Mais
    InícioNotíciasCarreirasProdutividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar

    Produtividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar

    5
    (2)

    Para continuarem em funcionamento, muitas empresas adotaram o regime remoto durante a pandemia da Covid-19. Porém, quem não estava acostumado com esse modelo pode estar com dificuldades quanto a produtividade no home office.

    Publicidade

    Afinal, isso porque em casa existem mais distrações ao longo do dia em comparação ao escritório. Além disso, a dificuldade em alcançar bons resultados no trabalho também é outro problema quando o assunto é a produtividade.

    Caderno, notebook e café sobre uma mesa: home office
    É possível manter a produtividade no home office sem muita complicação!

    Por isso, é necessário que os trabalhadores adaptem à rotina para que a produtividade no home office não seja afetada. 

    Então, se você é uma das pessoas que estão pouco produtivas, saiba que é possível reverter essa situação. Saiba que existem diversas ferramentas que podem te ajudar a organizar as suas atividades. Há também plataformas que permitem melhorar a comunicação com a equipe, manter a concentração, entre outras tarefas do dia.

    Conheça algumas ferramentas para manter a produtividade no home office

    Quer saber quais ferramentas podem ajudar você e a sua equipe a manterem a produtividade no home office alta? Confira.

    1) Asana 

    Em primeiro lugar, a Asana é uma plataforma que permite que você se comunique com toda a sua equipe, além de garantir o bom andamento dos projetos de forma eficiente. Uma das vantagens da ferramenta é que evita a troca de e-mails e, consequentemente, a demora nas respostas.

    Publicidade

    A plataforma ainda permite realizar as divisões de tarefas e definir as prioridades para as atividades de cada membro da equipe. Sobretudo, você também consegue acompanhar os prazos a serem cumpridos de cada tarefa.

    É importante ressaltar que existe uma versão gratuita para que as empresas possam utilizar a ferramenta. Mas caso queiram mais recursos é necessário pagar um valor mensalmente, que varia de acordo com o plano escolhido.

    2) Trello

    O Trello já é conhecido por algumas empresas por ser uma plataforma de fácil manuseio. Uma das vantagens é a possibilidade de gerenciar projetos, sejam da equipe ou individuais.

    A interface do site também é bem intuitiva, o que ajuda no aumento da produtividade no home office. Isso porque o design é em formato de quadros, o que permite uma melhor visualização das tarefas a serem realizadas.

    Como resultado, é possível avaliar o que já foi realizado, o que ainda precisa ser feito e qual o prazo para isso. Além de ainda poder colocar as urgências de cada atividade a ser realizada.

    Publicidade

    3) Slack

    Está com saudades de conversar de maneira mais informal com os colegas de trabalho? O Slack pode ser a solução. A plataforma funciona como um escritório virtual, já que os participantes podem manter as conversas tanto em grupo quanto em janelas privadas. 

    Com o Slack você ainda impede as distrações das redes sociais, já que pode se comunicar com os seus colegas de trabalho pela ferramenta. 

    Por fim, quem quiser adotar a plataforma, pode acessá-la de forma gratuita. Mas caso queira mais funções é necessário adquirir um dos planos oferecidos pelo Slack.

    4) Momentum

    Antes de mais nada, o Momentum é uma excelente dica para quem quer atrelar a produtividade e organização. Você é daqueles que têm dificuldade de lembrar de tudo o que tem para fazer? Essa é uma ferramenta que pode acabar com os seus problemas de forma fácil.

    E você nem vai ter muito trabalho para baixar e/ou administrar. O Momentum é uma extensão do Google Chrome. Fácil, prática e não pesa o seu navegador.

    Publicidade

    Ela age substituindo a página do Google toda vez que você abre uma nova aba. Nesse sentido, você vai se deparar com uma página de imagem neutra, contendo hora, dia da semana e uma frase inspiradora.

    Portanto, o Momentum permite que você adicione a principal tarefa que precisa executar naquele dia e as secundárias que ficam ali registradas. Elas somente são retiradas da tela se você marcá-las como concluídas.

    5) Workplace

    O Workplace é a rede social corporativa do Facebook e já está disponível para os usuários há mais de cinco anos. Ela facilita a comunicação entre grupos maiores com mais de 50 pessoas.

    Então, para os profissionais que precisam tomar ações e decisões, realizar reuniões, fazer comunicados, de forma rápida e fácil, basta realizar uma ligação pelo Workplace. 

    6) Buffer

    O Buffer é outra ferramenta que vai facilitar e dar uma mobilidade ainda maior ao seu home office. A sua produtividade pode ser maior se você considerá-lo uma opção viável.

