A data de pagamento do Bolsa do Povo é, provavelmente, uma das principais dúvidas entre beneficiários. Acontece que esse programa, na verdade, reune vários benefícios e cada um tem seu cronograma de pagamento.
Anúncios
A melhor forma de saber a data em que o saldo será disponibilizado, é fazer a consulta com o cartão do programa. Mas como algumas pessoas gostam de se planejar, reunimos as informações a respeito dos calendários.
Vale destacar que a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, responsável pelo Bolsa do Povo, não divulgou os calendários completos na página do programa. Porém, quem é beneficiário pode fazer a consulta por meio do login.
Anúncios
Além disso, existem alguns programas dentro da iniciativa cujas datas foram divulgadas, como explicamos ao longo deste artigo.
Qual a data de pagamento do Bolsa do Povo?
A data de pagamento do Bolsa do Povo depende de qual benefício você recebe, porque existem várias iniciativas dentro do programa. O Vale Gás, por exemplo, paga bimestralmente, enquanto o Bolsa Educação tem calendários específicos.
Responsáveis
O Bolsa do Povo Educação – Responsáveis é um dos benefícios que compõem o programa. Os responsáveis legais dos estudantes da rede pública estadual são contratados para apoiar as escolas no acompanhamento dos protocolos sanitários relacionados à Covid-19.
Anúncios
Além disso, a pessoa realiza uma formação. Para participar é necessário ser de família de baixa renda, ter idade entre 18 a 59 anos e residir em local próximo à unidade escolar (prioritariamente, em um raio de até 2 km).
A data de pagamento do Bolsa Educação para responsável é, de acordo com a secretaria de Educação, sempre a partir do dia 20 do mês subsequente ao início da formação, desde que ela tenha sido concluída.
Por exemplo: se o beneficiário iniciou em agosto, recebeu o primeiro pagamento no dia 20 de setembro e assim por diante.
A primeira parcela do benefício de R$500 estará disponível no mês subsequente para os beneficiários que finalizarem a formação na primeira chance. Aqueles que terminarem na segunda chance, só receberão no terceiro mês.
Para receber é necessário ter frequência e desempenhar as atividades conforme estabelecido pelo programa.
Estudantes
Outro braço do programa é o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes. Este é voltado para os próprios alunos da rede estadual, que recebem R$1 mil proporcionalmente ao ano letivo.
Para participar é necessário estar regularmente matriculado no ensino médio, ser de família de baixa renda e cumprir as condicionalidades previstas pelo programa. Neste caso, os pagamentos são realizados proporcionalmente ao ano letivo.
Os depósitos foram iniciados em 2021 e ainda seguem até o final deste ano:
- 1ª parcela: após o início do 3º bimestre letivo de 2021
- 2ª parcela: após o término do 3º bimestre letivo de 2021
- 3ª parcela: após o término do 4º bimestre letivo de 2021
- 4ª parcela: após o início do 1º bimestre letivo de 2022
- 5ª parcela: após o término do 1º bimestre letivo de 2022
- 6ª parcela: após o término do 2º bimestre letivo de 2022
- 7ª parcela: após o início do 3º bimestre letivo de 2022
- 8ª parcela: após o término do 3º bimestre letivo de 2022
- 9ª parcela: após o término do 4º bimestre letivo de 2022
Como saber se o dinheiro do Bolsa do Povo caiu?
Na dúvida, para saber se o dinheiro do Bolsa do Povo caiu basta consultar o saldo do cartão do programa seguindo o passo a passo:
- Acesse o site oficial do programa e clique em “Entrar”;
- Informe os dados de login (CPF e senha);
- Após ser redirecionado para a página individual do programa, será possível visualizar o saldo e outras informações sobre o benefício.
Se não conseguir visualizar o saldo, um dos motivos pode ser a necessidade de desbloquear o cartão.
+ Veja como desbloquear o cartão Bolsa do Povo SP. Agora é possível pela internet!
Vale destacar que muitos beneficiários do programa têm relatado problemas com o cartão e atrasos em pagamentos. O FinanceOne não possui nenhum vínculo ou responsabilidade, somente o governo estadual pode solucionar a questão.
Se for o seu caso, ligue para a central de atendimento do programa: 0800 7979 800, que serve tanto para ligações gratuitas quanto para mensagens. O número antigo do WhatsApp do Bolsa do Povo será desativado.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos!