InícioCartão de CréditoVale a pena ter cartão de loja? Saiba quais são os prós...

Vale a pena ter cartão de loja? Saiba quais são os prós e contras

0
(0)

O cartão de loja costuma ser a porta de entrada de algumas pessoas para o mercado de consumo. Isso porque a sua emissão possui uma certa facilidade e não exige tanta pontuação vinculada ao CPF. Ou seja, esse tipo de produto é o primeiro cartão de muitos.

No entanto, vale a pena se perguntar se esse é o melhor tipo de cartão. Alguns podem responder que sim. Afinal, esse produto financeiro promete algumas “vantagens e descontos” em compras, além de outras facilidades vinculadas a quem é cliente.

A princípio, essa possibilidade parece maravilhosa. Mas, dependendo de quem emite esse cartão, é necessário balancear e ver se o cartão de loja é interessante ou não para o seu bolso.

Uma técnica que muitos usam atualmente é a realização de uma lista de prós e contras para analisar o que você ganhará de bom ou de ruim com uma situação ou com um produto. E dependendo das qualidades ou defeitos listados, você consegue comparar à sua realidade.

Pensando nisso, o Financeone separou as principais vantagens e desvantagens de fazer um cartão de loja. Confira agora!

cartões de crédito com as menores taxas
cartões de crédito com as menores taxas

Vantagens

Primeiramente, vamos às vantagens. De forma resumida, as principais vantagens em ter um cartão de loja estão associadas a facilidade em adquirir esse produto financeiro

Entre eles podemos citar os descontos, o parcelamento sem juros e algumas lojas até implementam um sistema de não enfrentamento de filas ao possuir um cartão da loja com um caixa dedicado a esse tipo de serviço.

Outros cartões de loja foram um pouco além e criaram suas versões de cartões de crédito emitidos pela loja. Nesse sentido, além de fazer compras na loja que você emitiu, você ainda tem a possibilidade de utilizá-lo em outros locais.

Como resultado, os principais pontos a considerar são:

  • Facilidade (emissão rápida, apenas com checagem de CPF);
  • Aumento de limite rápido (que é interessante para quem possui o cartão de crédito de loja);
  • Compras com um número alto de parcelas sem juros;
  • Acesso a outros produtos financeiros (empréstimos e afins);
  • Descontos e outras vantagens oferecidas pela loja (varia de acordo com o local).

Além disso, o cartão de loja ainda pode ser uma maneira de aumentar a pontuação em seu CPF, para assim, ter acesso a outros tipos de cartão de crédito que sejam melhores.

Mas, caso você tenha a intenção de usar o cartão de loja para esse fim, saiba que existem outros tipos de cartão de crédito para pessoas com pouca movimentação no CPF.

Desvantagens

Entre as principais desvantagens do cartão de loja estão a anuidade e o CET (Custo Efetivo Total) nos juros rotativos. Ou seja, o fator que você mais deve pesar ao solicitar um cartão de loja se refere ao custo que você terá ao atrasar uma fatura.

Esse valor também é incluído ao realizar uma compra com muitas parcelas em que há a incidência de juros. Essas lojas possuem um valor de juros muito alto e, às vezes, você paga o valor de um produto duas vezes só pelo valor das taxas.

Por fim, se não consegue arcar com o atraso da dívida, essa conta vira uma bola de neve e você fica com o CPF restrito no SPC ou no Serasa. Ou seja, ao se endividar com um cartão de loja, a chance de ficar com o nome sujo é muito maior.

Resumidamente, seus principais contras estão na:

  • Incidência de juros
  • Valor de anuidade
  • Chance de endividamento

Conclusões sobre o cartão de loja:

Antes de mais nada, queremos alertar a você sobre os benefícios e os riscos de possuir um cartão desse tipo. Considere também os custos: leia o contrato, faça perguntas e questionamentos sobre esse cartão de loja.

E o mais importante: leve em consideração a sua realidade. Às vezes, um cartão de loja pode ser uma boa opção caso não possua anuidade e você tenha uma renda estável, por exemplo.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 5 cartões de loja que não cobram anuidade.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui