Quais são os principais indicadores financeiros de uma empresa?

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pessoas definindo métricas em gráficos apontados em folhas de papel
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Os indicadores financeiros de uma empresa são fundamentais para analisar a saúde da gestão e fazer melhorias quando necessário. Existem vários deles, sendo alguns mais recorrentes na avaliação geral dos negócios. 

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Esses indicadores permitem ao gestor realizar um diagnóstico. Ou seja, é por meio deles que se sabe se uma empresa está em crescimento ou não, se precisa melhorar e em quais aspectos financeiros precisa melhorar etc. 

Eles devem ser acompanhados periodicamente. Quer saber mais a respeito? Então continue a leitura deste artigo!

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O que são indicadores ou KPIs?

Indicadores financeiros são métricas calculadas a partir de dados da própria empresa para acompanhar o desempenho financeiro dela em períodos. Eles também são chamados de KPIs — Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português.

Muitos especialistas gostam de definir os indicadores como bússolas que indicam para quais caminho a empresa deve seguir ou, melhor dizendo, em quais melhorias devem focar. Isso porque eles, literalmente, diagnosticam a saúde financeira da gestão. 

Existem indicadores de vários tipos. Eles podem apontar o lucro da empresa, a rotatividade do estoque, o crescimento em determinado período ou até mesmo dados mais complexos. Cada um possui sua fórmula de cálculo.

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Calculadora e moedas enfileiradas com uma lupa em cima
Indicadores financeiros são fundamentais para a gestão das empresas

Quais são os indicadores financeiros de uma empresa?

Uma empresa possui diversos indicadores financeiros ou KPIs, que apontam como anda a saúde financeira. A seguir, listamos alguns dos principais, o que eles significam e suas fórmulas de cálculo. 

Faturamento – a soma de todo o retorno obtido em vendas (de produtos ou serviços) no período. 

Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda

Lucro – ele pode ser bruto, que é a receita total da empresa subtraindo-se os custos diretos e indiretos de produção; ou líquido, que é o que realmente “sobra” para os sócios e acionistas

Lucro =  receitas totais – custos

Ponto de equilíbrio – também conhecido como break even point, refere-se ao equilíbrio entre a receita líquida da empresa e a soma dos custos e despesas.

Break even point = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual

Margem de lucro – é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.

Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais

Liquidez corrente – refere-se à capacidade da empresa de arcar com suas obrigações em curto prazo. 

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

EBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, refere-se ao potencial de geração de caixa de um negócio. 

EBITDA = lucro operacional + depreciação + amortização

Rentabilidade – enquanto a lucratividade representa o que a empresa ganha, a rentabilidade refere-se aos ganhos em relação aos investimentos, ou seja, o quanto a empresa é capaz de gerar retorno.

Rentabilidade = lucro da empresa no período/ valor do investimento inicial

ROI – o Retorno sobre Investimento identifica o quanto o negócio ganha em rendimentos financeiros a partir de qualquer investimento realizado.

ROI = (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos

Ticket médio – este indicador financeiro refere-se ao quanto a empresa está faturando por cliente ou por venda de produto ou serviço realizada.

Ticket médio = faturamento total do período / número de vendas do período

Giro de estoque – é a rapidez com que o estoque é renovado ou, em outras palavras, o tempo médio de permanência de um produto no inventário da empresa. 

Giro de estoque = quantidade de produtos vendidos / total de produtos no estoque

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