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Risco de mercado: o que é e como funciona

Qualquer investimento tem um risco para o empreendedor, seja ele qual for. Se você tem o seu próprio negócio ou está pensando em dar os primeiros passos nesse mercado de empreendedorismo, provavelmente já ouviu falar do risco de mercado. Mas qual o seu significado? Como funciona o risco de mercado?

Risco de mercado é um possível resultado negativo da empresa ou de um determinado produto. Esse tipo de risco pode ser ocasionado por meio de mudanças nos preços e parâmetros do mercado no qual o negócio se enquadra.

risco de mercado
O risco de mercado sofre influência de diversos fatores que contribuem para a sua variação

Mas o que seriam esses preços e parâmetros? Eles são os valores das ações, as curvas de juros, as taxas de câmbio, as volatilidades e correlações. Sendo assim, as oscilações que os investimentos passam ao longo do tempo caracterizam o risco de mercado.

E são justamente essas variações que modificam as condições do mercado, fazendo com que os títulos também tenham oscilações de preços. Para entender melhor, o investidor deverá observar como as ações variam de comportamento.

Fatores que contribuem para as variações do mercado:

  • Turbulências políticas;
  • Ataques terroristas;
  • Recessões;
  • Mudanças nas taxas de juros;
  • Mudanças nas taxas cambiais;
  • Desastres naturais.

Avaliação de risco: entenda como funciona

Para saber como funciona esse tipo de avaliação, primeiro é preciso entender o que ela significa.  É uma técnica de gerenciamento de risco de mercado e está ligada ao respeito e à avaliação da probabilidade e do impacto dos riscos.

Sendo assim, uma avaliação de risco é a tentativa de definição sobre o que o risco realmente significa para os envolvidos ou afetados, sejam eles investidores ou empreendedores.

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Para calcular o risco de mercado é preciso identificá-lo e definir qual é a probabilidade para que ele ocorra, qual o nível do risco e, ainda, qual decisão deverá ser tomada. É importante lembrar que dessa forma os riscos não serão eliminados, mas sim identificados e controlados da melhor maneira possível.

Por isso, deve-se levar em consideração quais medidas deverão ser tomadas para que os riscos de mercado sejam controlados. Além disso, deverão ser levados em conta o dinheiro, tempo e os problemas.

Outro ponto a ser avaliado pelos investidores são quatro perguntas:

1. O que pode acontecer?
2. O nível de risco é tolerável?
3. O risco pode ser completamente eliminado?
4. Se não, como o risco poderá ser controlado para que o dano seja o menor possível?

Como medir o risco de mercado?

plano de saúde barato reembolso direitoAgora que você já sabe o que é o risco de mercado, deve estar se perguntando como pode fazer para calculá-lo. O Value at Risk ou VaR Paramétrico é uma forma de medir a perda de percentual de uma carteira de investimentos que está sujeita aos riscos de mercado.

São riscos de flutuação de preços de ações, valores de commodities ou de flutuação das taxas de juros ou taxas de câmbio. Ele utiliza como critério dados de rentabilidade estimados, além de assumir uma distribuição normal da mesma.

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O VaR Paramétrico também é conhecido como método de variância-covariância ou método analítico. Se você tem os dados de rentabilidade que são esperados para o seu negócio e o risco histórico, que é medido pelo desvio padrão, deve utilizar a fórmula:

VaR = | R – z? | V

Para isso, deverá ser considerado:

R = Retorno esperado;
Z = Valor correspondente para um nível de significância;
? = Desvio padrão de rentabilidade;
V = Valor do investimento.

Os tipos de risco de mercado

O risco de mercado é dividido em quatro tipos, sendo eles: financeiro, desempenho, externo e estratégico. Cada um deles é subdividido de acordo com as próprias características.

1) Risco Financeiro:

  • Cambial: é resultante das flutuações da taxa de câmbio;
  • Capital: é o excesso de custos de capital;
  • Crédito: está classificado como uma obrigação de determinada organização ou empresa, ou a capacidade de acesso ao capital reduzida;
  • Custos: aumento dos custos da mão de obra, matéria-prima e fornecedores;
  • Inflação: esse é o risco de que os aumentos nos preços reduzam o valor do dinheiro e, consequentemente, impacta de maneira negativa no valor dos futuros investimentos;
  • Liquidez: pode não ser capaz de realizar a compra ou venda de um determinado investimento por um preço que acompanha o verdadeiro valor subjacente do ativo;
  • Patrimonial: provável perda de potencial devido às mudanças nos preços das ações;
  • Receita: é o risco de que os recebimentos sejam menores que as despesas;
  • Taxa de juros: é o risco de perda do potencial devido aos movimentos nas taxas de juros.

2) Risco de Desempenho:

  • Conformidade: são as ameaças de conformidade com as normas e regulamentos;
  • Legal: é o risco de responsabilidade legal;
  • Segurança: é quando um colaborador ou a segurança do público podem ser impactados de forma negativa;
  • Qualidade: são os impactos negativos nos resultados.

3) Risco Externo:

  • Regulamentar: são os riscos de mudanças em normas e regulamentações.

4) Risco Estratégico:

  • Mercado: possibilidade de a empresa ser superada pelos concorrentes ou que a oferta seja maior do que a demanda, sendo assim o risco se torna de mudança de cenário;
  • Reputação: é o risco de que a reputação da organização esteja comprometida.

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