    Ele é muito utilizado pelos profissionais de Marketing e Comunicação, pois é uma ferramenta excelente para análises de métricas das redes sociais.

    Com o Buffer, você consegue calcular envolvimento, reunir contatos e outras opções. As alternativas da ferramenta são dinâmicas e fáceis de compreender. O que facilita um retorno imediato ao seu cliente – além de organizar as suas tarefas.

    7) Google Drive

    Quem tem um Google Drive? Se você não, então talvez já tenha e nem saiba. Isso porque todo mundo que tem uma conta do Google ou Gmail tem um drive para chamar de seu.

    Com o Drive, você pode armazenar documentos, fotos, vídeos e vários outros arquivos. Ele te ajuda muito no assunto mobilidade.

    Você que precisa, às vezes, ter acesso rápido a um documento na rua, no transporte público, ou de qualquer cômodo da casa, o drive tem esse benefício.

    Além disso, ele permite armazenar arquivos em nuvem, fazer edição e compartilhamento com qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha um drive.

    Parecido com o drive, você também tem como opções o Dropbox e o OneDrive para compartilhar arquivos e pastas e colaborar arquivos.

    + Aplicativos para se comunicar no trabalho além do WhatsApp

    Pesquisa revela em números as vantagens do home office

    O home office é uma opção viável e produtiva. A modalidade já era vista com bons olhos antes da pandemia e após o coronavírus ficou ainda mais essencial. Em números, tem disparado como vantajoso para empresas e funcionários.

    Há quem diga que no papel é fácil afirmar tudo isso, mas você pode comprovar com dados e depoimentos. Afinal, se você trabalha em home office sabe das vantagens.

    Recentemente, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Indeed revelou que o home office reduz:

    • 52% a taxa de turnover;
    • 50% a taxa de absenteísmo;
    • 50% os custos operacionais para as empresas;
    • 31% os custos com benefícios;
    • o tempo no trânsito para os trabalhadores;

    Além disso, aumenta em 57% o engajamento e permite a flexibilidade de horários de trabalho; aproximação com as pessoas da família; redução do dress code.

    Gostou do nosso conteúdo? Confira agora técnicas para aumentar a produtividade do seu trabalho através da gestão de tempo.

    O que achou disso?

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasCarreirasProdutividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar

    Produtividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar

    5
    (2)

    Para continuarem em funcionamento, muitas empresas adotaram o regime remoto durante a pandemia da Covid-19. Porém, quem não estava acostumado com esse modelo pode estar com dificuldades quanto a produtividade no home office.

    Publicidade

    Afinal, isso porque em casa existem mais distrações ao longo do dia em comparação ao escritório. Além disso, a dificuldade em alcançar bons resultados no trabalho também é outro problema quando o assunto é a produtividade.

    Caderno, notebook e café sobre uma mesa: home office
    É possível manter a produtividade no home office sem muita complicação!

    Por isso, é necessário que os trabalhadores adaptem à rotina para que a produtividade no home office não seja afetada. 

    Então, se você é uma das pessoas que estão pouco produtivas, saiba que é possível reverter essa situação. Saiba que existem diversas ferramentas que podem te ajudar a organizar as suas atividades. Há também plataformas que permitem melhorar a comunicação com a equipe, manter a concentração, entre outras tarefas do dia.

    Conheça algumas ferramentas para manter a produtividade no home office

    Quer saber quais ferramentas podem ajudar você e a sua equipe a manterem a produtividade no home office alta? Confira.

    1) Asana 

    Em primeiro lugar, a Asana é uma plataforma que permite que você se comunique com toda a sua equipe, além de garantir o bom andamento dos projetos de forma eficiente. Uma das vantagens da ferramenta é que evita a troca de e-mails e, consequentemente, a demora nas respostas.

    Publicidade

    A plataforma ainda permite realizar as divisões de tarefas e definir as prioridades para as atividades de cada membro da equipe. Sobretudo, você também consegue acompanhar os prazos a serem cumpridos de cada tarefa.

    É importante ressaltar que existe uma versão gratuita para que as empresas possam utilizar a ferramenta. Mas caso queiram mais recursos é necessário pagar um valor mensalmente, que varia de acordo com o plano escolhido.

    2) Trello

    O Trello já é conhecido por algumas empresas por ser uma plataforma de fácil manuseio. Uma das vantagens é a possibilidade de gerenciar projetos, sejam da equipe ou individuais.

