Saldo do FGTS bloqueado? Entenda o que significa e como liberar!

0
4012
celular aberto na tela do fgts
3
(2)

Já aconteceu de você se deparar com o seu saldo FGTS bloqueado? Muitas pessoas podem ser pegas de surpresa nesta situação e, se você está lendo este artigo, é bem provável que seja uma delas. 

Anúncios

Algumas coisas podem levar ao bloqueio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas a boa notícia é que em alguns casos é possível resolver a situação com alguma agilidade. 

Esse Fundo foi criado para garantir ao trabalhador demitido sem justa causa, uma reserva financeira por um período. Mas o benefício também pode ser usado em outras situações, desde empréstimos até compra da casa própria, por exemplo. 

Anúncios

Mas se é um direito trabalhista previsto em lei, o que, afinal, pode provocar seu bloqueio? E mais importante ainda: como desbloquear? É o que você descobrirá lendo este artigo!

O que pode levar o saldo FGTS e a ser bloqueado?

Quando o saldo do FGTS é bloqueado, significa que o dinheiro na sua conta do fundo não pode ser sacado ou utilizado de qualquer forma. Existem algumas situações em que isso pode ocorrer.

A primeira é quando você faz um empréstimo com o FGTS como garantia. Nesse caso, até 10% do saldo e a multa rescisória ficam retidos como garantia do pagamento das prestações. Então você não pode acessar o valor enquanto o empréstimo não for quitado.

Anúncios

Outra situação é o Saque Aniversário, modalidade em que o trabalhador pode retirar uma parte do saldo do Fundo no mês de seu aniversário. No entanto, se você for demitido sem justa causa, o saldo do FGTS também fica bloqueado e você só pode receber a multa rescisória. 

Além disso, se quiser mudar para a modalidade do Saque Rescisão, precisa esperar dois anos.

Saiba mais – Aderiu ao Saque Aniversário do FGTS e quer voltar atrás? Veja como cancelar!

A antecipação do Saque Aniversário também pode levar ao bloqueio. Ela funciona como um empréstimo consignado, e as prestações são descontadas diretamente do saldo do Fundo. Por isso ele fica bloqueado e uma quantia extra é retida como garantia do pagamento.

O saldo do FGTS também pode ser bloqueado por ações judiciais em casos de não pagamento de pensão alimentícia

Por fim, erros nos dados ou informações desatualizadas também podem impedir o acesso ao dinheiro nas contas do FGTS. É importante manter as informações atualizadas para evitar esse tipo de problema.

Como desbloquear o saldo do Fundo de Garantia?

Se o saldo do FGTS estiver bloqueado, a forma de desbloqueio vai depender do motivo pelo qual o dinheiro está retido. 

Se o FGTS foi garantia de um empréstimo ou se o trabalhador fez a antecipação do Saque Aniversário, o desbloqueio só vem após a quitação da dívida.

Em caso de Saque Aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão e isso só pode ser feito após dois anos da adesão à modalidade de aniversário. 

Por isso é importante pensar bem antes de aderir. Passados dois anos, o pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou site da Caixa Econômica Federal.

Pessoa segura celular aberto no aplicativo FGTS
FGTS bloqueado pode ser resolvido pelo próprio trabalhador

Em caso de decisão judicial para pagar pensão, também é necessário quitar o valor devido ao filho primeiro. Depois disso, o trabalhador pode fazer o pedido de desbloqueio por meio de um representante legal, diretamente ao juiz responsável pela ação.

Agora, se o trabalhador identificar que o seu saldo foi bloqueado por erros de informações e dados pessoais, basta comparecer à agência da Caixa mais próxima. Lá também é possível tirar dúvidas em relação a outras situações de bloqueio. 

Por quanto tempo o saldo do FGTS pode ficar bloqueado?

O prazo pelo qual o saldo do FGTS ficará bloqueado é proporcional à resolução do problema que levou ao bloqueio. Em outras palavras: cabe ao trabalhador quitar a dívida, pagar a pensão ou atualizar seus dados. 

A única situação mais previsível em relação a esse período, é quando o bloqueio decorre de adesão ao Saque Aniversário. Afinal, após dois anos, se o trabalhador voltar a optar pelo Saque Rescisão, terá seu saldo ainda disponível desbloqueado. 

Nos demais casos, vai depender da resolução do problema. Portanto, o período de bloqueio pode variar. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: O saque aniversário do FGTS vai acabar em 2023? Entenda!

O que achou disso?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui