já entende melhor sobre os dois conceitos — previdência privada ou poupança —, certo? No entanto, antes de escolher a melhor alternativa, tenha muito cuidado.
Se deseja ter segurança financeira no futuro, analise a opção mais apropriada para o seu perfil. O importante é buscar investimentos seguros e com boa rentabilidade.
Gostou deste conteúdo sobre previdência privada ou poupança? Então, aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você recebe todas as atualizações do mercado financeiro em primeira mão!