    A interface do site também é bem intuitiva, o que ajuda no aumento da produtividade no home office. Isso porque o design é em formato de quadros, o que permite uma melhor visualização das tarefas a serem realizadas.

    Como resultado, é possível avaliar o que já foi realizado, o que ainda precisa ser feito e qual o prazo para isso. Além de ainda poder colocar as urgências de cada atividade a ser realizada.

    Publicidade

    3) Slack

    Está com saudades de conversar de maneira mais informal com os colegas de trabalho? O Slack pode ser a solução. A plataforma funciona como um escritório virtual, já que os participantes podem manter as conversas tanto em grupo quanto em janelas privadas. 

    Com o Slack você ainda impede as distrações das redes sociais, já que pode se comunicar com os seus colegas de trabalho pela ferramenta. 

    Por fim, quem quiser adotar a plataforma, pode acessá-la de forma gratuita. Mas caso queira mais funções é necessário adquirir um dos planos oferecidos pelo Slack.

    4) Momentum

    Antes de mais nada, o Momentum é uma excelente dica para quem quer atrelar a produtividade e organização. Você é daqueles que têm dificuldade de lembrar de tudo o que tem para fazer? Essa é uma ferramenta que pode acabar com os seus problemas de forma fácil.

    E você nem vai ter muito trabalho para baixar e/ou administrar. O Momentum é uma extensão do Google Chrome. Fácil, prática e não pesa o seu navegador.

    Publicidade

    Ela age substituindo a página do Google toda vez que você abre uma nova aba. Nesse sentido, você vai se deparar com uma página de imagem neutra, contendo hora, dia da semana e uma frase inspiradora.

    Portanto, o Momentum permite que você adicione a principal tarefa que precisa executar naquele dia e as secundárias que ficam ali registradas. Elas somente são retiradas da tela se você marcá-las como concluídas.

    5) Workplace

    O Workplace é a rede social corporativa do Facebook e já está disponível para os usuários há mais de cinco anos. Ela facilita a comunicação entre grupos maiores com mais de 50 pessoas.

    Então, para os profissionais que precisam tomar ações e decisões, realizar reuniões, fazer comunicados, de forma rápida e fácil, basta realizar uma ligação pelo Workplace. 

    6) Buffer

    O Buffer é outra ferramenta que vai facilitar e dar uma mobilidade ainda maior ao seu home office. A sua produtividade pode ser maior se você considerá-lo uma opção viável.

    Ele é muito utilizado pelos profissionais de Marketing e Comunicação, pois é uma ferramenta excelente para análises de métricas das redes sociais.

    Com o Buffer, você consegue calcular envolvimento, reunir contatos e outras opções. As alternativas da ferramenta são dinâmicas e fáceis de compreender. O que facilita um retorno imediato ao seu cliente – além de organizar as suas tarefas.

    7) Google Drive

    Quem tem um Google Drive? Se você não, então talvez já tenha e nem saiba. Isso porque todo mundo que tem uma conta do Google ou Gmail tem um drive para chamar de seu.

    Com o Drive, você pode armazenar documentos, fotos, vídeos e vários outros arquivos. Ele te ajuda muito no assunto mobilidade.

    Você que precisa, às vezes, ter acesso rápido a um documento na rua, no transporte público, ou de qualquer cômodo da casa, o drive tem esse benefício.

    Além disso, ele permite armazenar arquivos em nuvem, fazer edição e compartilhamento com qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha um drive.

    Parecido com o drive, você também tem como opções o Dropbox e o OneDrive para compartilhar arquivos e pastas e colaborar arquivos.

    + Aplicativos para se comunicar no trabalho além do WhatsApp

    Pesquisa revela em números as vantagens do home office

    O home office é uma opção viável e produtiva. A modalidade já era vista com bons olhos antes da pandemia e após o coronavírus ficou ainda mais essencial. Em números, tem disparado como vantajoso para empresas e funcionários.

    Há quem diga que no papel é fácil afirmar tudo isso, mas você pode comprovar com dados e depoimentos. Afinal, se você trabalha em home office sabe das vantagens.

    Recentemente, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Indeed revelou que o home office reduz:

    • 52% a taxa de turnover;
    • 50% a taxa de absenteísmo;
    • 50% os custos operacionais para as empresas;
    • 31% os custos com benefícios;
    • o tempo no trânsito para os trabalhadores;

    Além disso, aumenta em 57% o engajamento e permite a flexibilidade de horários de trabalho; aproximação com as pessoas da família; redução do dress code.

    Gostou do nosso conteúdo? Confira agora técnicas para aumentar a produtividade do seu trabalho através da gestão de tempo.

    O que achou disso?

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?