Vez ou outra vemos algumas polêmicas sobre investimentos na Bolsa de Valores e o mercado de ações. Por isso, aprenda como tudo isso funciona, quando não vale a pena investir em ações e tenha certeza se vale investir nestes ativos.
Anúncios
Diferentemente da famosa caderneta de poupança, o mercado de ações possibilita uma rentabilidade maior para o investidor.
Nele, as pessoas se dirigem para comprar ou vender suas ações no capital aberto e, consequentemente, amplificar os seus patrimônios. Aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores significa que você, de algum modo, tem uma participação na empresa que está investindo.
Anúncios
Assim que você adquire os seus ativos você passa a se tornar um acionista dela. Para isso, é preciso identificar seu perfil de investidor e se esta é uma boa opção para seu estilo.
É arriscado investir em ações. Mas o que aumenta tais riscos não são as ações em si, mas a forma como as pessoas investem.
Os cuidados que devem ser tomados são constantes e o investidor precisa estar ciente de tudo isso. Os resultados financeiros a longo prazo são muitos, basta apenas agir com inteligência e cautela quando decidir aplicar.
Anúncios
Carteira de investimentos diversificada facilita sucesso ao investir em ações
Concentrar todo o seu capital em um investimento apenas pode não ser muito inteligente para quem deseja ampliar a sua rentabilidade.
A recomendação para quem pretende investir no mercado acionário é ter reservas em outras aplicações, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), ou o Tesouro Selic.
Sendo assim, você diversifica seus investimentos e se prepara para o mercado de ações. Assim, não corre o risco de ter que vender suas ações por qualquer valor para se capitalizar – é só resgatar a reserva de outras aplicações.
Como é realizada a negociação?
Todas as negociações das ações são feitas através das corretoras imobiliárias habilitadas pela CVM (Comissão de Valores Imobiliários). Então, se o seu desejo é investir, é imprescindível que você se cadastre em alguma corretora.
As corretoras possuem profissionais especializados que têm a função de acompanhar e analisar as empresas e o momento do mercado.
Elas auxiliarão você mostrando quais ações estão disponíveis para comprar ou vender e o período correta para o investimento.
Apesar disso, é bom lembrar que o próprio investidor é o responsável por todo o desempenho dos seus ativos. O quesito valer a pena ou não dependerá muito de como será o seu poder de gerenciar os investimentos.
É possível optar livremente em seguir as orientações da corretora ou decidir algo diferente do que for recomendado.
Investir em ações é seguro?
Assim como há ações seguras em que o investidor ficará exposto a menores riscos, há também aquelas com as quais você precisa ser mais audacioso se realmente quiser aplicar o seu dinheiro.
Vale lembrar, no entanto, que saber diferenciá-las não tem segredo algum. Para isso, basta você buscar informações precisas e tomar conhecimento delas por meio de fontes de pesquisa.
Pergunte, também, a pessoas que já estão minimamente acostumadas a investir nessas ações.
Vantagens
As principais vantagens na hora de investir em ações são:
- possibilidade de poder investir mesmo que sejam quantias pequenas;
- alto potencial de lucros e a diversificação da carteira.
Desvantagens
Contudo, há também as desvantagens que podem fazer com que não valha muito a pena, dependendo do que procura.
São elas:
- os riscos são maiores se comparado aos investimentos de renda fixa;
- urgência de estudos constante para acompanhar o fluxo desse mercado que altera com muita frequência;
- alta volatilidade.
Quando não investir em ações?
Se você está atrás de um retorno imediato ou teme olhar para sua conta e perceber que perdeu dinheiro, ainda que seja um valor irrisório, investir em ações não vale a pena para você. Por isso, não invista em ações quando:
1. Não tiver disciplina e paciência
A disciplina é a alma do negócio, mas não sozinha. Por conta dos investimentos a longo prazo serem mais vantajosos, a paciência para continuar investindo sem tirar o dinheiro do banco ou desanimar no meio do caminho faz a diferença no resultado final do investimento.
2. Não tiver dinheiro a perder
Por ser um tipo de investimento de alto risco, os investidores destes ativos devem ter uma reserva de dinheiro para casos de emergência. É o velho ditado: se a dor de perder R$50 é maior que a alegria de ganhar R$100, investir em ações não é uma boa alternativa.
3. Não gostar de economizar
Guardar dinheiro é o “pulo do gato” quando o assunto é investimentos. Se você é daqueles consumidores compulsivos, como conseguirá separar dinheiro investir? Lembre-se que não dá para investir em ações sem ter um capital.
Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos sobre investir em ações!