Os indicadores financeiros de uma empresa são fundamentais para analisar a saúde da gestão e fazer melhorias quando necessário. Existem vários deles, sendo alguns mais recorrentes na avaliação geral dos negócios.
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Esses indicadores permitem ao gestor realizar um diagnóstico. Ou seja, é por meio deles que se sabe se uma empresa está em crescimento ou não, se precisa melhorar e em quais aspectos financeiros precisa melhorar etc.
Eles devem ser acompanhados periodicamente. Quer saber mais a respeito? Então continue a leitura deste artigo!
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O que são indicadores ou KPIs?
Indicadores financeiros são métricas calculadas a partir de dados da própria empresa para acompanhar o desempenho financeiro dela em períodos. Eles também são chamados de KPIs — Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português.
Muitos especialistas gostam de definir os indicadores como bússolas que indicam para quais caminho a empresa deve seguir ou, melhor dizendo, em quais melhorias devem focar. Isso porque eles, literalmente, diagnosticam a saúde financeira da gestão.
Existem indicadores de vários tipos. Eles podem apontar o lucro da empresa, a rotatividade do estoque, o crescimento em determinado período ou até mesmo dados mais complexos. Cada um possui sua fórmula de cálculo.
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Quais são os indicadores financeiros de uma empresa?
Uma empresa possui diversos indicadores financeiros ou KPIs, que apontam como anda a saúde financeira. A seguir, listamos alguns dos principais, o que eles significam e suas fórmulas de cálculo.
Faturamento – a soma de todo o retorno obtido em vendas (de produtos ou serviços) no período.
Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda
Lucro – ele pode ser bruto, que é a receita total da empresa subtraindo-se os custos diretos e indiretos de produção; ou líquido, que é o que realmente “sobra” para os sócios e acionistas
Lucro = receitas totais – custos
Ponto de equilíbrio – também conhecido como break even point, refere-se ao equilíbrio entre a receita líquida da empresa e a soma dos custos e despesas.
Break even point = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual
Margem de lucro – é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.
Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Liquidez corrente – refere-se à capacidade da empresa de arcar com suas obrigações em curto prazo.
Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante
EBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, refere-se ao potencial de geração de caixa de um negócio.
EBITDA = lucro operacional + depreciação + amortização
Rentabilidade – enquanto a lucratividade representa o que a empresa ganha, a rentabilidade refere-se aos ganhos em relação aos investimentos, ou seja, o quanto a empresa é capaz de gerar retorno.
Rentabilidade = lucro da empresa no período/ valor do investimento inicial
ROI – o Retorno sobre Investimento identifica o quanto o negócio ganha em rendimentos financeiros a partir de qualquer investimento realizado.
ROI = (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos
Ticket médio – este indicador financeiro refere-se ao quanto a empresa está faturando por cliente ou por venda de produto ou serviço realizada.
Ticket médio = faturamento total do período / número de vendas do período
Giro de estoque – é a rapidez com que o estoque é renovado ou, em outras palavras, o tempo médio de permanência de um produto no inventário da empresa.
Giro de estoque = quantidade de produtos vendidos / total de produtos no estoque
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