Restituição do Imposto de Renda não caiu na conta? Veja o que fazer!

0
257
celular com a logo da Receita Federal
4
(1)

O que fazer se a restituição do Imposto de Renda não caiu na conta? A Receita Federal pagou no último dia 30 de setembro as restituições do quinto e último lote do IRPF 2022, contemplando também restituições de anos anteriores, mas há quem não tenha recebido.

Segundo informações do fisco, 1,2 milhão de contribuintes receberam R$1,9 bilhão. Desse total, 1,1 milhão são contribuintes não prioritários que entregaram declarações neste ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores.

O restante tem prioridade legal, como idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Os quatro primeiros lotes foram pagos em maio, junho, julho e em agosto para 17,3 milhões contribuintes. A restituição é sempre paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda e fica disponível no banco durante um ano. 

Depois desse prazo, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Restituição do Imposto de Renda não caiu na conta: o que fazer?

Se a restituição do Imposto de Renda não caiu na conta, podem existir alguns motivos. O primeiro deles pode ser dados informados errados na hora da declaração, ou se a conta foi desativada.

Se isso acontecer, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Outra possibilidade para o contribuinte não receber a restituição é ter caído na malha fina. Segundo a Receita Federal, 1,03 milhão de pessoas tiveram a declaração retida neste ano.

Basta consultar o extrato da declaração para verificar se foi esse o motivo ou outros tipos de pendências. Pode ser também que haja inconsistência de dados, sendo necessário fazer uma declaração retificadora.

celular com tela aberta no aplicativo da Receita Federal
1,2 milhão de contribuintes receberam a restituição do Imposto de Renda

Como consultar a restituição?

Se a restituição do Imposto de Renda não caiu na conta e você não sabe o motivo, basta fazer a consulta para identificar qual o tipo de pendência. 

As consultas para o último lote já estão abertas, assim como dos lotes residuais de anos anteriores. Elas podem ser feitas pelo site da receita federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones Android e iOS.

Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal
  2. Clique no campo Meu Imposto de Renda
  3. Clique em Consultar Restituição
  4. Informe seu CPF e data de nascimento
  5. Selecione a opção ‘consultar’

Para saber se está na malha fina, o contribuinte também pode acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no site da Receita Federal. Neste caso, é necessário utilizar o código de acesso gerado na página da Receita ou o certificado digital.

Se a declaração tiver alguma inconsistência, como malha fina, a restituição só será liberada depois da correção ou depois que o contribuinte comprovar que sua declaração está correta.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: 

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui