Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Fábrica de Startups inaugura sede no Rio de Janeiro

Escrito por: Rafael Massadar em 30 de novembro de 2018

O Rio de Janeiro acaba de ganhar sua Fábrica de Startups. Ela é a primeira no Brasil. A aceleradora ocupa 3.700 metros quadrados um dos edifícios mais modernos da revitalizada região do porto, o Aqwa Corporate.

O investimento inicial da Fábrica de Startups na unidade do Rio foi de R$ 5 milhões. A aceleradora tem um portfólio de 550 startups aceleradas e 2 mil empreendedores desenvolvidos no mundo. No Rio, a meta é acelerar 130 startups por ano, todas com base na área de 3.700 metros quadrados no Aqwa Corporate.

A iniciativa que chega ao Brasil nasceu em Portugal, em 2012, estimulando o empreendedorismo no país e auxiliando no processo de recuperação econômica. Um dos casos de sucesso é o aplicativo Cabify.

“Trata-se de uma cidade que conjuga uma indústria criativa e um tamanho de mercado espetaculares. Todos os ingredientes estão aqui, faltava o apoio para desenvolver tudo isso em negócio e nós estamos nos propondo a isso.”
Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups do Brasil

Cinco corporações âncoras já foram anunciadas. São elas:

– Telecom Embratel;
– Tishman Speyer (investidora de imóveis);
– Athié Wohnrath (construtora);
– Aliansce (administradora de shopping centers);
– Sistac (empresa de óleo e gás).

Ainda este ano a Fábrica de Startups quer anunciar parceiros nas áreas de Educação, Beleza, Química, Tecnologia e segmentos na indústria de Óleo e Gás.

Startups

O que são startups?

As startups, por natureza, são empresas ligadas à disrupção. Elas podem ser classificadas em algumas subcategorias baseadas nos setores que atuam.

As fintechs fornecem serviços voltados ao mercado financeiro. Já as edtechs oferecem seus serviços ao setor de educação, com destaque para as plataformas de cursos online e apps de ensino de línguas.

Existem ainda as healthtechs. Elas fornecem soluções inovadoras em saúde. Por exemplo, as empresas que fabricam os monitores de saúde, farmacêuticas e de relacionamento entre médicos e pacientes.

No Brasil, outro nicho que cresce é o das agrotechs, empresas de soluções agrícolas. Há também as insurtechs que oferecem soluções de seguros.

Mercado de startups cresce no Brasil

startups

O número de startups no Brasil mais do que dobrou nos últimos seis anos. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o país já registra 62 mil empreendedores e 6 mil empresas nascentes em todo o país.

A entidade, no entanto, diz que é possível que a quantidade seja ainda maior, chegando a 15 mil. Isso porque muitos negócios ainda estão na fase de registro junto ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Ainda segundo a ABStartups, 72% das empresas são geridas por jovens de 25 e 40 anos. Do total, 87,13% têm homens à frente e 12,3% são comandadas por mulheres. Regionalmente, o Sudeste se destaca como local com maior concentração de empreendimentos.

Outras regiões vêm buscando a dianteira do setor. No Rio Grande do Sul, entidades setoriais fomentam a apresentação de novos negócios em iniciativas como o Festival da Transformação. O evento tem uma trilha destinada unicamente a startups.

Incubada na Fábrica de Startups vence prêmio na Europa

A Live Electric Tours, incubada pela Fábrica de Startups, foi reconhecida como a melhor startup de turismo da Europa, na grande final dos StartUp Europe Awards. O evento aconteceu neste mês dentro do Startup Europe Summit 2018, em Sófia, capital da Bulgária.

O projeto, fundado em 2017, oferece uma solução inovadora para o setor de turismo na cidade de Lisboa, Portugal. A startup oferece um serviço de carros 100% elétricos equipados com Wi-Fi gratuito que permite compartilhar dados de viagens nas redes sociais.

Totalmente portuguesa, a Live Electric Tours é a primeira empresa no mundo a introduzir a tecnologia Live Streaming no setor do Turismo. Ela disponibiliza a experiência de self drive com viaturas 100% elétricas que permitem transmitir a viagem em streaming no Facebook, Instagram ou Youtube. Os carros estão equipados com internet grátis, um áudio guia de GPS e uma câmara Live HD.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

hábitos dos investidores inteligentes
aposentadoria compulsória
empresas fechadas
Robô
máquina-de-cartão-de-crédito no celular